Black Mirror: Bandersnatch - Como funciona o filme interativo Netflix

A estreia Netflix desta sexta-feira já era algo que vinha deixando os fãs ansiosos por dois motivos. 1 - É o primeiro filme da aclamada franquia Black Mirror. 2 - É a primeira experiência interativa para adultos da Netflix!

Numa experiência que poderia ser definida com o meme "Isso é muito Black Mirror!", Black Mirror: Bandersnatch permite que o espectador escolha por diversas vezes os desdobramentos da trama do filme, o que pode resultar em vários finais diferentes. Mas vem entender isso melhor e conferir uma demonstração da experiência!

Experiência interativa

black mirror interativo

Se você cresceu no Brasil em meados da década de 1990, deve se lembrar de um programa chamado Você Decide. Na atração de TV, o público era apresentado a uma história e seus possíveis finais, podendo ligar para a emissora e votar em qual final preferia ver.

A experiência interativa Netflix tem uma proposta similar, mas vai bem (bem!) além. Primeiro que o usuário pode escolher caminhos diferentes em vários momentos da história, não apenas no final.

Segundo que a experiência é algo individualizado, com cada usuário podendo fazer suas escolhas próprias, sem depender de uma vontade da maioria. E terceiro que o serviço de streaming ainda permite que o espectador retorne ao início do filme e faça escolhas diferentes.

Ao todo, Black Mirror: Bandersnatch tem mais de 5h de conteúdo, entre as várias escolhas que podem ser feitas. Em geral, o filme ao qual o usuário vai assistir, a partir de suas escolhas, terá uma duração média de 1h30.

Com uma nova proposta para a relação conteúdo-espectador, a produção insere as possibilidades da tecnologia ao mesmo tempo em que, mais uma vez, discute suas nuances na vida real. Uma experiência tecnológica com cada vez menos limites, algo tão abordado no programa.

Como funciona

black mirror interativo

O conteúdo interativo da Netflix pode ser visto em Smart TV, alguns smartphones, computadores desktop e laptop e consoles de videogame. Uma espécie de etiqueta vermelha (acima) vai sinalizar quando aquele conteúdo interativo for compatível com o seu gadget.

black mirror interativo

Ao dar play no filme, a plataforma explica que se trata de um filme interativo, no qual você pode escolher os desdobramentos do filme clicando em uma das duas opções que aparecem abaixo na tela durante a transmissão do conteúdo.

black mirror interativo

As opções ficarão disponíveis por 10 segundos (a exemplo do que acontece no jogo Bandersnatch, desenvolvido pelo protagonista no filme), o que faz com que o espectador não tire os olhos da tela para "não perder o controle" do conteúdo.

black mirror interativo

E engana-se quem achava que o espectador poderia fazer escolha apenas sobre grandes momentos da trama. Black Mirror: Bandersnatch convida o usuário da Netflix a optar sobre os mais diversos detalhes. No exemplo acima, podemos escolher o cereal que o protagonista vai comer no café da manhã.

black mirror interativo

Com momentos de interatividade aparecendo constantemente, alguns com apenas minutos de diferença entre si, são muitas as ocasiões em que o espectador decidirá a trama. Em mais um exemplo, o usuário pode optar por qual banda o protagonista vai ouvir em seu walkman.

Black Mirror: Bandersnatch já está disponível na Netflix. Comenta abaixo o que você achou da experiência!