Os 10 melhores filmes baseados em personagens da DC Comics

A DC Comics é conhecida pelo seu tom mais sombrio, realista e violento em comparação com a sua concorrente, Marvel. Esses traços também têm caracterizado grande parte dos filmes baseados em personagens da DC - esta foi quase que uma regra durante muitos anos para os filmes baseados nos quadrinhos da editora norte-americana.

Infelizmente para os fãs da DC Comics, as coisas nem sempre têm sido constantes, com alguns filmes a sofrerem duras críticas por tanto por parte do público como da crítica especializada.

Contudo neste artigo vamos deixar o mau de lado e listar aqueles que são, para nós, os 10 melhores filmes baseados em quadrinhos da DC Comics.

NOTA: Nesta lista apenas vamos mencionar filmes live-action. A lista não se encontra em nenhuma ordem em particular.

10. Aquaman

aquaman

Longe vão os dias em que quase todo mundo pensava que o Aquaman era um personagem brega e se isso acontece é muito graças ao filme solo do Aquaman interpretado pelo ator Jason Momoa. Dirigido pelo diretor James Wan, Aquaman foi um sucesso estrondoso.

Ao contrário do que você possa pensar, o filme mais lucrativo da DC Comics não pertence a personagens como o Superman ou como o Batman, mas sim a Aquaman.

O filme fez milhões em todo o mundo e arrecadou boas críticas, pelo que merece um lugar na nossa lista de dez melhores filmes da DC Comics.

9. Mulher-Maravilha

mulhermaravilha

Mulher-Maravilha foi um filme que apanhou todo mundo de surpresa, depois de dois filmes decepcionantes (Batman v Superman e Esquadrão Suicida), a heroína da DC Comics veio trazer alguma esperança aos fãs! O filme arrecadou excelentes críticas e foi um verdadeiro sucesso de bilheterias.

Aliás, o resultado foi tão bom que a diretora do filme Patty Jenkins viu o seu contrato ser renovado automaticamente para uma sequência do filme.

Gal Gadot interpretou o papel de Mulher-Maravilha e rapidamente se tornou num símbolo mundial do empoderamento feminino. Quer mais icônico que isso?

8. Watchmen

watchmen

O que abriu as portas do universo DC a Zack Snyder. Em 2009, o cineasta norte-americano dirigiu o filme que contava a história deste time de super-heróis pouco ortodoxo, numa realidade dark, violenta e onde a ameaça nuclear soviética estava bem presente.

A trama é um pouco complexa, mas os efeitos visuais incríveis acabam compensando alguns problemas que o roteiro apresenta (característica dos filmes de Zack Snyder).

É certo que Watchmen não foi um filme consensual, mas merece sem sombra de dúvidas um lugar entre os dez melhores filmes da editora norte-americana.

7. V de Vingança       

vforvendetta

Este filme foi tão marcante que acabou influenciando toda a simbologia do grupo de ativistas digitais “Anonymous”.  O filme conta a história de um vigilante, que inspirado pelas ações do revolucionário do séc. XV, Guy Fawkes, tenta derrubar um regime ditatorial que se instalou em todo o Reino Unido.

É certo que só após este filme é que os quadrinhos de V de Vingança foram catapultados para todo um outro nível de popularidade entre as massas.

V de Vingança é atualmente um dos filmes baseados numa HQ mais icônicos, tendo inspirado pessoas um pouco por todo o mundo.

6. Superman

superman

Superman foi o primeiro filme a contar com o icônico Christopher Reeve no papel principal - aquele que para muitos ainda hoje é considerado como o “verdadeiro” Superman. Este filme é extremamente centrado na história da origem do Homem de Aço e revolucionou o mundo do cinema em muitos aspectos.

Este filme foi dirigido por Richard Donner e acabou mesmo sendo nomeado para três Oscars da Academia tendo vencido um deles! 

Ainda hoje Superman é visto (e revisto) por milhões de pessoas em todo o planeta, sem dúvida um filme obrigatório para qualquer fã de quadrinhos.

5. Superman II

supermanii

Superman II acaba por não ser um filme tão unânime. Este segundo longa é mais focado no aspecto "humano" do Homem de Aço, dando um destaque especial à relação de Clark Kent com a repórter Louis Lane. Apesar de Christopher Reeve ter continuado no papel principal, existiram algumas alterações na equipe que produziu o filme.

O diretor Richard Donner acabou por perder alguma força e Richard Lester acabou por assumir o seu cargo na sequência de Superman.

Ao contrário de Superman, este filme acabou por não ser nomeado para nenhum Oscar, tendo, no entanto, conseguido algumas vitórias menos revelantes.

4. Batman

batman

Que Tim Burton é um verdadeiro gênio, todos nós já sabemos. Mas aquilo que ele conseguiu fazer com o Batman e os outros personagens do seu universo foi realmente incrível. Burton teve um papel determinante nestas histórias, pois demonstrou que nem todos os filmes de super-heróis têm de ser infantis, podendo ser arrojados e sombrios.

Podemos mesmo dizer que foi este filme que acabou moldando o Universo Cinematográfico da DC Comics durante muitos e muitos anos.

Em 1990, Batman conseguiu ainda vencer um Oscar numa categoria técnica, relacionada com os aspectos visuais e cenários do filme.

3. Batman: O Início

batmanbegins

Após os fracassos dos filmes de Batman dirigidos por Joel Schumacher, a Warner Bros decidiu reiniciar a franquia. E escolheu Christopher Nolan para dar vida ao Cavaleiro das Trevas. O cineasta norte-americano se desprendeu de tudo o que já tinha sido feito, optando por uma abordagem mais realista.

Christian Bale foi o ator escolhido para interpretar o papel do vigilante de Gotham, sendo até hoje considerado por muitos como o “melhor Batman de todos os tempos”.

Curiosamente Batman: O Início é considerado por muitos o filme mais fraco da trilogia de Christopher Nolan... Se este é considerado o pior, imagina só a qualidade dos seguintes!

2. O Cavaleiro das Trevas

darkknightrises

Mais um dos filmes dirigidos por Christopher Nolan, O Cavaleiro das Trevas é ainda hoje considerado por muitos o melhor filme de super-heróis alguma vez já feito. Para além de uma trama incrível, de Christian Bale mais uma vez se revelar um excelente Batman, foi a performance de Heath Ledger que roubou o show.

Heath Ledger interpretou o papel de Coringa de uma forma perfeita, sendo quase unânime que o ator foi responsável pela melhor versão do Coringa em live-action de todos os tempos.

O Cavaleiro das Trevas foi ainda nomeado para oito categorias nos Oscars, tendo vencido dois deles. Destaque para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante que premiou a interpretação de Heath Ledger. 

1. O Cavaleiro das Trevas Ressurge

dkdkdk

Após dois filmes incríveis, Christopher Nolan voltou mais uma vez para a cadeira de diretor de forma a encerrar a sua trilogia. Podemos dizer que mais uma vez o diretor não decepcionou e apresentou aos fãs do Cavaleiro das Trevas o desfecho perfeito para a história que começou a ser contada em Batman: O Início.

Este filme ficou ainda na história por ter contado com o ator Tom Hardy no papel do vilão Bane, o primeiro a interpretar o personagem depois da desastrosa aparição no filme do Batman dirigido por Joel Schumacher.

Apesar de não ter sido nomeado para qualquer Oscar, O Cavaleiro das Trevas Ressurge terá sempre espaço no coração de qualquer fã do Batman.

Novos filmes baseados em personagens da DC Comics continuarão a ser lançados nos próximos anos. E esperamos muito que esta lista sofra alterações!

Mas e você, concorda com a nossa lista? Que filme da DC também mereceria destaque? Deixe a sua opinião nos comentários!