3 motivos que fazem de Pinguim o melhor vilão de Gotham

Tem vilão melhor do que o Pinguim na série Gotham? De todos os terríveis personagens que se escondem nas sombras da cidade, nenhum é mais brilhante que Oswald Cobblepot.

Atenção: artigo com spoilers até à segunda temporada de Gotham.

1. Sai de cena, Batman

Pinguim

Lembra quando todo mundo ficou imaginando como seria ver o crescimento de Bruce Wayne na TV? Nós também não.

Com um personagem como Pinguim roubando toda cena em que aparece, essa série virou um testamento do talento do ator Robin Lord Taylor. Sua encarnação do vilão já é icônica. Com gestos dramáticos e incrível versatilidade, a performance vai do maníaco com seus inimigos ao frágil com sua querida mãe.

Com sua insanidade psicopata aliada a uma certa ingenuidade, o carisma de Pinguim fez dele o personagem favorito dos fãs da série. Embora seja um vilão capaz de atos bárbaros, tem algo em sua origem trágica e personalidade magnética que o tornou o queridinho do público de Gotham.

2. Sua ascensão meteórica

Pinguim interpretado por Robin Lord Taylor

Desde o início do personagem, em que era humilhado por todos, até ser coroado como o rei do crime da cidade de onde já tinha sido expulso, a jornada de Cobblepot é fascinante. A cada passo cambaleante na direção da insanidade, sua humanidade fica mais para trás, à medida que Oswald vai se transformando no Pinguim.

Na primeira temporada ele foi o grande vilão, e sua jornada no mundo do crime revelou seus dotes de manipulação e criação de caos para proveito próprio. A busca de poder o levou a semear a guerra entre os mafiosos mais poderosos e a afastar letalmente a vilã Fish Mooney (Jada Pinkett-Smith).

Na segunda temporada, seu destino teve uma virada que o levou a conhecer bem de perto o manicômio de Arkham mesmo que por pouco tempo. Mais detalhes de seu passado foram revelados e Pinguim entendeu que seu destino é mesmo ser um vilão.

3. Gotham já teve muitos vilões mas nenhum como Pinguim

O grupo de vilões Maniax em Gotham 

Gotham é uma cidade conhecida por sua violência sem limites e palco de vários vilões famosos. Mas muitos desses desaparecem rapidamente ou se perdem na memória.

Contudo, existem dois que causaram grande furor e ainda hoje são falados como possíveis rivais de Pinguim como vilão número 1 de Gotham.

Ed Nygma, o Charada

Ed Nygma (Cory Michael Smith), o futuro Charada, é o vilão que mais se aproxima de Oswald Cobblepot em termos de desenvolvimento de personagem e qualidade de interpretação. Na segunda temporada, Ed e Oswald desenvolveram uma amizade bem divertida e insana como só dois homicidas maníacos poderiam ter.

Jerome Valeska

O segundo vilão a rivalizar com Pinguim foi Jerome Valeska (Cameron Monaghan), um adolescente demente que matou sua própria mãe e é conhecido pela risada de supervilão malvado. Esse é o garoto que todo mundo acredita que será o Coringa e sua atuação foi extraordinária, causando verdadeiro temor numa série cujos vilões pendem mais para o lado do cômico que do terror.

Mas então por que Pinguim é o vencedor? Porque sua jornada é das mais diversificadas da série, existindo crescimento do personagem ao longo das temporadas e riqueza em suas cenas. Com Oswald Cobblepot assistimos a um personagem imprevisível que mostra ao público variadas expressões, do mais trágico ao mais doentio, com uma atuação brilhante do ator.

Por mais maldades que ele faça, a gente sempre acaba querendo ver o Pinguim ganhar no final, porque suas cenas são as melhores e mais divertidas da série.

Eu sou Oswald Cobblepot