Goku: conheça o essencial sobre o protagonista de Dragon Ball!

Son Goku é provavelmente o personagem de anime mais popular do planeta, criado nos anos 80 pelo artista e visionário japonês Akira Toriyama, ele fez a sua estreia nos mangás em 1984.

Quando o anime estreou no dia 26 de fevereiro de 1986, milhões de pessoas em todo o mundo se tornaram automaticamente em fãs fiéis de Dragon Ball.

Dragon Ball continua atualmente sendo o anime mais popular de todo o mundo e novas gerações estão se tornando fãs das espetaculares aventuras de Goku e amigos. Mas o que faz de Goku tão especial? Qual a sua história de origem? Neste artigo vamos contar tudo!

A criação de Goku

goku

Son Goku foi criado por Akira Toriyama nos anos 80, o artista japonês queria criar um personagem para o seu novo anime Dragon Ball e se inspirou em Sun Wukong, protagonista de Journey to the West (Jornada ao Oeste), um romance bem popular no Japão.

Mal Akira Toriyama sabia que estava prestes a criar um dos mais importantes personagens do universo pop mundial! Dragon Ball foi um sucesso não só no Japão, mas um pouco por todo o planeta e Son Goku se tornou imediatamente numa figura cultuosa para milhões de fãs do anime.

Hoje, passados mais de trinta anos, Goku continua sendo um personagem extremamente relevante e é provavelmente hoje em dia mais conhecido do que nunca.

Origem: Planeta Vegeta

goku

Goku é filho de Bardock, um guerreiro Saiyajin pouco popular entre a sua raça e sua mãe é Gi-ne, tendo nascido no ano de 737 no Planeta Vegeta.

Quando o Planeta Vegeta estava na iminência de ser atacado por Freeza, os pais de Goku colocaram secretamente o seu filho numa cápsula para que ele sobrevivesse, o enviando para o planeta Terra quando o pequeno Saiyajin tinha apenas três anos de idade.

Assim que ele chegou ao planeta Terra, Goku acabou sendo adotado por um velho ancião chamado Son Gohan, começando aquela que seria a primeira de muitas aventuras!

Goku era bem malvado

goku

Atualmente Goku é um dos personagens mais brincalhões e engraçados da história ficcional, contudo o Saiyajin não foi sempre assim.

Inicialmente quando ele chegou à Terra o velho Son Gohan passou um mau bocado, tentando educar o pequeno Goku, pois ele era uma criança extremamente violenta.

Felizmente isso mudou drasticamente depois de Goku ter caído e como consequência batido com a cabeça numa pedra, fazendo um grave traumatismo. Depois de recuperar desse choque, a personalidade de Goku mudou drasticamente, para aquela que conhecemos hoje em dia.

O primeiro contacto com o Grande Oozaru

goku

Depois de domar a fera que era o pequeno Goku, o velho Son Gohan começou a dar aulas de artes marciais ao Saiyajin, reconhecendo o grande potencial do pequeno guerreiro.

Mas com os treinos Son Gohan acabou por ter conhecimento de um enorme perigo... As transformações de Goku! Sempre que o Saiyajin olhava diretamente para uma lua cheia, ele se transformava no grande macaco gigante Oozaru e foi por isso que Gohan o proibiu de olhar para a lua.

Contudo Goku era uma criança super curiosa e rebelde e acabou por desobedecer o ancião, olhando para a lua e se transformando no Grande Oozaru. As coisas tomaram um rumo dramático, pois sempre que Goku se transformava ele perdia o controle, tendo acabado por matar o velho Gohan inconscientemente.

A criação de uma nova família e a importância do Mestre Kame

goku

Depois da morte do velho Gohan, o pequeno Goku andou durante uma temporada completamente sozinho, até o momento em que ele encontrou uma garota chamada Bulma.

Ele se junta a Bulma numa incrível aventura procurando as Esferas do Dragão, mais tarde ele acaba por conhecer o Mestre Kame que teve um papel super importante na educação do jovem.

O Mestre Kame era um mestre de artes-marciais, tendo ensinado a Goku várias técnicas super importantes, entre elas o poderoso Kamehameha. Foi na companhia do Mestre Kame que Goku ficou conhecendo um dos seus melhores amigos, o Kuririn.

Outros personagens foram se juntando a este pequeno time, tendo assim nascido o essencial do que é até hoje o core de personagens da franquia Dragon Ball. 

A relação com Vegeta

goku

Os anos foram passando e Goku acabou por casar e ter um filho, a que deu o nome de Gohan, em memória do ancião que o criou durante os seus primeiros tempos no Planeta Terra.

A vida de Goku estava bastante estável, até que essa calma é interrompida pela chegada do seu irmão Raditz, que explica para Goku quem são os Saiyajins e partilha o seu plano para dominar o planeta Terra.

Goku não aceita ajudar Raditz e ambos iniciam um combate épico. Raditz foi derrotado, contudo mais Saiyajins estavam prestes a chegar ao planeta Terra, entre eles Nappa e Vegeta. Quando Vegeta chegou, ele encarou Goku como o seu maior inimigo e a relação entre os dois começou bastante mal.

No entanto, com o desenvolvimento de vários acontecimentos ao longo da franquia, os dois foram capazes de criar uma relação de amizade - apesar de Vegeta ter muitas dificuldades em assumir isso. Curiosamente Vegeta mantem uma espécie de rivalidade saudável (ou não) com Goku, querendo ser sempre mais poderoso do que o seu companheiro.

A família mais próxima

goku

Goku acabou por se casar e criar uma família! Chi-chi é a sua mulher e os dois se conheceram quando ainda eram crianças. A partir da relação dos dois resultaram dois filhos, Son Gohan e Son Goten.

Apesar de ser um dos melhores lutadores do universo, Goku é um pai descuidado e um marido bastante ausente. Como o Saiyajin é obcecado por artes-marciais e por atingir novos níveis de poder, a sua família acaba por muitas vezes ficar para segundo plano.

Mas para além de marido e pai, Goku é ainda avô de uma pequena garota chamada de Pan, filha do seu filho mais velho, Son Gohan.

As transformações de Goku

Este Saiyajin é conhecido pelo seu elevado nível de poder e pelas suas fantásticas transformações, que apaixonaram os fãs de Dragon Ball ao longo das décadas. Vamos enumerar todas elas:

Grande Oozaru

goku

Esta foi a primeira transformação de Goku e aquela que qualquer Saiyajin pode atingir. Uma vez que Goku olhasse para uma lua cheia, ele se transformava num poderoso macaco gigante. Apesar de atingir um nível de poder surpreendente, Goku perdia o controle sobre o seu corpo.

Super Saiyajin

goku

Goku atingiu esta transformação pela primeira vez no Planeta Namek, na batalha contra o poderoso Freeza. Nesta transformação o cabelo de Goku vira amarelo e seus olhos verdes.

Super Saiyajin 2

goku

Curiosamente, a primeira vez que Goku atingiu o nível de Super Saiyajin 2 ele estava morto, se tendo transformado no outro mundo. O aspecto da transformação é semelhante à do Super Saiyajin, no entanto o seu cabelo fica mais rígido e a sua aura é mais intensa.

Super Saiyajin 3

goku

Esta poderosíssima transformação foi vista pela primeira vez na batalha de Goku contra o Kid Buu. Quando vira Super Saiyajin 3, Goku fica sem sobrancelhas e o seu cabelo cresce bastante, mantendo a cor amarela.

Super Saiyajin Deus

goku

É a partir desta transformação que as coisas ficam um pouco descontroladas. Como o nome indica, esta transformação faz com que Goku consiga acessar ao poder dos Deuses. Apesar do seu cabelo manter a forma original, a sua cor fica vermelha.

Super Saiyajin Azul

goku

A Super Saiyajin Azul é atualmente a transformação que Goku mais utiliza. O seu cabelo fica na forma de Super Saiyajin, mas a cor muda para azul. Dentro das transformações dos Saiyajins esta é a mais poderosa (até o momento).

Ultra Instinto

goku

Muitos consideram que a Ultra Instinto é uma técnica e não uma transformação, contudo decidimos incluí-la na lista. Este é o estado mais poderoso que Goku consegue atingir. Quando ele atinge este tipo de poder, seus olhos ficam prateados assim como seu cabelo.

NOTA: As transformações Super Saiyajin 4 e Oozaru Dourado não entram na lista pois não são consideradas cânone pelo criador de Dragon Ball.

E você, o que mais gosta em Goku? Qual a sua melhor memória deste icônico personagem de Dragon Ball? Nos conte tudo nos comentários!