Sex Education | Os 10 melhores momentos da 2ª temporada

Assexualidade, sexo gay, masturbação, drogas, assédio sexual, amizade e sororidade. Foram muitos os temas importantes abordados na aguardada segunda temporada de Sex Education. E foi exatamente a discussão desses temas que rendeu alguns dos melhores momentos dos novos episódios.

As informações abaixo contêm SPOILERS da segunda temporada de Sex Education!

10. Amizade e sexualidade entre adultos

sex education melhores momentos segunda temporada

Nada de abordar a sexualidade apenas entre os adolescentes. A segunda temporada de Sex Education se aprofundou na abordagem dos medos e dúvidas quanto ao sexo também entre adultos.

A amizade entre a mãe de Adam e a mãe de Otis foi muito bem recebida pelos fãs. Neste contexto, as duas conversaram sobre casamento, divórcio, sexo e outros temas que mulheres adultas também vivenciam.

9. Rahim explicando com fazer a lavagem anal

sex education melhores momentos segunda temporada

Em mais um exemplo de abordagem de assuntos vistos como tabus, Sex Education trouxe a explicação sobre como fazer uma lavagem anal antes de praticar sexo anal. E uma explicação bem didática e livre de preconceitos.

A cena se passa após Otis ser abordado por um estudante que não sabia como fazer o procedimento e tinha vergonha de revelar sua inexperiência para o namorado.

8. Rahim dando show de comunicação no relacionamento

sex education melhores momentos segunda temporada

São vários os momentos em que a série aborda a importância do diálogo em um relacionamento, como forma de construir a intimidade entre os envolvidos e principalmente a confiança. Mas um dos principais momentos vem mais uma vez do excelente personagem Rahim.

Como Otis não conseguiu transmitir a explicação de Rahim sobre lavagem anal para seu cliente, o aluno foi até Rahim para lhe perguntar. Ao explicar que não perguntava ao próprio namorado como fazer a lavagem por vergonha de confessar ser virgem, ele ouve de Rahim que, se ele não estava preparado para conversar com seu namorado, ele não estava preparado para fazer sexo com ele.

7. Otis fala com seus pais

sex education melhores momentos segunda temporada

Com tantos traumas silenciados dentro de si, Otis cresce achando que sua mãe o culpa pelos erros de seu pai. Por outro lado, em meio aos erros que comete nesta temporada, ele teme que possa se tornar alguém como seu pai (que está se separando novamente por ter traído sua esposa, assim como fez no primeiro casamento).

Em duas cenas marcantes, Otis e seus pais parecem desengasgar revelações que há muito gostariam de ter dito. No primeiro momento, Otis e Jean falam sobre suas mágoas e seus motivos. No segundo, Remi responde à pergunta de Otis de como não se tornar uma pessoa "sacana" como ele.

6. Jackson fala com sua mãe

sex education melhores momentos segunda temporada

Falando em diálogos engasgados... a situação de Jackson com suas mães e a pressão que uma delas colocava no garoto para seu sucesso no esporte chegou a um ponto insustentável. Jackson estava secretamente se machucando para não nadar mais e não precisar revelar isso a sua mãe.

Após uma nova amiga revelar a verdade à família de Jackson, os três seguem para uma sessão de terapia, mas um pneu furado provoca uma importante conversa na estrada. A mãe adotiva de Jackson explica que sempre teve medo que o filho não a visse como mãe tanto quanto vê sua mãe biológica. A pressão que ela fazia em relação à natação era pelo fato de o esporte ser algo em comum entre os dois, uma ligação entre mãe e filho.

Com a revelação, Jackson explica que sempre a teve como sua mãe, e que não quer mais seguir na natação. Após anos de pressão e silêncio, os dois atingem um nível de compreensão e respeito que, com certeza, vai mudar a vida da família.

5. Assexualidade

sex education melhores momentos segunda temporada

Em meio a tantas conversas de cunho sexual, uma aluna da escola de Otis guarda um segredo que não consegue revelar a seus colegas: ela não tem interesse algum em sexo.

Ela vai, então, se consultar com Jean, mãe de Otis, que está fazendo um trabalho voluntário na escola. Após a estudante detalhar a situação, Jean explica o conceito de assexualidade, assegurando ser algo completamente normal. Em resposta à afirmação da jovem de que ela estaria "quebrada", a terapeuta fala:

"Sexo não nos completa. Sendo assim, como você poderia estar quebrada?"

4. O poder de uma amizade

sex education melhores momentos segunda temporada

Após sair do exército, Adam precisa encarar novamente sua realidade de volta a sua cidade. Seu pai não o deixa voltar ao colégio. Ele se sente burro e incapaz de fazer qualquer outra coisa. E seus erros do passado o colocaram em uma situação em que se vê sem amigos.

Seu novo trabalho na farmácia, porém, faz com que ele se aproxime aos poucos de Ola, que também trabalha lá. Tentando consertar seus erros e seguir um novo caminho, Adam se surpreende quando Ola o defende do seu chefe e é demitida junto com ele.

Ao saírem da farmácia, ela explica que fez isso porque é amiga dele. Perplexo com a revelação, Adam segura Ola em um abraço que a levanta do chão. O momento é emocionante e, com certeza, arrancou vários "ooonws" dos espectadores.

3. Aceitação da família

sex education melhores momentos segunda temporada

A família de Eric demonstra respeito e aceitação da sexualidade do jovem em dois momentos nesta temporada. O primeiro deles é com Rahim, a quem eles recebem super bem tanto em sua casa quanto em sua igreja.

O segundo, porém, é ainda mais marcante por ser com Adam. Tão carente dessa compreensão em sua própria casa, ele parece não acreditar na forma carinhosa com que a mãe e as irmãs de Eric o tratam após ele assumir o relacionamento com o rapaz, demonstrando a importância desse respeito na vida de um adolescente.

2. Respeito religioso

sex education melhores momentos segunda temporada

Rahim pode até não ser o personagem mais querido da temporada (adoramos ele, mas Adam, Eric, Aimee e Lily ainda ocupam o topo dessa lista - e Viv já entrou na disputa!), mas ele com certeza chegou como parte de várias cenas importantes. E outra delas foi o momento em que ele foi à igreja de Eric e revelou ser ateu.

O respeito vem dos dois lados. Em determinado momento, Rahim pergunta a Eric como ele pode acreditar em um deus que não permite a existência dele, enquanto homossexual. Além disso, ele explica que sua família precisou deixar seu país natal por causa de guerras religiosas.

Após uma conversa honesta sobre as crenças de cada um, Rahim fala:

"Tudo bem. São nossas diferenças que me fazem te amar. Vamos concordar em discordar."

1. Sororidade

sex education melhores momentos segunda temporada

Não havia como este momento não ficar em primeiro nesta lista. De forma honesta e direta, a série abordou as consequências do assédio/abuso sexual e a frequência com que isso acontece na vida de toda garota ou mulher. Mas também mostrou o poder da sororidade.

Após um homem ejacular em sua calça no ônibus, Aimee encara o episódio como se não fosse nada demais, apenas um momento desagradável. Ela vai à polícia por insistência de Maeve. Mas, nos dias seguintes, a menina não consegue mais entrar no ônibus por medo. Ela lembra do rosto do abusador a todo momento. E ela já não consegue receber carinhos do namorado.

Durante uma atividade na escola, Aimee, Maeve, Viv, Lily, Ola e Olivia percebem que uma das únicas coisas que têm em comum é o fato de todas terem passado por situações de assédio sexual. No dia seguinte, todas as meninas esperam Aimee na parada de ônibus, para ajudá-la a vencer o trauma.

E aí, lembra mais algum momento que não citamos aqui?!

A segunda temporada de Sex Education está disponível na Netflix.

FIQUE POR DENTRO

As melhores séries da Netflix para ver este ano!

Séries marcantes que valem a pena ver de novo!

Séries incríveis para ver na Amazon Prime Vídeo este ano

As SÉRIES DE TERROR mais assustadoras dos streamings este ano!