O Monitor, descubra o vilão do crossover 'Elseworlds'!

Antes de começar, devemos deixar algo bem claro desde o início, existe mais de um Monitor no universo DC Comics, contudo neste artigo vamos falar da versão mais popular, aquela que fez parte da icônica série de HQs, Crise Nas Infinitas Terras

Criado por dois criativos (Marv Wolfman e George Pérez) que muito deram às editoras DC Comics e Marvel, o Monitor fez a sua primeira aparição numa HQ dos Jovens Titãs em 1982. No entanto ele ficou mais popular entre os fãs em 1985 se transformando num dos maiores vilões da editora norte-americana.

Recentemente o personagem saiu das HQs para ganhar uma adaptação em live-action no crossover do Arrowverso, Elseworlds!

A criação do Multiverso

multiverso-dccomics

Há bilhões de anos no planeta Oa um cientista chamado Krona estava obcecado em encontrar a explicação para a origem do universo. Apesar de ter recebido vários avisos de outros cientistas de que descobrir tal informação poderia ser super perigoso, ele decidiu continuar com a sua pesquisa.

Passado alguns anos Krona conseguiu quebrar a barreira temporal, assistindo assim à criação do universo, mas quando isso aconteceu um relâmpago cósmico atingiu o dispositivo que Krona tinha desenvolvido para quebrar a barreira temporal.

Apesar de Krona ter sobrevivido, este acontecimento deu origem à criação de múltiplos universos, foi desta forma que surgiu o Multiverso - uma vasta rede de universos que apesar de teoricamente semelhantes, têm múltiplas diferenças.

O universo Antimatéria

oaplanet-dccomics

Mas a criação do Multiverso, não foi o único efeito criado pela destruição do dispositivo de Krona. Infelizmente na vasta rede de universos paralelos foi também criado um universo Antimatéria.

Como o nome indica, este universo é composto exclusivamente por Antimatéria, sendo um local onde o mal impera. Para além disso ele foi o único lugar de todo o Multiverso onde foi replicado o planeta Oa, contudo aqui ele se chamava Qward.

Foi principalmente por causa deste fato que o povo do planeta Oa decidiu punir Krona, o transformando numa espécie de energia sem corpo. Eles decidiram ainda criar os Guardiões do Universo para tentar proteger o Multiverso de qualquer ameaça, mais tarde criando a Tropa dos Lanternas Verdes.

O Monitor nasce!

omonitor-dc-comics

Enquanto tudo isto decorria, nas luas de Oa e Qward, algo muito especial estava prestes a acontecer! No coração da lua de Oa um ser chamado Monitor acabaria por nascer.

O Monitor ocupou grande parte da sua existência inicial meditando, utilizando os seus incríveis poderes para ficar conhecendo tudo sobre o universo e os seus segredos.

Contudo no coração da lua de Qward algo semelhante aconteceu, quase como uma forma de balancear o Multiverso! Foi desta forma que foi criado o Anti-Monitor. No entanto o Anti-Monitor era bem mais agressivo e ambicioso que o seu "irmão" de Oa.

O Anti-Monitor acabou por controlar todo o planeta de Qward criando um exército próprio que espalhava o terror por todo o Multiverso.

Conflito entre irmãos

antimonitor-dccomics

Quando o Monitor e o Anti-Monitor tomaram conhecimento um do outro, ambos decidiram fazer algo, pois eles eram uma ameaça para o poder de ambos.

Uma incrível guerra começou entre os dois na barreira vibracional que separava os dois universos. Contudo como o poder dos dois era exatamente o mesmo nenhum deles conseguia vencer o seu adversário.

A luta entre os dois decorreu durante um milhão de anos, ambos acabaram por ficar sem energia algo que os deixou completamente inconscientes durante nove milhões de anos.

O acordar dos Monitores

antimonitor-dc-comics-the-monitor

Bilhões de anos depois do confronto entre os dois monitores ter acontecido, um cientista num dos planetas do Multiverso decidiu, como Krona tinha feito, descobrir os mistérios da origem do universo.

Isto fez com que o Anti-Monitor acabasse acordando, decidindo assim expandir o universo Antimatéria destruindo o universo desse mesmo cientista.

O Monitor também acabou por acordar, ao sentir a energia do Anti-Monitor e das suas ações para expandir o universo Antimatéria, ele decidiu fazer alguma coisa para impedir o seu adversário.

O plano do Monitor

monitor-elseworlds-arrowverse

Infelizmente o Monitor tinha conhecimento que ele sozinho não conseguiria derrotar o Anti-Monitor, foi aí que ele desenvolveu um plano na tentativa de o destruir.

Para isso o Monitor estudou os super-heróis de todos os planetas do Multiverso e criou uma forte aliança com uma mulher chamada Lyla. Curiosamente Lyla começou como sendo assistente do Monitor, mas mais tarde ela assumiu todo o controle da missão após a morte do Monitor.

Contudo a morte do Monitor fazia parte do seu plano, pois ele sabia que desta forma o seu poder poderia ser utilizado num dispositivo capaz de derrotar o Anti-Monitor.

Os super-heróis da Terra-1, Terra-2, Terra-4, Terra-X e Terra-S se uniram travando uma batalha épica contra o Anti-Monitor e o seu exército. Mais tarde o Anti-Monitor acabaria sendo derrotado pelo poderoso Espectro!

Os poderes do Monitor

monitor-dc-comics

Apesar do Monitor parecer um cara bem bacana, ele está longe de ser um herói. O seu poder é tão grande que o torna extremamente instável, pois ele sente que tem a capacidade de agir como uma divindade.

Na realidade ele tem mesmo poderes que se assemelham aos de um deus, para além disso ele consegue manipular a realidade, usar energias cósmicas, se teletransportar entre muitas outras coisas.

O Monitor é sem margem para dúvidas um dos personagens mais poderosos do Multiverso DC Comics e será desta forma que ele vai ser recordado pelos fãs da editora norte-americana.

E você, o que acha do Monitor? Você o considera um herói ou um vilão? Nos conte tudo nos comentários!