The Umbrella Academy | Entenda o final da 2ª temporada e o que esperar de uma 3ª

Teve reviravolta, teve o chamado cliffhanger, teve batalha de tirar o fôlego, revelações bombásticas e despedidas de cortar o coração. O final da segunda temporada de The Umbrella Academy não foi para fracos! E entender o que rolou nos leva também ao que podemos esperar de um terceiro ano da série.

O que aconteceu em 2019 e quem são os Sparrow?

the umbrella academy

É claro que a temporada não ia acabar sem uma confusão ainda maior do que as que os Hargreeves viveram até agora (até porque, se não fosse assim, não teríamos muito motivo para uma terceira temporada...). Mas a família realmente conseguiu - não intencionalmente - mudar todo o seu futuro, criando uma realidade em 2019 na qual não existe The Umbrella Academy, mas sim a Sparrow Academy.

Embora tenham evitado o fim do mundo - dessa vez, deu certo! - ao enfim se comunicarem e ajudarem Vanya, a desajustada família ainda assim promoveu mudanças lá em 1963, como a morte da Gestora da Comissão Temps e de vários outros dos seus integrantes, ou ainda o simples fato de terem revelado o futuro da The Umbrella Academy a Reginald Hargreeves, que pode ter optado por adotar outras crianças na tentativa de construir um futuro melhor.

Não é possível precisar o que, mas algo mudou todo o futuro, e um potencial terceiro ano de episódios deve abordar ainda mais as outras 36 crianças que nasceram misteriosamente com super poderes em 1989. Assim como nos quadrinhos!

O que já sabemos sobre a Sparrow Academy

the umbrella academy

Sim, nos quadrinhos de Gerard Way e Gabriel Bá, conhecemos a Sparrow Academy. Mais especificamente na terceira graphic Novel, Hotel Oblivion. O grupo é formado por seis super-humanos e uma caixa. Mas nesta nova realidade criada pelos Hargreeves, Ben é um dos integrantes da Sparrow Academy.

Pouco se sabe ainda sobre suas identidades, visto que Gerard Way ainda vai publicar o Volume IV da série. Nas HQs, o líder do grupo também se identifica como Número Um, e também tem super-força, à semelhança de Luther.

Outro integrante, o único que não usa o uniforme vermelho do grupo, aparece sempre de camisa cinza e tem o poder de disparar uma explosão de energia. Outro membro traz uma aparência estranha, com uma pele gosmenta e cheia de cicatrizes, provavelmente provocadas por seu poder de machucar o oponente ao se auto-mutilar e transferir o ferimento para o inimigo.

A mulher de casaco vermelho é capaz de se transformar em corvos que atacam seus adversários de diferentes maneiras. Há ainda outros membros, como o cubo que flutua.

Lila é uma das outras 36 crianças

the umbrella academy

Para quem não se recorda, ao todo 43 crianças nasceram no dia 1º de outubro de 1989. Desde a primeira temporada, os espectadores se perguntavam quando veríamos mais algumas das outras 36 que não haviam sido adotadas por Reginald Hargreeves.

Bem, a segunda temporada nos apresentou a uma delas: Lila! A filha adotiva da Gestora tem o incrível poder de usar os poderes de outros humanos super poderosos. Foi incrível vê-la usando o "Eu ouvi um rumor..." contra Allison, devolvendo a onda de poder de Vanya e se teletransportando exatamente com o Cinco.

No último episódio, Lila usa a maleta da Comissão Temps para viajar no tempo. Uma possível terceira temporada deve revelar onde - em termos físicos e temporais - ela foi parar.

Ainda veremos Harlan?

the umbrella academy

Tudo indica que sim! No final da segunda temporada, vemos Vanya salvando Harlan ao retirar dele as centelhas douradas ou o poder que acidentalmente tinha transferido para o garoto ao salvá-lo de um afogamento. Contudo, uma última cena com ele e Sissy chegando ao Novo México revela que ele ainda tem poderes!

Além disso, em 2019 Harlan já estará adulto. Logo, é bem possível que o vejamos novamente!

A despedida de Ben

the umbrella academy

Sim, o Ben como o conhecíamos se foi de verdade. Embora a última cena da temporada tenha revelado que ainda veremos o ator Justin H. Min dar vida a Ben, esta é outra versão do personagem, uma que sequer conheceu os irmãos Hargreeves.

Após Klaus, Diego e Allison não conseguirem se aproximar de Vanya, quando a tortura que ela sofria na sede do FBI ativava seus poderes, Ben usou sua condição espiritual para possuir o corpo da irmã. Dessa forma, ele conseguiu acessá-la, presa em sua própria mente.

Ben consola Vanya, explica melhor seu passado e afirma que nada foi sua culpa, e ainda há tempo de impedir que tudo aconteça novamente. Quando eles tentam sair de lá, Ben percebe que ele está partindo desse mundo. Aos poucos, ele se desintegra, enquanto abraça a irmã.

A série revelou a origem dos bebês?

the umbrella academy

Não exatamente. Mas parece ter dado outra excelente boa pista. Sim: outra! Para quem não se lembra, o começo do episódio 10 da 1ª temporada já havia deixado a sugestão de que Reginald Hargreeves não era desse planeta, e que os bebês teriam sido implantados por ele em mulheres humanas.

A cena inicial do capítulo em questão mostra Reginald em um quarto, ao lado de sua esposa, que parece padecer de uma doença terrível. Quando ela diz para ele seguir, ele vai até a janela, e é quando vemos uma paisagem campestre, com o que parecem ser foguetes, tanto no chão quanto em pleno voo.

Reginald, então, abre um potinho com múltiplos "pontinhos" dourados (bem semelhantes aos que Vanya acidentalmente passa para Harlan!), que ganham vida e se espalham. Logo depois, vemos ele chegando aos Estados Unidos, em um período desconhecido, que parece ser no início dos anos 1900.

the umbrella academy

No final da 2ª temporada, temos não apenas a confirmação sobre a origem alienígena de Reginald, mas também a revelação de sua real forma. Pelo menos parte dela... Lá em 1963, após a morte de Kennedy, Reginald confronta os membros do grupo secreto Majestic 12 e decide deixar a equipe. Quando exigem que ele siga provendo os integrantes com suas tecnologias, ele tira seu rosto humano como quem tira uma máscara. A seguir, vemos apenas sua nuca extraterrestre e ouvimos os gritos do que parecem ser várias pessoas sendo mortas por ele.

Vale destacar que ele está bem "vivinho" na nova realidade criada pela The Umbrella Academy, em 2019. Mas afinal, qual é o seu objetivo na Terra e qual o motivo de sua fascinação com o lado escuro da Lua? Os pontinhos dourados eram a origem dos bebês com super poderes? Se sim, por que as mulheres só engravidaram em 1989?

Nem os quadrinhos exploraram ainda o passado do misterioso personagem, então precisaremos esperar a continuidade tanto das graphic novels quanto da série para descobrir tudo isso.

Como ficará a Comissão Temps?

the umbrella academy

No final da segunda temporada, a Gestora e Lila levam um exército da Comissão Temps para combater a The Umbrella Academy. Para proteger sua família, Sissy e Harlan, Vanya usa seu poder e mata a quase todos. Apenas Gestora e Lila ficam vivas, sob uma redoma de poder que Lila criou.

Após uma batalha incrível, com Lila espelhando todos os poderes de seus oponentes, a Gestora é morta pelo último sueco e Lila desaparece no tempo usando a maleta. Logo depois, descobrimos que Herb será o presidente interino da organização, e uma espécie de tratado de paz é selado entre a Comissão Temps e a The Umbrella Academy.

Mas 56 anos separam este momento e 2019! Como estará a Comissão agora? Ela ainda existe? As mudanças na nova realidade de 2019 foram apenas responsabilidade da The Umbrella Academy ou a Comissão também fez alterações para tentar "consertar" a linha do tempo?

Super vilões e universos paralelos na 3ª temporada?

the umbrella academy

Bem que podia, né?! Não há nada confirmado ainda sobre a 3ª temporada, nem mesmo sua produção. Contudo, o final da segunda e o que já sabemos dos quadrinhos já nos ajudam a imaginar um pouco do que poderíamos ver em uma possível nova leva de episódios.

O que sabemos é que é bem pouco provável que os produtores insistam no apocalipse provocado por Vanya mais uma vez, até por terem revertido a situação nesta segunda temporada. Com a chegada da Sparrow Academy, temos a confirmação de novos personagens super poderosos. Mas todos eles são do bem?

Em determinado momento da graphic novel Hotel Oblivion, é revelado que Reginald mantinha super vilões presos em uma dimensão paralela de bolso. É quando esses vilões conseguem fugir que The Umbrella Academy e Sparrow Acadeny precisam se unir para vencê-los.

Mas esses vilões são algumas das crianças que nasceram em 1989? Ou Reginald criou as crianças de 1989 exatamente por saber que precisaria de ajuda para enfrentar esses vilões? Seriam eles também de origem alienígena?

Independente do que vem pela frente, o showrunner da série, Steve Blackman, já alertou os fãs, em entrevista ao Inverse.

"Vai ser muito complicado para os irmãos da Umbrella Academy. Eles não têm mais sua casa, seu pai está vivo e bem, o que ele não deveria estar, e nem preciso dizer que haverá mais loucura destrutiva da família."

A segunda temporada de The Umbrella Acabdemy chegou ao catálogo da Netflix no dia 31 de julho.