Por que o live-action de Mulan não será parecido com a animação?

No último domingo, dia 7 de julho, foi divulgado o primeiro teaser trailer do próximo live-action da Disney: Mulan. Entretanto, muitos fãs da guerreira estão contorcendo seus rostos para muitas coisas que o filme aparentemente não terá. Por isso, nós do Aficionados decidimos explicar um pouco dos motivos para tais mudanças.

Para quem não conhece, Mulan é uma animação baseada em um antigo poema chinês que conta a história de uma moça que se veste de homem e se une a um exército exclusivamente masculino para lutar por seu país.

Mas por que não teremos Mushu? E as músicas originais cantadas como na animação? Tudo isso tem uma explicação e talvez possa te fazer mudar de ideia sobre o novo filme que chega em março de 2020.

Respeito

Hua Mulan

Basicamente, esse é o motivo para que o live-action não siga suas origens baseadas na animação de 1998, que fez tanto sucesso e fez com que nos apegássemos a personagens como o dragãozinho Mushu.

O que acontece é que a China, assim como muitos países da Ásia, é extremamente rigoroso com suas tradições, histórias e sua cultura no geral. Para se ter ideia, os chineses não gostaram nada da versão animada de Mulan, considerando um grande desrespeito a história e sua bilheteria não alavancou nada por conta disso.

Música? Talvez não...

Imagem de Quem Sou em Mulan

Por conta da opinião dos chineses, a música também tem um grande peso. Os asiáticos não foram tão receptivos com as canções colocadas numa história que, para eles, é tão séria. Para os chineses, isso teria um peso em algo tão importante para sua cultura.

Já foi afirmado que as músicas originais da animação estarão presentes no live-action, mas nenhum de seus personagens irá cantar. É uma pena, pois quem não gostaria de vez o Comandante Lee Shang colocando ordem enquanto canta Homem Ser, não é?

Mushu é uma... Fênix!

Mushu

Outra controvérsia encontrada no live-action de Mulan, que muitos consideram a principal delas: O todo poderoso, o todo gostoso, o indestrutível Mushu! Essa fala, para os fãs, deve ser bem familiar. Uma pena que possivelmente o personagem não esteja no longa, sendo substituído por uma fênix.

Isso porque acontece que na China, o dragão é visto como um animal sagrado, assim como a vaca é na Índia. Uma das lendas chinesas diz que o dragão foi um dos convocados para a criação do mundo por Pan Ku, o deus criador, por isso ele é tão importante. Houve uma época em que cidadãos comuns não poderiam se comparar ao dragão porque era proibido.

Alívio cômico e piadas

Mushu e Grilo

Essa questão do dragão somado as piadas, carisma e humor que Mushu tem na animação, é um dos motivos que Mulan não tenha o dragãozinho companheiro da garota. Isso pode levar a diversos pensamentos, sobre um assunto tão “banal” tirar um dos melhores personagens do longa.

Mas é que a China leva muito a sério suas tradições, se a Disney optasse por colocar, mais uma vez, uma característica importante do país, mas que destoa totalmente seu verdadeiro valor, é capaz de a história não caísse nas graças do público mais uma vez. O Mushu da animação, para os chineses, é o exemplo claro de representação inapropriada do dragão na China, uma vez que ele usa sua cultura e sua imagem para ser um alívio cômico.

Bilheteria

Cheng-Po, Yao e Ling

Uma das principais bilheterias do mundo é a... China. Logo, se a Disney opta por seguir uma história que não caiu nas graças do principal foco da bilheteria em 1998, é óbvio que isso daria totalmente errado mais uma vez.

Então prezando, mais uma vez, pelo respeito, a Disney irá seguir uma história mais focada no conto original. Claro que pode ter grandes referências a animação e tudo mais, entretanto, a Casa do Rato quer algo para agradar a todos e, talvez, se desculpar com os asiáticos por não terem gostado da animação lançada há vinte anos.

Todos nós sentiremos falta de algum elemento da animação, isso é fato. Mas dar uma chance para o que esse longa poderá trazer seria bem-vindo, é uma nova forma de aprender mais sobre a cultura de outro país que não seja o nosso.

Confira o primeiro trailer de Mulan:

Com essa visão, você ainda acha que o filme pode dar errado? Compartilhe suas opiniões com a gente!

Mulan está previsto para chegar aos cinemas no dia 27 de março de 2020.

FIQUE LIGADO:

PRIMEIRO trailer de Mulan traz ação e aventura!

Mulan | Live-action pode não ter Mushu e músicas cantadas pelos atores

Mulan | Atriz revela orçamento GIGANTESCO para adaptação