Todos os Sharingans! Conheça origem, tipos, poderes e usuários do dojutsu - Naruto

O One for All de Boku no Hero, o Kamehameha e a Genkidama de Dragon Ball, o Gold Experience de JoJo’s Bizarre Adventure. Algumas técnicas e poderes já ganharam seu lugar entre as habilidades lendárias dos animes. E hoje vamos falar de mais uma delas: o Sharingan, de Naruto. Saiba os diferentes tipos e poderes do famoso dojutsu do clã Uchiha e ainda conheça alguns dos seus principais usuários.

No índice abaixo, você pode conferir o que o artigo traz sobre cada Sharingan. Caso queira pular para uma parte específica, basta clicar em um deles.

Sharingan

todos os sharingans

De forma direta: o Sharingan é o dojutsu kekkei genkai do clã Uchiha, e é considerado um dos Três Grandes Dojutsus. Agora vamos com calma, explicando algumas partes da frase anterior.

Dojutsus são técnicas oculares que dão poderes a seus usuários e não precisam de selos para serem ativadas. Já a expressão "Kekkei Genkai" significa "técnica limitada a herança sanguínea". O que quer dizer que esse recurso é passado em uma linhagem sanguínea, motivo pelo qual cada um se desenvolve apenas em um clã.

O Sharingan é um dos Três Grandes Dojutsus, ao lado do Byakugan e do Rinnegan. Mas o assunto aqui são os Sharingans, então vamos aos detalhes.

Como despertar ou adquirir o Sharingan

todos os sharingans

Como um dojutsu kekkei genkai, o Sharingan só pode ser despertado em membros do clã Uchiha. Para tanto, é necessário que o futuro usuário sinta uma emoção extremamente poderosa e dolorosa, que pode ser o estresse de presenciar a morte de um ente querido.

Esse "choque" emocional faz o cérebro do Uchiha liberar um chakra especial que afeta os nervos óticos e desperta o Sharingan. Por este motivo, Tobirama Senju, o Segundo Hokage, referia-se ao Sharingan como "o olho que reflete os sentimentos".

Mas há ainda uma forma de alguém que não seja do clã Uchiha adquirir o Sharingan: transplante. No caso de um Uchiha transplantar seu olho em outro ninja, o novo usuário não tem como desativar o Sharingan e precisa usar algo para cobrir o olho e economizar chakra quando estiver usando seus recursos.

todos os sharingans

Caso o Uchiha doador do Sharingan ainda esteja vivo, é possível que ele e o receptor do olho dividam a capacidade de ver o que o outro vê de forma limitada.

Um Uchiha também pode receber o transplante de outros Sharingans, por doação ou até mesmo roubo. E tanto alguém do clã como um ninja de outra linhagem pode "acumular" mais de dois diferentes Sharingans. Danzo Shimura, por exemplo, chegou a ter dez, mantendo-os selados até que precisasse usá-los.

Significado e poderes do Sharingan

todos os sharingans

Ao pé da letra, "Sharingan" significa Olho Copiador Giratório". Os poderes que o recurso confere ao seu usuário se dividem em duas categorias:

  • Olho da percepção: de forma resumida, o Olho da Percepção é a habilidade de ver fluxo de chakras. Porém, essa possibilidade proporciona ao usuário do Sharingan vários outros recursos, como perceber se o oponente está sob um genjutsu, ou prever com clareza seus próximos movimentos. Mas esta, clareza, inclusive, já tem a ver com a próxima categoria de habilidade do Sharingan.
  • Olho do Hipnotismo: aqui é sobre clareza de percepção. Com o Sharingan, o usuário não consegue apenas ver fluxo de chakra, mas principalmente compreende-lo. A partir disso, o dono do Sharingan pode reconhecer diferentes formas de chakra, prever genjutsus, ler lábios e até enxergar mesmo através de barreiras como névoa. Além disso, ele pode fazer com que seu adversário desempenhe ações ou tenha pensamentos por meio de um genjutsu lançado por contato visual.

A partir dessas habilidades, o usuário do Sharingan pode ainda copiar todas as técnicas que não sejam kekkei genkai de outro clã, memorizando ninjutsus, taijutsus e genjutsus com precisão e facilidade.

Vale destacar ainda que o Sharingan pode evoluir de acordo com a evolução do seu usuário. Além de ganhar um novo tomoe (a marca no olho), o Sharingan tem seus poderes e sua intensidade ampliados. Um usuário avançado de Sharingan pode até mesmo controlar uma Besta de Cauda com sua habilidade de hipnose. Além disso, há genjutsus com os quais é possível confundir, paralisar o oponente, criar ilusões ou reproduzir memórias, conforme veremos a seguir.

O que é Izanagi e Izanami

todos os sharingans

Esses dois poderosos genjutsus têm seu uso envolto em polêmica devidos aos resultados que produzem, podendo alterar o destino de seu usuário ou forçá-lo a decidir este destino.

  • Izanagi: este genjutsu é lançado pelo usuário do Sharingan em si mesmo. Seu uso quebra as barreiras entre realidade e ilusão no espaço pessoal do usuário. Apartir disso, ele pode transformar realidade em ilusão e ilusão em realidade, revertendo ferimentos e até mesmo sua própria morte. Apenas ninjas verdadeiramente do clã Uchiha e Senju (que vem de uma mesma linhagem) são capazes de usar esta técnica.
  • Izanami: esta técnica foi criada em resposta ao uso abusivo do Izanagi. Este genjutsu prende a vítima em um ciclo quase infinito de uma mesma memória. Ao forçá-la a reviver aquele momento, o Izanami tem o objetivo de fazer com que a pessoa atingida aceite seu destino e para o uso do Izanagi.

O uso de qualquer um desses genjutsus faz com que o olho/Sharingan utilizado se feche, perca sua visão e seu uso para sempre.

Quem são os usuários do Sharingan em Naruto

todos os sharingans

O grupo de ninjas que desenvolveu o Sharingan em Naruto inclui vários dos Uchihas de que se tem registro, membros do Clã Ōtsutsuki (ancestrais dos Uchihas) e shinobis que adquiriram o dojutsu por meio de transplante. São eles:

Hagoromo Ōtsutsuki
Primeiro ninja a desenvolver no Sharingan no anime

Indra Ōtsutsuki
Filho de Hagoromo e primeiro ninja a desenvolver o Sharingan no mangá

Fugaku Uchiha
Líder do clã Uchiha e pai de Itachi e Sasuke, Fugaku dominava as habilidades conhecidas do Sharingan, como ver fluxo de chakra usar isso para prever os ataques dos adversários e planejar seus golpes.

Itachi Uchiha
Seu talento precoce o fez ganhar reconhecimento como "Itachi do Sharingan". Itachi despertou seu Sharingan aos oito anos e dominou rapidamente seus poderes. Quando adulto, é capaz prever golpes e fazer com que eles se voltem contra o oponente que os lançou. Consegue realizar as complexas e perigosas técnicas Izanami e Izanagi.

Sasuke Uchiha
Com um Sharingan mais poderoso que o de seu irmão Itachi, mesmo quando ainda não tinha desenvolvido por completo o recurso, ficou conhecido como "Sasuke do Sharingan". Com o uso avançado do recurso, Sasuke é capaz de dividir informações e apagar memórias no subconsciente de seus oponentes.

Madara Uchiha
Conseguiu seu Sharingan ainda na infância, o que fez com que já tivesse amplo domínios de seus poderes quando adulto. Madara era capaz de conseguir informações e paralisar o oponente apenas com um olhar, além de poder prender e invocar o Nove-Caudas. Usou o Izanagi para mudar a realidade e voltar à vida.

Izuna Uchiha
Irmão de Madara, Izuna também desenvolveu seu Sharingan ainda bem novo. O anime não revela muito sobre o uso que o ninja fazia do Sharingan, embora dominasse as habilidades já reconhecidas do dojutsu.

Obito Uchiha
Obito é um dos poucos ninjas que mantém seu Sharingan ativado de forma permanente e sem perder chakra para isso, dada a intensidade de seu domínio sobre o recurso. Com suas diferentes habilidades, é capaz de controlar as ações de seus adversários. Também conseguia realizar as técnicas de Izanagi e Izanami.

todos os sharingans

Shisui Uchiha
Suas habilidades com Sharingan era comparáveis às de Itachi, sendo capaz de vencer inúmeros fortes guerreiros apenas a partir do uso dos poderes e técnicas do Sharingan.

Kagami Uchiha
Não há grandes registros sobre seu uso do Sharingan. Sabe-se, contudo, que ele dominava as habilidades básicas do recurso.

Sarada Uchiha
A jovem filha de Sasuke despertou seu Sharingan quando tinha apenas 11 anos. Desde então, dominou os poderes do dojutsu, sendo capaz de identificar e copiar técnicas de seus oponentes. Já o desenvolvimento do terceiro tomoe de seu Sharingan lhe rendeu a habilidade de visão microscópica.

Tajima Uchiha
Há poucos detalhes sobre o uso que Tajima fazia do Sharingan, contudo o poder do ninja em campo de batalha era comparável ao de seu poderoso rival Butsuma Senju.

Tekka Uchiha
Parte da Força Policial Militar de Konoha, Tekka era um habilidoso ninja, tanto com seus jutsus como com os recursos de seu Sharingan.

Yashiro Uchiha
Dominava bem seu Sharingan e as habilidades básicas do recurso, como prever e copiar técnicas dos oponentes.

Baru Uchiha
Apresentado apenas no anime, Baru dominada o Sharingan com habilidade e era capaz de realizar a técnica Izanagi.

Naka Uchiha
Apresentado apenas no anime, Naka era um dos cinco ninjas capazes de realizar a complexa técnica do Izanagi.

Rai Uchiha
Também apresentado somente no anime, Rai já havia perdido a visão de um de seus olhos com a realização do Izanagi.

todos os sharingans

Hikaku Uchiha
Dominava bem as habilidades reconhecidas do Sharingan.

Inabi Uchiha
Dominava bem o Sharingan e era conhecido por suas grandes quantidades de chakra.

Naori Uchiha
Mesmo tendo sido apresentada apenas no anime, Naori foi um dos Uchihas com mais domínio do Sharingan, sendo capaz de realizar a arriscada técnica Izanami.

Setsuna Uchiha
Também integrava a Força Policial Militar de Konoha e dominava os recursos do Sharingan com habilidade.

Izumi Uchiha
Embora tenha despertado seu Sharingan, nunca conseguiu desenvolver a quantidade de chakra que era necessário para usá-lo de forma efetiva. Ela desmaiava sempre que tentava usar o recurso.

Zetsu Negro
Enquanto ajudava Madara, o Zetsu Negro roubou o Rinnegan (outra forma de Sharingan da qual falaremos mais abaixo) de Obito Uchiha. Além disso, Madara implantou o Mangekyō Sharingan também de Obito no Zetsu Negro.

Kakashi Hatake
Kakashi recebeu o Sharingan de seu ex-companheiro de batalhas Obito Uchiha quando os dois eram bem jovens. Desde então, as habilidades que desenvolveu com o dojutsu lhe renderam reconhecimento como um dos ninjas mais poderes de sua aldeia.

Danzō Shimura
Danzo roubou o Sharingan de Shisui Uchiha, além de contar com outros dez Sharingans embutidos em seu braço, que já fora de Shin Uchiha. Foi capaz de usar a técnica proibida Izanagi para mudar seu destino e não morrer.

Shin Uchiha
Uma das cobaias dos experimentos de Orochimaru, Shin transplantou vários órgãos e tecidos. Após ficar obcecado pelo clã Uchiha, assumiu o sobrenome e chegou a transplantar inúmeros Sharingans em seu corpo. Seu braço acabou sendo transplantado em Danzo Shimura.

Mangekyo Sharingan

todos os sharingans

Esta evolução do Sharingan proporciona ao seu usuário uma versão aprimorada das habilidades do Sharingan e outras poderosas técnicas. Conhecido como "olhos celestiais que veem a verdade de toda a criação, sem obstrução", o Mangekyo Sharingan pode despertar a mesma técnica nos dois olhos do usuário. Contudo, também é possível e recorrente que um usuário desperte técnicas diferentes em cada olho.

Vale destacar ainda que, quando o usuário desenvolve diferentes poderes em cada olho do Mangekyo Sharingan, é possível um olho transferir técnicas para outro olho e ativá-la apenas quando precisar.

Outro detalhe curioso sobre o Mangekyo Sharingan se é que ele difere do Sharingan normal também por sua aparência. Enquanto o Sharingan tem a mesma forma em todos os seus usuários, com variações apenas na quantidade de tomoes, o Mangekyo Sharingan tem uma aparência única para cada usuário. Sempre com semelhanças a pequenos cataventos, mas sempre com variações entre um e outro.

Como despertar ou adquirir o Mangekyo Sharingan

todos os sharingans

Para despertar o Mangekyo Sharingan, o ninja precisa antes ter despertado o Sharingan. A evolução do recurso para sua versão Mangekyo acontece quando o usuário é exposto à emoção de perder uma pessoa muito próxima.

Infelizmente, muitos Uchihas confundiram a forma de evoluir seu poder e alcançar o Mangekyo Sharingan, achando que para despertar esta versão do dojutsu era necessário o próprio usuário assassinar alguém próximo.

Assim como o Sharingan, o Mangekyo Sharingan pode ser transplantado um ninja que não seja da linhagem Uchiha. Porém, se esse ninja de outra linhagem já tivesse um Sharingan, também é possível que ele despertasse sua evolução, como aconteceu com Kakashi Hatake.

Mangekyo Sharingan Eterno

todos os sharingans

O uso do Mangekyo Sharingan causa uma pressão elevada no olho do seu usuário, o que eventualmente prejudicará sua visão até levar à cegueira. Contudo, há uma forma de evitar isso: transplantando outro par de Mangekyo Sharingan de um parente próximo. A fusão dos dois Mangekyo Sharingan é o chamado Mangekyo Sharingan Eterno.

Após alguns dias de recuperação, o ninja com o Mangekyo Sharingan Eterno não apenas recupera sua visão, como também une os poderes de seu Mangekyo Sharingan aos de seu doador. Vale destacar, contudo, que a compatibilidade entre Mangekyo Sharingan é rara. Até o momento, apenas Madara e Sasuke conseguiram um Mangekyo Sharingan Eterno bem sucedido.

Significado, poderes e usuários do Mangekyo Sharingan

TODOS OS SHARINGANS

O significado literal de "Mangekyo Sharingan" é "Olho Copiador Giratório Caleidoscópico". Já os poderes que proporciona aos usuários variam de ninja para ninja. Conheça algumas dessas variações.

Itachi Uchiha
Mangekyō Sharingan de Itachi lhe proporcionou a possibilidade de realizar três poderosas técnicas:

  • Amaterasu: por meio deste ninjutsu, Itachi podia criar chamas negras capazes de reduzir os adversários a cinzas.
  • Tsukuyomi: este genjutsu distorce a percepção de tempo da pessoa atingida. Pode ser usado torturar a psique do oponente, fazendo com que ele sinta o sofrimento de um dia de tortura em questão de segundos. Itachi, contudo, já o utilizou para dar uma morte mais piedosa a uma das integrantes de sua família, durante o massacre dos Uchiha. Antes de matá-la, ele fez com que ela "vivencia-se" a vida com a qual sonhava e sentisse como se a tivesse vivido.
  • Susanoo: invocação de uma espécie de entidade, um guerreiro gigante que luta ao seu lado no campo de batalha.

Sasuke Uchiha
Sasuke despertou o Mangekyo Sharingan após o choque de descobrir a verdade sobre o massacre do Uchiha e as motivações de seu irmão Itachi. Já o Mangekyo Sharingan Eterno ele adquiriu ao transplantar o Mangekyo Sharingan de Itachi em si mesmo, um tempo após a morte do irmão. Suas habilidades são:

  • Amaterasu: com seu olho esquerdo, Sasuke consegue criar e dominar as chamas negras com ainda mais destreza do que Itachi demonstrava.
  • Paralisar: com genjutsus lançados por seu olho direito, ele consegue paralisar o adversário.
  • Susanoo: após despertar os poderes dos dois olhos, Sasuke se tornou um dos poucos ninjas capazes de invocar a entidade Susanoo para lutar ao seu lado.

Obito Uchiha
O Mangekyo Sharingan de Obito lhe concedeu a habilidade de realizar o Kamui, uma técnica na qual ele podia teletransportar seus oponentes para uma dimensão pessoal. Esse contato com outras dimensões, inclusive, proporcionou ainda a característica de intangibilidade. Isso porque ele podia transportar partes de seu corpo para outra dimensão e, com isso, atravessar objetos ou evitar ser atingido.

Uma curiosidade sobre o Mangekyo Sharingan de Obito é que, quando ele o adquiriu, Kakashi também desenvolveu a versão evoluída do dojutsu. Isso porque ele tinha o olho esquerdo de Obito. Após a morte de Obito, Kakashi acabou herdando seu chakra e seus dois Sharingans. Desde então, ele também é capaz de invocar o Susanoo.

TODOS OS SHARINGANS

Madara Uchiha
Os irmãos Izuna e Madara foram os primeiros Uchihas a despertarem o Mangekyo Sharingan. Após a morte de Izuna, Madara transplantou os olhos do irmão. A partir disso, ele recuperou a visão afetada pelo uso do dojutsu e desenvolveu o Mangekyo Sharingan Eterno. Entre as habilidades que possuía, Madara era um dos poucos ninjas capazes de realizar o Susanoo.

Shisui Uchiha
Entre as poderosas técnicas que o Mangekyo Sharingan de Shisui lhe proporcionava, vale destacar o genjutsu Kotoamatsukami. Por meio deste recurso, o ninja era capaz de manipular os pensamentos do seu oponente sem que fosse possível o alvo perceber essa manipulação. Além disso, a técnica podia ser realizada sem contato visual e até mesmo com o olho oculto. Ele também era capaz de realizar o Susanoo, invocando a poderosa entidade para lutar ao seu lado.

Shin Uchiha
O olho direito de Shin conseguia realizar uma técnica de manipulação de objetos por telecinesia. Além disso, ele era capaz de usar o ninjutsu de Espaço-Tempo Kamui, podendo teletransportar a si mesmo e a outras pessoas próximas dele em determinado momento.

Rinnegan (mas o Rinnegan é um Sharingan?)

todos os sharingans

Oficialmente falando não. O Rinnegan é um dos Três Grandes Dojutsus, ao lado do Sharingan e do Byakugan. Contudo, o Rinnegan tem a mesma origem do Sharingan, o Rinne Sharingan (sobre o qual falaremos a seguir). Além disso, o dojutsu pode ser alcançado como uma evolução do Sharingan, motivo pelo qual precisamos falar dele antes de seguir em frente.

Também um dojutsu kekkei genkai, o Rinnegan pertence ao Clã Otsutsuki, antepassados do clã Uchiha. Esta é outra razão para a ligação tão forte entre o Rinnegan e o Sharingan. Além de verdadeiros integrantes da família Otsutsuki, apenas outros dois ninjas despertaram o Rinnegan: Madara e Sasuke. E ambos adquiriram o dojutsu como uma "terceira evolução do Sharingan", considerando o caminho Sharingan > Mangekyo Sharingan > Mangekyo Sharingan Eterno > Rinnegan).

De acordo com a lenda, aquele que for portador do Rinnegan em tempos de guerra pode se tornar uma das duas coisas: "Deus da Criação" ou "Deus da Destruição". Ao escolher seu destino, o usuário do dojutsu será capaz de trazer paz ao mundo ou destrui-lo por completo, dada a extensão do poder que detém.

Como despertar ou adquirir o Rinnegan

todos os sharingans

Detentor de um Mangekyo Sharingan Eterno, Madara só conseguiu evoluir seu dojutsu para um Rinnegan ao implantar DNA de Hashirama Senju em si mesmo. Ainda assim, levou alguns anos para que o experimento chegasse ao resultado desejado.

Sasuke, por outro lado, recebeu os poderes dojutsu e metade do chakra de Hagoromo Otsutsuki. A partir daí, o jovem Uchiha foi capaz de despertar o Rinnegan.

Além de Sasuke e Madara, apenas Hagoromo Otsutsuki, Momoshiki Otsutsuki, Urashiki Otsutsuki e o Dez-Caudas são capazes de usar o Rinnegan.

Significado e poderes do Rinnegan

todos os sharingans

Também conhecido como "Olho da Transmigração", o Rinnegan permite que seu usuário veja e identifique qualquer forma de chakra, reconheça padrões de códigos e decifre e compreenda diferentes idiomas. Por este motivo, apenas os detentores do Rinnegan eram capazes de ler por completo a tabuleta de pedra do clã Uchiha.

A dimensão do poder dos usuários do Rinnegan vem ainda do fato de eles passarem a conseguir usar qualquer ninjutsu e a dominar as cinco transformações básicas da natureza. Mas o grande poder do Rinnegan gira em torno do conjunto de habilidades conhecidos como Técnica dos Seis Caminhos:

  • Caminho Deva: proporciona poderes gravitacionais
  • Caminho Preta: poder de absorção ilimitada de chakra
  • Caminho Animal: capacidade de invocar diferentes animais
  • Caminho Asura: habilidade de transformar partes do corpo em armas
  • Caminho Humano: poder de extrair almas
  • Caminho Naraka: acesso ao Rei do Inferno

Há ainda um sétimo poder conhecido como Caminho Exterior, capaz de controlar a vida e a morte e reviver os mortos.

Quem são os usuários do Rinnegan em Naruto

todos os sharingans

Conforme dissemos anteriormente, há alguns membros da família Otsutusuki que desenvolveram o Rinnegan. Contudo, como o foco aqui são os tipos de Sharingan e, neste caso, a ligação do Rinnegan com o Sharingan, vamos destacar apenas dois usuários: Madara e Sasuke.

Madara Uchiha
Para despertar o Rinnegan do Rikudo é necessário combinar o chakra dos filhos de Hagoromo Otsutsuki: Indra e Asura. E como Madara fez isso? A verdade é que Madara é a reencarnação de Indra. E ela infundiu o DNA de Hashirama Senju reencarnação de Asura, em si. Desta forma, anos depois do procedimento, ele conseguiu fazer com que seu Sharingan se tornasse um Rinnegan.

A extensão do seu poder só foi compreendida após ele implantar seus dois Rinnegans em Nagato, que acabou se tornando Pain e usando a Técnica dos Seis Caminhos enquanto liderava a organização criminosa Akatsuki.

Sasuke Uchiha
Depois de Hashirama Senju, Sasuke foi a reencarnação de Indra Otsutsuki. À sua pré-disposição para despertar o Rinnegan se juntou o momento em que ele recebeu metade dos poderes do espírito de Hagoromo Otsutsuki.

Com o Rinnegan em seu olho esquerdo, o jovem Uchiha passou a conseguir realizar a técnica Ame-no-Tejikara. A partir deste recurso, ele era capaz de mover qualquer objeto no espaço-tempo. Sasuke se destaca ainda no uso do Rinnegan por conseguir combinar o dojutsu ao seu Mangekyo Sharingan. Com isso, ele é capaz de usar poderes como criação das chamas negras, abrir portais e utilizar genjutsus em um mesmo momento.

Rinne Sharingan

todos os sharingans

Origem do Sharingan e do Rinnegan, este dojutsu se manifestou pela primeira vez em Kaguya Otsutsuki. Ao comer um fruto da Árvore Divina, Kaguya despertou o Rinne Sharingan, o que fez com que um terceiro olho se abrisse em sua testa.

Em termos de aparência, o terceiro olho parece estar em posição vertical e une o padrão de ondulação do Rinnegan com os tomoe (neste caso, nove) típicos do Sharingan.

Como despertar o Rinne Sharingan e seus usuários

Conforme citado, Kaguya despertou o Rinne Sharingan após consumir um fruto da Árvore Divina. Já Madara Uchiha conseguiu o feito de desenvolver o Rinne Sharingan no momento em que recupera seus dois Rinnegans (antes transplantados em Nagato/Pain).

Para despertar o dojutsu, ele usou seus Rinnegans para ler as instruções na tábua de pedra do clã Uchiha e se tornu o jinchuriki do Dez-Caudas. O passo seguinte foi se aproximar da Lua, e Madara despertou o Rinne Sharingan.

Significado e poderes do Rinne Sharingan

todos os sharingans

O significado literal de "Rinne Sharingan" é "Olho Copiador Giratório de Saṃsāra". Aléṃ de possuir o poder ocular do Sharinga, o dojutsu se destaca pela técnica do Tsukuyoṃi Infinito. Por ṃeio deste genjutsu que é lançado na Lua, o usuário do Rinne Sharingan pode teletransportar várias pessoas e a si ṃesṃo para diṃensões alternativas.

Os efeitos deste poderoso genjutsu só podeṃ ser anulados coṃ uṃ Rinnegan.

PARA SABER MAIS SOBRE OS PERSONAGENS DE NARUTO QUE CITAMOS AQUI, CONFIRA ABAIXO!

Naruto: conheça TODOS OS HOKAGES, por ordem de poder

Tudo sobre TODOS OS UCHIHAS (por ordem de poder)

Akatsuki: todos os membros, a história e poderes de cada um | Naruto

Naruto Clássico: personagens principais e seus poderes

Naruto Shippuden | Quais episódios são fillers e a história de cada um

Boruto | Os personagens, a história e os poderes de cada um!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.