8 melhores doramas japoneses para conferir agora

Os dorameiros de plantão já sabem: não existe só dorama coreano. Mas a popularidade das produções da Coreia do Sul é inegável, logo nem todo mundo está por dentro das opções que vêm de países como o Japão, por exemplo. Mas os chamados J-dramas também já conquistaram seu espaço nesse mercado, e tem opção para todos os gostos disponíveis em streamings para ver agora mesmo.

1. Beijo atrevido: Amor em TÓQUIO

doramas japoneses

Título original: Itazura na Kiss - Love in Tokyo
Episódios: 16
Onde ver: Viki

Este dorama de 2013 acompanha os estudantes Kotoko, uma jovem de aparência considerada mediana e notas ruins; e Naoki, um garoto inteligente e visto como o mais bonito da escola. Kotoko admirou Naoki de longe por três anos, mas ele mantém uma personalidade fria com quase todos ao seu redor.

Certo dia, porém, um acidente acaba destruindo a casa da família de Kotoko, e um amigo de infância de seu pai oferece abrigo até que eles consigam outro lugar. O que ela não esperava era que esse amigo fosse o pai de Naoki. Agora morando juntos, os dois podem ter uma aproximação que antes parecia impossível.

O mangá Itazura na Kiss, que inspirou este dorama, é tão querido pelos fãs que esta é a 5ª adaptação que a publicação ganha. A primeira também foi um dorama japonês, o Itazura na Kiss (1996); seguido pelas versões taiwanesas It Started With a Kiss (2005) e sua 2ª temporada They Kiss Again (2007); e a versão coreana Playful Kiss (2010).

2. Alice in Borderland

doramas japoneses

Título original: Imawa no Kuni no Arisu
Episódios: 8
Onde ver: Netflix

Baseado no mangá de mesmo nome, este dorama estreou na Netflix em dezembro de 2020, e logo recebeu críticas positivas tanto da crítica especializada quanto da audiência. Não à toa, a plataforma de streaming já confirmou uma segunda temporada, que segue sem data de estreia prevista. Vale destacar que a série tem grande uso de violência gráfica, mas que conversa bem com a trama de ação e suspense.

A história acompanha os jovens Arisu, Chota e Karube. De uma forma misteriosa, eles acabam indo parar no que parece ser uma versão completamente abandonada de Tóquio. Ao investigar mas, eles descobrem que estão presos em um jogo mortal cujas regras e perigosas provas são determinadas por cartas. Quando passam por esses violentos desafios, eles ganham espécies de "vistos" para seguirem no jogo. Além de correrem risco de vida nas provas, contudo, eles podem ser executados por lasers caso esses vistos expirem, obrigando-os a seguir no jogo.

3. Pretty Proofreader

doramas japoneses

Título original: Jimi ni Sugoi! Koetsu Garu Kono Etsuko
Episódios: 11
Onde ver: Viki

Etsuko Kono sempre foi apaixonada por moda. Buscando realizar seu sonho de se tornar uma editora de revista de moda, aos 28 anos ela aceita um emprego numa editora. Contudo, ela acaba sendo enviada para o setor de edição de erros, no qual precisa conferir se as informações nos artigos estão corretas.

Sem se deixar desencorajar pelo emprego pouco glamouroso, ela se dedica a investigar meticulosamente as fontes de cada artigo. E isso a coloca em situações perigosas, como investigações sobre fontes de artigos sobre crimes. Este dorama de 2016 foi elogiado pela audiência, que aprovou o romance da trama, a complexidade da personagem principal e a história dos personagens secundários.

4. Mulheres de Um Milhão de Ienes

doramas japoneses

Título original: Hyaku Man En No Onna-tachi? / Million Yen Women
Episódios: 10
Onde ver: Netflix

Baseado no mangá homônimo seinen de mistério e comédia romântica, este dorama de 2017 acompanha um escritor fracassado e cinco mulheres que passaram a morar na sua casa misteriosamente. Sem explicação, as novas moradoras pagam um milhão de ienes mensalmente pelo aluguel, um valor quase 30 vezes maior que o normal. Todos dividem as tarefas da casa e não é permitido fazer perguntas sobre elas.

O morador original, Shin Michima tenta escrever um romance de sucesso há muito tempo, mas também enfrenta problemas antigos e atuais. Seu pai está preso pela morte de três pessoas, incluindo a mãe de Shin. Além disso, o escritor recebe mensagens de ódio constantes de um remetente anônimo. cada uma das moradoras também traz uma misteriosa história de vida. O dorama é estrelado por Yojiro Noda, vocalista da banda de rock RADWIMPS.

5. Erased

doramas japoneses

Título original: Boku dake ga Inai Machi
Episódios: 10
Onde ver: Netflix

Baseado nos aclamados mangás e animes de mesmo nome, este dorama é para quem curte tramas de mistério e suspense dessas de deixar o espectador nervoso. A trama acompanha o jovem Satoru Fujinuma. Ele possui uma intrigante habilidade chamada "Revivescência", que o faz voltar no tempo sempre que ele se envolve em situações de risco de vida. Ele não controla o quanto retorna no tempo, mas sabe que é enviado a um momento em que pode mudar algo e evitar a situação que ameaçou sua vida ou de alguém próximo.

A história tem início quando a mãe de Satoru é assassinada por um homem misterioso. O jovem é transportado para sua juventude, 18 anos atrás, mantendo sua consciência adulta, mas em seu corpo de pré-adolescente. Nessa época, uma colega de escola foi assassinada e o crime nunca foi resolvido. Satoru acredita que se puder evitar esse crime, poderá salvar sua mãe no presente e reescrever a história.

6. In Time With You (JP)

doramas japoneses

Título original: In Time With You
Episódios: 16
Onde ver: Viki

Mitari Yo e Ishida Ren são amigos desde os tempos de escola, mas a relação nunca passou de uma amizade meio platônica. No aniversário de 29 anos de Mitari Yo, eles decidem fazer uma aposta. Aquele que casar primeiro receberá do outro 300 mil ienes de presente. A única condição é que o casamento aconteça antes que eles completem 31 anos.

Durante esse tempo, o amor se prova ainda mais imprevisível do que a dupla de amigos poderia esperar. Uma funcionária da empresa em que Ishida trabalha começa demonstrar sentimentos por ele. O ex-namorado de Mitari Yo reaparece. Ao mesmo tempo, ela e Ishida podem descobrir que a amizade sempre guardava mais sentimentos para eles. Este dorama se baseia na série tailandesa de mesmo título, de 2011.

7. Atelier

doramas japoneses

Título original: Andāwea / Underwear
Episódios: 10
Onde ver: Netflix

Este dorama acompanha a jovem Mirei Kiritani, uma apaixonada por tecidos que começa a trabalhar em seu emprego dos sonhos em uma renomada empresa de lingerie. Contudo, a experiência se torna um pesadelo quando ela precisa lidar com todas as exigências absurdas de sua chefe, Mao Daichi, e com os pesados padrões de beleza exigidos das mulheres.

O dorama recebeu elogios da audiência e da crítica, e a personagem de Mao Daichi foi comparada com Anna Wintour, a renomada editora da American Vogue.

8. Final Fantasy XIV: Pai de Luz

doramas japoneses

Título original: Final Fantasy XIV: Dad of Light
Episódios: 8
Onde ver: Netflix

Uma história inesperadamente emocionante, este dorama acompanha o jovem Akio e seu pai, cuja relação se torna cada vez mais distante. Ao lembrar que os dois costumavam jogar Final Fantasy III durante sua infância, Akio compra a nova versão do jogo na tentativa de conseguir uma reaproximação com seu pai.

A trama foi baseada na história real de um jogador, e segue as etapas de reaproximação entre e pai e filho, sendo emocionante para todos os espectadores, sejam ou não fãs da franquia de jogos.