Rainy Day: Brasileira cria game sobre depressão e ansiedade

O mundo dos games não é feito só de tiros, batalhas épicas ou o primeiro a conquistar um objetivo. Os jogos podem também ser experiências que nos fazem questionar nossa forma de viver e olhar o mundo.

Esse é o curioso caso de Rainy Day, game criado pela brasileira Thais Weiller.

Uma aventura no reino da depressão

Captura de tela de Rainy Day

Rainy Day é um jogo de aventura em texto com foco em temas sérios como a ansiedade e a depressão.

O jogador inicia a aventura com essa personagem anônima e as pistas vão desenrolando a cada escolha feita. Por meio de suas decisões, a história é contada pelos pensamentos e conflitos interiores da personagem.

O game trata de maneira delicada e intimista a dificuldade que é viver com depressão e ansiedade. Por mais simples que pareça ser levantar da cama e ir trabalhar, o jogo mostra como pode ser complicado fazer até mesmo as mais simples tarefas do dia-a-dia.

Seu objetivo? Levantar da cama para ir trabalhar. Simples, não é verdade? Para quem está depressivo ou lutando com ansiedade crônica, nem tanto assim. As pequenas tarefas do cotidiano podem se revelar verdadeiras montanhas a serem conquistadas.

A depressão é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a doença mais incapacitante de todas. A estimativa atual diz que 350 milhões de pessoas em todo o mundo se encontram afetadas por essa doença.

A inspiração para Rainy Day

Captura de tela de Rainy Day

Em entrevista ao IGN Brasil, a autora do game, contou como foi a ideia surgiu:

"Eu não estava muito bem, me sentia mal há algum tempo e uma das coisas que mais me deixa mal é a sensação de incapacidade, de fazer alguma coisa de valor", declarou a desenvolvedora brasileira.

"Fazia um tempão que de fato eu não produzia nada por conta própria, então resolvi tentar fazer algo para ver se me ajudava com isso. Eu queria mexer com o twine [ferramenta de criação de adventures em texto] há algum tempo, então resolvi dar uma chance", completou.

A arte poética que acompanha cada cenário foi produzida por Amora (integrante da MiniBoss).

A recepção do game pelo público

Captura de tela de Rainy Day

Thais Weiller tem recebido elogios de todo o mundo e o jogo parece estar criando impacto junto ao público:

"Fiquei muito comovida ao ver as respostas de quantas pessoas estavam se identificando. Como o jogo faz parte daquele estilo de 'faça sua própria história' – dentro das limitações do personagem – é reconfortante ver quantas pessoas passaram pelos mesmos problemas que eu. Por muito tempo eu achei que só eu tinha problemas assim, só eu não funcionava direito.”

Rainy Day é gratuito, está disponível em português e inglês e se joga online (clique aqui para jogar).