Tudo sobre Roronoa Zoro, um dos personagens mais queridos de One Piece

Roronoa Zoro, Caçador de Piratas, mestre espadachim, um dos 11 piratas que integram a chamada "Pior Geração", grande amigo de Luffy, responsável por algumas das melhores cenas de ação de One Piece e, com certeza, por algumas dos melhores momentos cômicos. Ao longo das 20 temporadas do anime, Zoro ganhou o coração dos fãs dos Piratas do Chapéu de Palha.

Quem é Zoro

zoro one piece

Conhecemos Zoro já no começo do anime, como um criminoso prisioneiro dos fuzileiros navais, enquanto ele aguardava sua execução. Após ser salvo por Luffy, contudo, ele decide aceitar o convite do pirata para integrar sua tripulação, sendo o primeiro membro do grupo formado pelo Pirata do Chapéu de Palha.

Desde então, Zoro chegou a ser confundido como o verdadeiro capitão da tripulação, dada sua força, suas habilidades com suas três espadas e seu jeito mais sério. Ele, Luffy, Sanji e Jinbe são considerados os quatro melhores lutadores da equipe, o que apenas destaca seus esforços para um dia se tornar o maior espadachim do mundo.

O guerreiro acabou ainda ficando conhecido como um dos 11 piratas da chamada "Pior Geração", que chegaram ao Arquipélago de Sabaody antes da Batalha de Marineford. Todos ficaram conhecidos como Supernovas, piratas que, embora sejam novatos, já possuem uma recompensa acima de $100,000,000, devido a suas ousadas ações contra o Governo Mundial. Atualmente, Zoro tem uma recompensa de $320,000,000.

O sonho de ser o melhor espadachim e seu passado traumático

zoro one piece

Desde o primeiro momento em que vemos Zoro, somos informados de que o sonho e grande objetivo de sua vida é se tornar o maior espadachim do mundo um dia. Mas esse seu compromisso teve origem quando o guerreiro ainda era criança, em uma promessa feita a uma amiga.

Enquanto treinada na vila Shimotsuki, em sua infância, Zoro já demonstrava força suficiente para vencer espadachins adultos em diferentes dojos. Em um desses dojos, porém, o sensei faz um acordo com ele, dizendo que, se ele não conseguisse vencer sua filha, Kuina, ele deveria treinar no dojo. Para surpresa de Zoro, ele não foi capaz de vencer a jovem, e passou a treinar no local.

Após 2000 derrotas para a garota, usando apenas espadas de treino, Zoro sugeriu uma nova disputa com espadas de verdade, mas perdeu novamente para a amiga. Enquanto ele chorava de frustração, Kuina lhe contou que também sonhava em se tornar a melhor espadachim, mas lamentou que nunca poderia alcançar tal feito, já que, segundo seu pai, o fato de ela ser mulher faria com que suas habilidades diminuíssem conforme ela amadurecesse. Irritado, Zoro a fez prometer que ambos iriam treinar para alcançar esse sonho até que um deles conseguisse.

Infelizmente, Kuina caiu das escadas do dojo no dia seguinte e acabou falecendo. Em luto e profundamente abalado por sua amiga nunca ter tido a chance de realizar seu sonho, Zoro passou a encarar como missão um dia se tornar o melhor espadachim do mundo.

As três espadas de Zoro

zoro one piece

Após a morte de Kuina, Zoro pediu a Koshiro, pai da menina e seu sensei, que lhe desse a espada da família, Wado Ichimonji. A partir daí, o espadachim começou a treina sua técnica Santoryu, na qual usa as três espadas que sempre carrega consigo, com duas delas variando entre novas armas, mas sempre em posse da Wado Ichimonji.

Atualmente, as três espadas que Zoro utiliza são:

  • Wado Ichimonji: antiga espada da família de Kuina, esta espada foi a obra-prima do lendário ferreiro Shimotsuki Kozaburo , considerada uma das 21 O Wazamono.
  • Sandai Kitetsu: esta espada, que já pertenceu a a Ipponmatsu, foi a terceira das Espadas de Kitetsu criadas por Tenguyama Hitetsu.
  • Enma: criada por Kozaburo e também uma das 21 O Wazamono, esta espada tem a habilidade especial de drenar Busoshoku Haki. Foi uma das únicas aramas capaz de ferir o Imperador Kaido.

O mistério e a teoria sobre o olho esquerdo

zoro one piece

Desde que One Piece retornou do timeskip (salto temporal), os fãs foram surpreendidos por ver que Zoro tinha uma nova cicatriz: uma grande cicatriz em seu olho esquerdo, agora permanentemente fechado. O curioso é que, até agora, o anime ainda não abrodu o motivo do ferimento, e nem mesmo os demais personagens fizeram perguntas.

O mistério, claro, fez com que os fãs criassem várias teorias sobre o assunto. E uma delas ganhou popularidade por, aparentemente, fazer bastante sentido. Para alguns fãs, Zoro tem um demônio dentro de si, e cortou o próprio olho (ou deixou Mihawk, com quem passou dois anos treinando, cortar), como uma forma de controlar esse demônio. Mas vamos às explicações.

zoro one piece

Em Enies Lobby, Zoro atinge sua forma Ashura pela primeira vez, técnica na qual ele fica temporariamente com seis braços e três cabeças, forma similar à da entidade Ashura. Mas há outra peculiaridade em sua aparência quando usa a técnica: seu olho esquerdo ganha um brilho vermelho.

E a ideia de que o espadachim tenha um demônio dentro se fortalece ainda quando lembramos que agora uma de suas três espadas é a Sandai Kitetsu. Amaldiçoada, essa espada matou todos os seus antigos donos, menos Zoro, a quem o artefato parece ter aceitado como "mestre".

Alguns apostam ainda que Zoro não perdeu o olho, mas que, quando usá-lo novamente, permitirá que o Ashura veja através dele.

Os poderes e habilidades de Zoro

zoro one piece

Considerado um guerreiro de força e habilidades equivalentes às de Luffy, protagonista do anime, Zoro deve o desenvolvimento de seus talentos aos pesados treinos que teve desde sua infância, no dojo da família de Kiuna e, mais tarde, com o espadachim Dracule Mihawk.

Além de sua super força, sua precisão impecável em seus golpes de espada, velocidade e agilidade inacreditáveis, resistência, e seu maior controle sobre cada uma de suas habilidades com o decorrer dos episódios, Zoro também desenvolveu técnicas específicas com suas três espadas.

zoro one piece

  • Flying Slash Attack: usando a pressão do ar, Zoro consegue atacar o inimigo à distância.

zoro one piece

  • Santoryu (Estilo Três Espadas): embora já demonstrasse grande habilidade com o Ittoryu (Estilo Uma Espada) e Nitoryu (Estilo Duas Espadas), Zoro desenvolveu o Santoryu, no qual luta com uma espada em cada mão e uma terceira na boca, usando as armas para realizar ataques de alta velocidade, golpes diretos e ataques de projeção de ar comprimido em uma mesma técnica.

zoro one piece

  • Kyutoryu (forma Ashura): Zoro chegou a um nível extremo de poder ao despertar este estilo e espada por meio do qual, usando um intenso foco espiritual, ele ganha a aparência temporária de ter seis braços e três cabeças, sendo capaz de usar nove espadas ao mesmo tempo, triplicando seu potencial espadachim.

Você sabia essas curiosidades sobre Zoro?

zoro one piece

Senso de direção zero

Embora Zoro demonstre várias outras habilidades, senso de direção não é uma delas. É bem comum vê-lo em cenas cômicas, sendo capaz de se perder até mesmo em caminhos de linha reta.

Sério, mas engraçado

A princípio, Zoro parece um guerreiro sério, com um jeito distante e reservado. Contudo, é comum vê-lo sendo meio bobo e com expressões exageradas quando perde a paciência. É exatamente essa comicidade em um personagem tão sério que pega os fãs de surpresa e faz dele um dos personagens mais queridos.

Companheiro leal

Embora não demonstre muito suas emoções, Zoro se preocupa intensamente com seus companheiros de tripulação, estando sempre disposto a protegê-los a qualquer preço. Já arriscou sua vida múltiplas vezes em batalhas, chegando até a absorver toda a dor de Luffy em uma luta, para salvar a vida de seu capitão.

Coração bondoso

Sim, Zoro já matou antes, e é capaz de não mostrar piedade alguma quando em combate com um inimigo. Contudo, o espadachim sempre procura, por exemplo, usar o lado sem lâmina de suas espadas se estiver lutando com pessoas mais fracas, para não machucá-las. Além disso, já arriscou sua vida para salvar pessoas que sequer conhecia.

Queridinho dos fãs

Durante as primeiras 4 pesquisas da revista Shōnen Jump, Zoro ficou em segundo entre os personagens mais queridos pelos fãs. Já em uma pesquisa feita pela Oricon Inc., o espadachim apareceu como o 4º personagem que os fãs mais queriam que ganhasse uma série spinoff.