Ghost in the Shell: Quem é a protagonista Motoko Kusanagi?

Ghost in the Shell conta a história de um Japão perdido num futuro distópico. Este clássico Japonês voltou recentemente para a ribalta, após ter recebido o tratamento de Hollywood para um filme live-action. A atriz Scarlett Johansson interpreta o papel de Motoko Kusanagi a personagem principal do filme.

Ela é uma ciborgue bastante complexa, com um passado misterioso e a líder de uma força especial de segurança Japonesa, chamada de Secção 9.

Um passado escondido através de uma máscara cibernética

major

O passado de Motoko Kusanagi é um verdadeiro mistério. Tudo o que se sabe sobre ela é que esteve envolvida num acidente de avião quando ela era apenas uma criança. Com 9 anos de idade o seu corpo foi reconstruído ciberneticamente na sua totalidade, apenas uma parte do seu cérebro é orgânica.

Inicialmente Motoko teve grandes dificuldades em se adaptar ao seu novo corpo e durante os primeiros dias ela acabou partindo um dos seus brinquedos favoritos. Esta foi a única vez que alguém a viu chorar.

Matoko tenta controlar ao máximo as suas emoções e o pouco que resta da sua vida pessoal ela guarda em segredo, não partilhando com mais ninguém.

Motoko se tornou a Major

major

Mais tarde e após muitos anos de treino, Motoko se tornou líder de um grupo de forças especiais e uma especialista em máquinas de guerra. Ela acabou sendo recrutada pelo Chefe Aramaki para liderar o grupo de forças especiais, Secção 9.

Normalmente todo o mundo se refere a Motoko pelo nome Major, contudo esta não é a sua patente oficial. A origem da alcunha está igualmente envolta em mistério, não se sabe se é uma referência ao seu passado, ou a sua posição no o time.

No filme animado, Major acabou se fundindo com o Puppet Master, abandonando a Secção 9. Já na série de anime ela continuou a liderar o time em várias missões contra atos de ciberterrorismo.

Em busca do significado da sua existência

major

A personalidade de Major é provavelmente o aspeto mais interessante desta personagem, apesar disso ela não é a mesma no filme animado, na série e no manga.

No manga, Major era uma personagem corajosa e até com algum senso de humor. Porém no filme animado ela tem uma personalidade bem mais complexa e bem mais contemplativa, estando constantemente a questionar qual o motivo da sua existência.

Esta versão acabou se tornando a mais popular, Major não entende qual o seu lugar no mundo, se é uma máquina, ou se tem uma alma (fantasma, como chamam no filme).

Já a série de anime, foi recuperar o lado mais humorístico e imprevisível da personagem, recuperando algumas das características do manga original.

Uma verdadeira arma mortífera

major

O corpo cibernético de Major pode lhe conceder características únicas como força, velocidade e resistência muito para além dos níveis normais de um humano. Na realidade, a única parte humana do seu corpo (parte do seu cérebro), também sofreu modificações que lhe concederam habilidades impressionantes.

Após essas alterações o seu cérebro é capaz de hackear qualquer tipo de base de dados e até outros cérebros cibernéticos.

Major é muitas vezes considerada como a agente mais perigosa e letal da Secção 9. Ela tem uma grande experiência em combate corpo a corpo e consegue lutar diversos tipos de artes marciais. Ela utiliza ainda um tipo especial de camuflagem que a torna praticamente invisível.

major

Major é uma personagem complexa mas que na realidade só procura recuperar a sua humanidade e inocência perdidas quando ainda era apenas uma criança. Estas características tão únicas acabaram por tornar-la um verdadeiro ícone da cultura Pop Japonesa.