One-Punch Man: Fatos e curiosidades sobre Saitama, o 'Careca de Capa'

Saitama - "carinhosamente" conhecido como o "Careca de Capa" - é o protagonista de One-Punch Man, uma série criada originalmente como webcomic pelo mangaká que atende pelo pseudônimo de ONE. Posteriormente, devido a crescente popularidade, a série foi refeita em formato de mangá por Yusuke Murata. 

Em 2015, One-Punch Man ganhou uma versão em anime feita pela Madhouse (Death Note), e a partir de então tem conquistado cada vez mais os fãs.

Este super-herói consegue derrotar todos os seus inimigos com apenas um único soco (daí o nome da série). Com uma força inacreditável e um senso de humor bastante único, Saitama se tornou a melhor esperança da Cidade Z, sua terra natal... Mesmo que ninguém reconheça isso. 

Ser herói é seu hobbie

saitama hero

Saitama passou vários anos salvando a Terra sem ganhar o devido reconhecimento por suas ações. Aliás, muitos de seus atos heroicos foram responsáveis por fazer de King a "lenda-viva" que é entre os heróis e monstros, isto porque sempre recebia o crédito por ter salvo as pessoas (quando na realidade foi tudo obra de Saitama).

Mas o nosso amigo careca não está nenhum pouco preocupado com os holofotes. Para Saitama ser herói é apenas um hobbie e o seu principal propósito é manter a sua cidade (Z-City) livre de perigos (principalmente os supermercados, pois ele adora aproveitar uma boa promoção!).

Somente depois de um bom tempo que Saitama, na companhia de Genos, resolve se inscrever na Associação de Heróis, pois não queria ser visto como um "maluco fantasiado". 

Os poderes de Saitama

saitama poderes

A principal característica de Saitama é a sua incrível capacidade física. Como dito, o herói consegue dar socos tão poderosos que literalmente explodem os seus inimigos em pedacinhos! 

Aliás, um soco de Saitama é tão potente que pode ser comparado com o poder de destruição de várias bombas nucleares. Dá para ter uma leve ideia da dimensão da força do herói quando ele destrói o meteoro ameaça Dragão, que iria dizimar a Cidade Z do mapa, com apenas um golpe!

Além da força aparentemente ilimitada, Saitama também é super veloz. Ele chega a ser mais rápido que o Sonic, um herói-ninja da Cidade Z que é conhecido por se locomover na velocidade do som. 

Podemos comprovar a superioridade de Saitama quando este enfrentou Sonic, não tendo problemas em lutar contra o velocista e enxergar os seus movimentos. Como se isso não bastasse, o "Careca de Capa" conseguiu quebrar a espada de aço do Sonic com a boca, dando apenas uma mordida com os dentes! 

Mesmo sem confirmações na série, algumas pessoas acreditam que Saitama possa se mover numa velocidade superior a da luz! 

Por fim, mas não menos importante, outra característica de destaque dos poderes de Saitama é a sua inacreditável resistência física. O cara consegue luta e não derramar uma gota de suor, não apresenta fadiga e, aparentemente, também é imune a dor e a energia térmica. Mesmo levando com explosões de fogo na cara, o herói aparece sempre inabalável, como se tivesse sido atingido por uma pena!

Para termos uma ideia da resistência de Saitama, basta lembrarmos de quando ele foi atacado pelo poderoso telepata Geryuganshoop, capaz de esmagar os seus oponentes com a força da gravidade similar a dos buracos negros. E o que aconteceu? Nada! Saitama permaneceu inabalável. Em outras palavras, Saitama é tão resistente e forte que aguenta até o incrível poder da força gravitacional de um buraco negro!

Ataques psíquicos também não surtem muitos efeitos no herói. Conforme constatou a Tornado, a força de vontade de Saitama é tão grande que os poderes mentais são inúteis contra ele. 

Como Saitama ficou tão forte?

saitama força

A resposta aparentemente já foi dada quando Saitama e Genos estavam na Casa da Evolução enfrentando Asura Kabuto (Carnage Kabuto). 

De acordo com o herói, o segredo para o seu poder estava no seu sistema de "treinamento especial", que consiste em: 100 flexões, 100 abdominais, 100 agachamentos e correr 10 km, repetindo esta sequência religiosamente todos os dias. Também é primordial fazer três refeições ao dia e não usar ar-condicionado, seja no verão ou no inverno, para treinar a resistência do corpo.

Genos, Dr. Genus e Asura não conseguiram acreditar que tamanho poder seja consequência de um treinamento simples como aquele. Aliás, muitos fãs também não aceitam que todo o poder de Saitama seja fruto do seu treinamento. Assim, começaram a surgir diversas teorias sobre como o herói teria ficado tão forte. 

Teorias sobre o poder de Saitama

saitama punho

Uma das teorias que ganhou força entre os fãs é a de que Saitama injetou, sem querer, uma célula monstro super poderosa em seu corpo. No entanto, como sabemos, as pessoas com essas células tendem a se transformar em criaturas monstruosas, mas Saitama pode ter de alguma forma suprimido esta particularidade, ou ainda irá se tornar um monstro no futuro, caso libere todo o seu poder armazenado.

A Teoria Cósmica diz que todo o poder de Saitama tem origem de seres super poderosos que habitam outras galáxias. Como vimos no arco da Invasão Alienígena, Lord Boros é a prova de que criaturas intergalácticas existem no universo de One-Punch Man. Com o treinamento, Saitama teria "acordado" o poder que sempre existiu em seu corpo, criado por seres de outros planetas.

Também existe a Teoria Mística (não muito popular entre os fãs), que alega ser por magia que Saitama conquistou toda a sua força.

Por fim, a Teoria do "deus" sugere que o herói da Cidade Z recebeu todas as suas habilidades diretamente de um deus! Tal situação não seria anormal no anime, visto que foi revelado pelo Mendigo Imperador que os seus poderes lhe foram concedidos por um deus. 

Outras pessoas ainda vão mais longe e dizem que Saitama poderá ser a reencarnação de um deus, no entanto só conseguiria libertar o seus poderes com muita motivação, por isso eles só surgiram anos mais tarde, depois que começou a treinar arduamente.

Será que além de monstros e criaturas alienígenas podemos esperar os heróis enfrentando deuses?! Não seria impossível.

Quais as fraquezas de Saitama?

saitama lua

Até agora a série mostrou Saitama aguentando de quase tudo. Nenhum inimigo ainda foi capaz de dar tanto trabalho para o One-Punch Man. Tudo isso nos faz pensar: será que Saitama tem uma grande fraqueza?

Ainda não é nada confirmado, mas algumas situações já vistas no anime, mangá e webcomic podem indicar um provável "calcanhar de Aquiles" em Saitama. Um dos exemplos mais comuns é quando Lord Boros conseguiu lançar o herói até a lua! 

Antes de dar um hiper salto que o lançou de volta à Terra, Saitama teve que prender a sua respiração, ou seja, não consegue estar exposto livremente ao espaço. Porém, sabemos que Saitama é MUITO resistente, então por quanto tempo ele poderia ficar mantendo a sua respiração? Minutos? Horas? Dias? 

Imagine Saitama recebendo um golpe que o lançasse diretamente para o meio do vazio do espaço, sem ter como se projetar novamente para a Terra... Até quando o herói aguentaria antes de morrer sufocado? 

Bem, esta é apenas uma teoria que tenta ilustrar um provável meio de Saitama ser derrotado. Funcionaria na prática? Teremos que esperar para ver... 

Saitama inspirou a criação da Associação de Heróis

saitama e crablante

É revelado na série que a Associação de Heróis foi criada após Agoni, o multimilionário que projetou a organização, ter o seu neto salvo por um "herói desconhecido".

Se vocês olharem bem para o rosto de Agoni saberão imediatamente quem é o seu neto: o garotinho com "queixo de bunda" que o Saitama salvou quando ainda não tinha os seus poderes, lembra?

Na ocasião, a Cidade Z estava sendo atacada pelo Kanirante, um homem que se transformou num monstro-carangueijo após comer siri demais. Saitama estava voltando de uma entrevista de emprego (que por sinal não tinha se saído nada bem) quando esbarrou com o monstrengo. Kanirante deixou Saitama viver, dizendo que "a sua presa era um garoto de covinha no queixo".

Pouco tempo depois Saitama encontra o tal menino e tenta alertá-lo que o monstro-siri estava atrás dele. O garoto desenhou mamilos no monstro enquanto ele dormia no parque, deixando a criatura furiosa. 

Kanirante aparece de repente e quando está prestes a matar o menino, Saitama o socorre. Após levar muita surra, o herói finalmente consegue derrotar o monstro.

Este foi o episódio decisivo não apenas para a criação da Associação de Heróis, mas também quando Saitama decide começar o seu intenso treinamento que lhe daria os poderes que já falamos aqui.

Saitama consegue MESMO derrotar qualquer um?

saitama punho morte

Existem várias teorias na internet que simulam combates entre Saitama contra Goku e Saitama versus Superman, por exemplo. Quem você acha que ganharia uma batalha? É difícil dizer, pois mesmo o Saiyajin mais poderoso do Universo e o Homem de Aço nunca conseguiram derrotar um inimigo com apenas um soco... 

Uma teoria bastante popular sugere que apenas UMA PESSOA seria capaz de derrotar Saitama: ele mesmo! 

Vimos que o Dr. Genus da Casa da Evolução cria clones de si próprio e de outros monstros para fazer experimentos. Após a passagem de Saitama pelo laboratório de Genus é provável que o cientista tenha ficado com alguma amostra do seu DNA, facilitando a produção de clones do One-Punch Man. 

Mas, será que bastaria um clone de Saitama para que este tivesse todos os seus poderes? Não. No entanto, Dr. Genus sabe da capacidade que o corpo do herói pode atingir e, a partir de um treinamento intensivo, pode fazer com que os clones se igualem ou superem a atual força do Careca de Capa! 

Esta é uma hipótese no minimo interessante, não acham?

Saitama x Blast

blast e saitama

Outra teoria bastante interessante envolve Saitama e o herói que está no topo da Classe S: Blast. 

Ainda não sabemos qual a verdadeira identidade deste super-herói, mas já foi revelado na webcomic que ele apresenta muitas semelhanças físicas com Saitama. Bastaram essas escassas evidências para que os fãs criassem várias teorias sobre a identidade de Blast. 

Uma das mais conhecidas envolve Saitama e o seu passado: Blast seria o pai do One-Punch Man? Sabemos pouca coisa sobre a vida de Saitama, apenas que ele queria ser um herói durante a infância. Talvez a sua inacreditável força seja mesmo hereditária e o seu progenitor se apresente como o misterioso Blast, o herói mais forte do mundo... pelo menos segundo a Associação de Heróis.

Saitama, uma crítica aos "padrões de heróis"

saitama ok

Ao contrário de Dragon Ball e Naruto, One-Punch Man é um anime feito para o público jovem-adulto, ou seja, é um seinen e não um shounen. Aliás, dá para notar claramente isso com as cenas super violentas e viscerais que a série mostra.

Mas, se prestarmos atenção, OPM vai muito além de socos poderosos e monstros bizarros. Saitama e vários outros personagens do anime apresentam de maneira cômica uma importante sátira sobre a imagem que temos dos heróis. 

De forma exagerada, One-Punch Man nos faz refletir sobre os super-heróis como "pessoas simples e comuns". Por exemplo, por que quando as pessoas olham para Saitama não conseguem acreditar que aquele "homenzinho careca" é capaz de salvar o planeta? A explicação está no fato de termos uma visão deturpada sobre quem são os verdadeiros heróis no mundo. 

Saitama tem força de vontade e o puro desejo de querer ajudar, sem esperar grandes coisas em troca. O maior exemplo disso é o seu treinamento, uma sequência tão simples que chega a ser ridícula, mas que ninguém, com exceção de Saitama e sua incrível determinação, foi capaz de fazer. 

O Ciclista Sem Licença é outro exemplo de "herói do cotidiano". Diferente de Saitama, mesmo sendo óbvio que não conseguiria fazer algo para derrotar o Rei do Mar Profundo, o "herói de bicicleta" não hesitou em arriscar a sua vida para salvar as pessoas. 

E para encerrar, a prova definitiva sobre a verdadeira intenção de Saitama ao "lutar contra o mal" foi vista no fim do arco do Rei do Mar. Após derrotar a criatura marinha na frente de centenas de testemunhas, as pessoas começaram a criticá-lo, falando que afinal de contas não era assim um monstro tão poderoso para que aquele "homenzinho" conseguisse destruí-lo com apenas um golpe. 

Na tentativa de não tirar o mérito dos outros heróis que levaram uma surra do Rei do Mar Profundo, Saitama disse que na realidade o monstro já estava enfraquecido quando o enfrentou, e se não fossem os outros heróis ele nunca teria conseguido vencer. 

Saitama poderia receber todos os louros da vitória, mas para ele isso é indiferente, o importante é que finalmente a cidade estava a salvo e poderia voltar para a sua casa, preparar a lista de compras e aproveitar as mais recentes promoções do supermercado mais próximo.

Já conhece o Canal do Aficionados no Youtube? Não esquece de se inscrever para ficar por dentro dos nossos próximos vídeos! 👇