Arrowverso: TODOS os easter eggs do crossover 'Elseworlds'!

O crossover 'Elseworlds' chegou finalmente ao canal norte-americano CW e para alegria dos fãs ele esteve repleto de easter eggs e referências.

Este ano o super crossover aconteceu apenas entre as séries Arrow, The Flash e Supergirl, deixando de fora Legends of Tomorrow. Apesar de ter se centrado nas três principais séries do Arrowverso, o crossover não decepcionou as expectativas dos seguidores!

Neste artigo vamos tentar listar todos os easter eggs lançados ao longo dos três episódios de 'Elseworlds'!

Flash dos anos 90

flash90elseworlds

Logo bem no início do primeiro episódio do crossover, temos a oportunidade de ver John Wesley Shipp, utilizando o icônico uniforme do Flash da série dos anos 90.

Para além deste fantástico easter egg, na mesma cena podemos ver ainda outros super-heróis como a Stargirl e o Arqueiro Verde da série Smallville.

Esta foi sem dúvida uma maneira fortíssima de começar o crossover e de deixar todos os fãs empolgados para o que viria logo a seguir.

O Monitor e a "Crise nas Infinitas Terras"

monitorelseworldsvilão

Na mesma cena onde tivemos a oportunidade de ver o Flash dos anos 90, foi ainda apresentado aos espectadores O Monitor.

Este importante personagem, foi o principal responsável por tudo o que aconteceu durante este crossover, sendo ainda uma referência ao arco das HQ, "Crise nas Infinitas Terras", onde o monitor tem um papel preponderante.

A presença do Monitor neste crossover levanta ainda uma questão, será que veremos o Anti-Monitor no Arrowverso, em algum momento no futuro?

A presença do Doutor Destino

doutordestinoelseworlds

Mas O Monitor não está fazendo tudo sozinho neste crossover! Ele tem uma espécie de aliado, um psiquiatra de nome John Deegan, que ficou mais tarde conhecido por Doutor Destino.

Basicamente, foi o Doutor Destino que rescreveu toda a realidade, depois de ter tido acesso ao livro do Monitor. Nos quadrinhos este vilão foi criado inicialmente como sendo um rival da Liga da Justiça... Teremos uma Liga da Justiça no Arrowverso em breve?

O céu vermelho

elseworldsredsky

Esta é uma referência que pode ter passado facilmente despercebida a muitos, mas os céus vermelhos que vimos durante o crossover de 'Elseworlds' são na realidade uma referência às HQs.

Sempre que nos quadrinhos os céus aparecem vermelhos acompanhados de relâmpagos amarelos, isso significa que em algum lugar no multiverso existe uma alteração à normalidade de acontecimentos.

Um detalhe muito bem aproveitado por parte da equipa de produtores que trabalhou em 'Elseworlds'!

Os misteriosos Laboratórios IVO

laboratoriosivoelseworlds

Os Laboratórios IVO que vimos aparecendo no primeiro episódio do crossover, foram fundados pelo icônico Professor Ivo, um dos mais conhecidos cientistas lunáticos da DC Comics.

Contudo esta referência não deixa de ser um pouco confusa, uma vez que o Professor Ivo foi morto na segunda temporada da série Arrow.

Será este um novo mistério que vai ser utilizado em temporadas futuras de uma das séries do Arrowverso?

Amazo, o super vilão!

amazoelseworldscrossover

Não podemos falar do Professor Ivo e dos Laboratórios IVO, sem falar de uma das suas maiores criações, o vilão Amazo! Este personagem tinha a capacidade de emular os super-poderes de todos os seus adversários, fazendo dele teoricamente indestrutível.

Durante o primeiro episódio do crossover, o Arqueiro Verde, Flash, Supergirl e Superman se juntaram para derrotar a criação dos Laboratórios IVO.

A versão do crossover foi um pouco diferente dos quadrinhos, pois nas HQs o Amazo era uma espécie de criação orgânica (uma espécie de humano), já no crossover ele foi retratado como um androide.

A gigante referência a Smallville

Durante a primeira cena na Terra-38, quando Oliver e Barry encontram Kara, Clark e Lois, os produtores do crossover decidiram colocar o clássico tema da abertura da série Smallville como trilha sonora.

Para além desta música, a cena foi toda passada no mesmo local que era utilizado para gravar as cenas na Quinta Kent em Smallville.

Podemos ver que existe um esforço em conectar todas as séries da DC Comics, neste Arrowverso que se demonstra em constante expansão.

O desenho do Jim Lee

jimleeelseworlds

Quando vemos Oliver utilizando a super-velocidade do Flash para fazer um desenho do misterioso Monitor, estamos na realidade olhando para uma ilustração feito pelo artista de quadrinhos Jim Lee.

Esta foi sem dúvida uma excelente maneira de homenagear o artista e todos os fãs do seu trabalho, são sem dúvida estes pequenos detalhes que fazem toda a diferença!

A chegada de Gotham ao Arrowverso

batsinalelseworldsarrowverse

Depois de muito esperar os fãs tiveram a oportunidade de ver Gotham sendo retratada no Arrowverso. Para além da presença da Batwoman, existiram muitas outras referências ao mundo do Batman.

A presença do Batsinal foi sem dúvida um dos momentos altos do crossover, uma vez que ele já não era retratado na telinha desde 1968. Outra referência foi o busto de William Shakespeare que Kara pegou quando estava no escritório da Kate Kane, pois este era um acessório utilizado na série dos anos 60 do Batman.

Foi ainda feita uma referência curiosa a Vesper Fairchild que no crossover tinha tido uma relação com Oliver Queen, mas nos quadrinhos tinha tido um encontro amoroso com Bruce Wayne.

A referência a Batman v Superman

Existe um filme que é extremamente polêmico entre os fãs de filmes baseados em quadrinhos, estamos obviamente falando de Batman v Superman.

Durante uma cena onde vemos o Flash dos anos 90 interpretado por John Wesley Shipp tentando falar com o resto dos heróis, ele aparece através de um portal azul.

Esta é uma referência a cena em que o Flash aparece no filme Batman v Superman para entregar uma mensagem ao Bruce Wayne.

Prisioneiros de Arkham

arkhamelseworldsbat

A primeira interpretação do Asilo de Arkham no Arrowverso, estava carregada de referências e de vilões, foram vários os personagens mencionados nas portas de algumas das celas daquela instituição. Entre eles vimos:

- Cobblepot, O. - Uma referência ao icônico Pinguim;

- Isley, P. - Era Venenosa, a perigosa vilã do Batman;

- Karlo, B. - Esta é uma referência a “Basil Karlo” o Cara-De-Barro original;

- Nygma, E. - A presença do Charada era quase obrigatória;

- Guggenheim, M. - Este foi outro dos nomes apresentados numa das portas das celas de Arkham, apesar de não fazer referência a um vilão, faz a um dos produtores das séries do Arrowverso.

Mais vilões do Batman

banearrowversoelseworlds

Mas os vilões do Batman não se ficaram pelos nomes nas portas das celas de Arkham. Existiram ainda outro tipo de referências aos rivais do morcego.

Durante uma cena temos a oportunidade de ver uma máscara igual aquela que é utilizada pelo vilão Bane, numa clara referência ao poderoso personagem.

Para além de vermos a arma do Senhor Frio (Victor Fries), tivemos a chance de ver sua esposa Nora Fries em ação, tentando roubar esse mesmo acessório.

Por fim, Oliver e Barry foram ainda contaminados com o Gás do Medo, que como quase todo mundo sabe, foi desenvolvido por outro vilão do Batman, o Espantalho!

O Lanterna Verde existe no Arrowverso

arrowlanternaverde

Parece que afinal de contas existe mesmo um Lanterna Verde no Arrowverso! Segundo o Flash dos anos 90, John Diggle é o Lanterna Verde da Terra-90.

Esta foi uma forma de homenagear os fãs de Arrow que durante muito tempo criaram teorias afirmando que Diggle viria a se transformar no Lanterna Verde, numa adaptação ao herói John Stewart dos quadrinhos.

O Flash dos anos 90 se demonstrou surpreendido por Diggle não estar usando o seu anel, numa clara referência ao poderoso acessório do Lanterna Verde!

Vai ter Crise nas Terras Infinitas

criseterrasinfinitas

Apesar de todo mundo não esperar que isso acontecesse tão cedo, foi revelado no final do crossover 'Elseworlds' que vai existir um novo crossover que será uma adaptação de 'Crise nas Terras Infinitas' que acontecerá algures no último trimestre de 2019.

Este será sem dúvida um dos projetos mais ambiciosos da CW, que terá pela sua frente uma produção bastante exigente, tendo em conta todos os detalhes deste arco nas HQs.

Mal podemos esperar pelo que vem aí!

E você, o que achou do crossover 'Elseworlds'? Detectou mais alguma referência que não está no artigo? Nos conte tudo nos comentários!