Se você já assistiu a Rogue One e quer conferir se acertou nos principais easter eggs e referências, esse artigo é para você! Dos mais óbvios aos mais obscuros, esses são os 18 easter eggs que você não pode deixar escapar.

1. Leite azul

Luke em Uma Nova Esperança

Quem disse que uma boa história nunca começa com um copo de leite? No início de Rogue One, vemos o famoso leite azul na cozinha da família Erso. A primeira vez que vimos esse leite específico foi em Uma Nova Esperança, o primeiro filme da franquia Star Wars.

2. Cena marcante

duas cenas

Ainda no espírito de Uma Nova Esperança, uma cena do filme é recriada em Rogue One. Isso acontece quando Jyn Erso chega à base rebelde em Yavin 4. Compare as duas cenas:

3. Encontro com velhos conhecidos da Cantina

Ponda Baba e Cornelius Evazan

Pouco depois de Jyn Erso chegar ao mercado de Jedha, ela choca contra dois velhos conhecidos de Mos Eisley: Cornelius Evazan e Ponda Baba.

Com a destruição de Jedha acontecendo nas horas seguintes, esses dois escaparam por pouco à Estrela da Morte. Claro que isso significou um famoso encontro com Obi-Wan Kenobi na Cantina de Mos Eisley

4. R2-D2 e C-3PO não podiam faltar

R2-D2 e C-3PO

Esses são os dróides que vamos sempre procurar. C-3PO e R2-D2 surgem por breves instantes em Yavin 4 quando os rebeldes decidem ir ajudar os heróis de Rogue One em Scarif.

5. K-2SO e as suas probabilidades

K-2SO e Cassian

O novo dróide no universo Star Wars é o sarcástico K-2SO, um robô que adora dizer as probabilidades de sucesso ao longo do filme. Muitos fãs vêm isso como uma clara referência a essa mesma característica de C-3PO e da conhecida resposta de Han Solo: “Nunca me diga as probabilidades”.

6. Referência a Obi-Wan Kenobi e a Princesa Leia

Bail Organa

Em uma conversa entre a líder dos Rebeldes Mon Mothma e Bail Organa, o pai adotivo de Leia, eles referem um Jedi em exílio em uma clara menção a Obi-Wan Kenobi. Bail Organa fala também daquela em quem ele confiaria a sua vida, referindo-se a sua filha Leia.

7. General Syndulla

Hera Syndulla

Um nome bem conhecido dos fãs de Star Wars Rebels, General Syndulla é referida em uma emissão de rádio na base rebelde de Yavin 4.

Em Star Wars Rebels, Hera Syndulla é uma figura central da Aliança Rebelde.

8. Holograma de uma dançarina Twi’lek

Oola, dançarina Twi'lek

É no esconderijo secreto de Saw Guerrera que temos uma referência a Jabba The Hut e ao seu fascínio por dançarinas Twi’lek.

Em Rogue One são os guerreiros aliados a Guerrera que estão vendo hologramas de dançarinas Twi’lek.

9. O jogo mais popular de Star Wars: Dejarik

Chewbacca e C-3PO jogando Dejarik

Os hologramas de dançarinas Twi’lek não são as únicas coisas a animar os dias dos guerrilheiros rebeldes. Na mesma cena referida no ponto anterior, eles estão jogando Dejarik, um jogo conhecido por ser “xadrex espacial”.

Já vimos Chewbacca e C-3PO jogando isso na Millenium Falcon (Uma Nova Esperança), um jogo que depois é descoberto por Finn na mesma nave espacial em O Despertar da Força.

O que distingue as aparições anteriores do jogo com a de Rogue One é o fato da versão mais recente ser com figuras esculpidas e não em hologramas, como conhecemos até agora. Uma forma de retratar uma realidade mais dura e que segue o espírito desolador de Rogue One.

10. O castelo de Darth Vader é em Mustafar?

Mustafar

Mustafar, o planeta vulcânico onde Anakin Skywalker lutou contra Obi-Wan Keboni, é o local provável do castelo de Vader. Embora a localização não seja confirmada em Rogue One, a paisagem do planeta é muito semelhante a Mustafar.

É profundamente perturbador que Vader tenha escolhido viver no local onde foi deixado para morrer pelo seu antigo mestre. Mas, a ser verdade, sublinha o trauma profundo causado no jovem Anakin.

O castelo era suposto ter aparecido em O Império Contra-Ataca mas a ideia foi abandonada. O desenho original foi criado pelo artista conceitual Ralph McQurrie e já surgiu em Star Wars Rebels, fazendo agora a sua estreia no cinema.

11. “É uma armadilha!”

Almirante Ackbar

Uma das frases mais típicas de Star Wars surge novamente em Rogue One. “É uma armadilha!” é uma frase original do Almirante Ackbar em O Retorno do Jedi, agora repetida de forma bem diferente pelo guerrilheiro Saw Guerrera.

12. “Eu tenho um mau pressentimento sobre isso”

K-2SO

Outra frase popular da saga, sendo proferida por vários personagens em todos os filmes. Em Rogue One, é o sempre honesto K-2SO quem a diz, em mais uma homenagem à franquia.

Curiosamente, a frase “Eu tenho um mau pressentimento sobre isso” é dita não só nos filmes Star Wars como nos games baseados na franquia e produzidos pela LucasArts. Uma franquia que incluiu esta frase sem ter relação com Star Wars foi a série de games Monkey Island – games produzidos pela LucasArts.

13. Tanque de bacta

tanque de bacta

Quando um servo de Darth Vader informa o seu mestre da chegada de um visitante, o vilão não aparece como o conhecemos. Vader é mostrado suspenso em um tanque de bacta, um líquido curativo.

A primeira vez que vimos esta substância foi quando Luke a usou para curar seus ferimentos em O Império Contra-Ataca. Será que essa foi uma ligação propositada para ligar sutilmente pai e filho?

14. T-15 mencionados por Stormtroopers

Stormtroopers

Na praia de Scarif, dois Stormtroopers comentam a descontinuação do modelo T-15. Esta é uma referência à próxima geração, os T-16, referidos em Uma Nova Esperança por outros dois Stormtroopers quando são interrompidos por Obi-Wan Kenobi.

15. Guardiões dos Whills

Chirrut Imwe e Baze Malbus

Na chegada a Jedha, Jyn fica intrigada com Chirrut Îmwe, protegido de perto por Baze Malbus. Mais tarde, Cassian informa-a que eles são Guardiões dos Whills, protetores do antigo templo de Jedha para os discípulos da Força.

O conceito dos Whills é muito anterior aos filmes Star Wars que conhecemos. O primeiro roteiro de George Lucas para a saga tinha como subtítulo “Do Jornal dos Whills”. A história dos Skywalker seria contada ao público diretamente das páginas do livro dos Whills, uma antiga ordem de seres com uma profunda ligação com a Força.

Toda a história da galáxia está contida no Jornal dos Whills e a saga da família Skywalker terá sido narrada por nem mais nem menos do que R2-D2, cem anos após a Batalha de Endor.

16. Cristais Kyber

Jedha

Jedha é descrita como uma cidade sagrada para os Jedi e um ponto geológico rico em cristais Kyber – cristais essenciais na criação de sabres de luz.

Uma estátua gigante de um Jedi é vista semi enterrada em Jedha mas o monumento nunca é explicado durante o filme.

17. Sabre Negro

darksaber

Quando Cassian e Jyn estão buscando os planos da Estrela da Morte, encontram uma missão Imperial falando de um “sabre negro”. Esta parece uma referência ao Darksaber, o único sabre de luz negro conhecido até à data.

Esta arma surgiu de forma proeminente nas séries animadas Star Wars: Clone Wars e Star Wars: Rebels.

18. Como Luke ganhou o lugar de “Vermelho 5”

Luke Skywalker

Quando Luke Skywalker se junta à Aliança Rebelde, ele se torna um piloto no Esquadrão Vermelho, ocupando a posição 5. Durante anos os fãs especularam a posição de Luke quando o número 6 aparentava ser mais experiente que ele.

Agora, em Rogue One isso é explicado com a morte do Vermelho 5 original na Batalha de Scarif. A perda do piloto abriu espaço para que Luke ocupasse o seu lugar em Uma Nova Esperança, durante a Batalha de Yavin.