Yonkou: tudo sobre os capitães piratas mais poderosos de One Piece

Os "Yonkou" (ou "Yonko") ou "Quatro Imperadores" atuais são Charlotte Linlin, Kaido, Shanks e Marshall D. Teach. Esses capitães ganharam a reputação de serem os piratas mais poderosos de One Piece. E isso não apenas por seus poderes físicos, mas também por sua influência por toda a Grand Line, governando o Novo Mundo. Os Yonkou, inclusive, fazem parte dos chamados "Três Grandes Poderes", as três maiores forças militares dos oceanos, junto à Marinha e aos Sete Senhores da Guerra do Mar.

Caso deseje pular para um personagem ou parte do artigo específico, basta clicar em um dos links abaixo:

Shanks (o Ruivo)

one piece yonkou

Quando foi apresentado no anime: Saga East Blue / Arco Romance Dawn (ou Arco do Capitão Morgan) / Episódio 4
Akuma no Mi: não possui
Tripulação: Piratas do Ruivo

Shanks foi o primeiro Yonkou apresentado em One Piece e tem importante papel na trajetória do protagonista Luffy. Além de ser o pirata que inspirou um Luffy ainda bem jovem a sonhar com a vida na pirataria, Shanks perdeu seu braço para salvar o garoto, e deu a ele o chapéu de palha que se tornou seu símbolo mais forte. Foi ainda seu companheiro de tripulação, Lucky Roux, que encontrou a Gomu Gomu no Mi, que Luffy viria a comer acidentalmente.

Shanks é conhecido por sua personalidade alegre e divertida, sendo visto várias vezes festejando com sua tripulação. Seu carisma faz com que até importantes figuras como Dracule Mihawk festejem com ele. Por outro lado, segue um complexo código de conduta moral e ultrapassa quaisquer obstáculos para defender alguém que considere um amigo. Ele é um pacifista por natureza, se envolvendo em brigas geralmente apenas para defender seus amigos ou impedir injustiças.

Sua influência no mundo dos piratas e suas habilidades de diplomacia são vistas pelo anime, como quando pôs um fim a batalha de Marineford simplesmente por aparecer. Além disso, sua recompensa é de $4,048,900,000. O reencontro entre ele e Luffy é um dos momentos mais aguardados do anime, e Shanks acompanha, orgulhoso, de longe o progresso do pirata. Após as ações de Luffy contra a Big Mom, ele afirmou que o capitão dos Piratas do Chapéu de Palha estava quase pronto para encontrá-lo novamente.

Poderes

one piece yonkou

Embora com uma reputação forte por seus poderes físicos e sua influência, as habilidades de luta de Shanks não foram abordadas com frequência no anime. Contudo, sabe-se que ele já foi capaz de parar uma investida de lança do Barba Branca apenas com sua espada e o único braço que possui (após ter perdido o outro para salvar Luffy ainda criança).

Até mesmo o extremamente poderoso Marshall D. Teach, o Barba Negra - um dos outros quatro Yonkou e detentor de 2 frutas do diabo - acredita ainda não estar pronto para derrotar Shanks, ciente do grande guerreiro que ele é. Entre suas habilidades conhecidas, estão:

  • Esgrima: é um espadachim extremamente habilidoso, já tendo participado de duelos lendários contra Mihawk.
  • Haki: segundo Eiichiro Oda, autor de One Piece, Shanks possui o Haki mais poderoso do anime, sendo capaz de provocar o desmaio dee todos os habitantes de uma ilha ao impor sua vontade, por exemplo.

Marshall D. Teach (Barba Negra)

one piece yonkou

Quando foi apresentado no anime: Saga Skypiea / Arco Jaya / Episódio 146
Akuma no Mi: Yami Yami no Mi (fruta das sombras) e Gura Gura no Mi (fruta do tremor)
Tripulação: Piratas Barba Negra

Com certeza um dos piratas mais fortes de One Piece, Teach começou sua trajetória na tripulação Piratas Barba Branca. Porém, ele deixou o grupo após matar Thatch para obter sua fruta do diabo. Quando ainda era visto apenas como um dos Sete Senhores da Guerra do Mar, derrotou e entregou Ace para a Marinha. O título de Imperador/Yonkou ele recebeu após matar Edward Newgate, o Barba Branca, durante a Guerra de Marineford. Também derrotou todos os piratas Barbara Branca durante o salto temporal da história.

Foi do corpo de seu antigo capitão Barba Branca que Teach adquiriu os poderes de sua segunda fruta do diabo, se tornando a única pessoa de que se tem registro detentora de duas Akuma no Mi. Suas ações também lhe renderam a recompensa de $2,247,600,000.

Violento, ganancioso, manipulador e estrategista, teach já foi capaz de enganar a Marinha para ter acesso ao nível seis da prisão de Impel Down, onde recrutou perigosos criminosos para a sua tripulação. Mesmo Shanks está ciente do perigo que Marshall D. Teach representa. As três cicatrizes do capitão dos Piratas do Ruivo, inclusive, são fruto de seus encontros com o Barba Negra.

Poderes

one piece yonkou

Suas habilidades de estratégia são um destaque entre o recursos de que dispõe para aumentar seu poder. Não à toa, adquiriu suas duas frutas do diabo por meio de assassinato e roubo. Além de foça e resistência sobre-humana, o Barba Negra se tornou um dos piratas mais perigosos do mundo tanto por contar com os poderes de das Akuma no Mi, quanto por liderar piratas que buscam matar outros usuários de frutas do diabo para obter seus poderes.

  • Yami Yami no Mi: desde que obteve esta fruta, Teach ganhou o poder elemental das trevas, podendo transformar seu corpo em escuridão e criar uma escuridão pura capaz de absorver qualquer objeto ou pessoa, como um buraco negro, além de destruir o que estiver no caminho.
  • Gura Gura no Mi: esta fruta lhe deu o poder de provocar terremotos e poderosas ondas de chque.
  • Haki: é capaz de usar haki dos tipos Busoshoku e Kenbunshoku.

Charlotte Linlin (Big Mom)

one piece yonkou

Quando foi apresentada no anime: Saga Ilha dos Homens-Peixe / Arco Ilha dos Homens-Peixe / Episódio 571
Akuma no Mi: Soru Soru no Mi (fruta da Alma)
Tripulação: Piratas da Big Mom

Charlotte Linlin é matriarca da Família Charlotte, que consiste em seus 46 filhos e 39 filhas. Ela já fez parte da tripulação dos Piratas Rocks, e é a atual rainha da Ilha Totto. Seu principal objetivo é formar uma sociedade utópica na qual todas as raças possam conviver em paz. Contudo, ela não mede esforços ou poupa destruição para chegar aonde deseja. Não à toa, a personagem é a principal antagonista do Arco Ilha Whole Cake, a segunda antagonista da segunda metade do Arco País de Wano, e uma das antagonistas centrais da Saga Quatro Imperadores.

Extremamente forte desde que nasceu, foi abandonada por seus pais biológicos quando tinha apenas 5 anos devido à destruição que causava sem intenção ou controle. Ela foi acolhida por Mãe Carmel no orfanato Sheep's House. Foi da Mãe Carmel, inclusive, de quem herdou a sua Akuma no Mi, após acidentalmente comer, sem que percebesse, a mãe adotiva e seus companheiros de orfanato quando tinha 6 anos.

Durante o período em que integrou os Piratas Rocks, lutou contra Gol D. Roger e Monkey D. Garp, e foi a responsável por dar uma fruta do diabo a Kaido, algo que ela diz tê-lo deixado em dívida com ela. Anos depois formou sua própria tripulação e foi ganhando grande influência. Big Mom é conhecida por ser extremamente vaidosa, orgulhosa, ambiciosa, com personalidade infantil, egoísta e violenta, e deseja se tornar a Rainha Pirata. Sua recompensa é $4,388,000,000.

Poderes

one piece yonkou

A Big Mom conta com sua influência no mundo pirata e o respeito e o medo que provoca em seus oponentes. No decorrer dos anos, ela construiu uma equipe extremamente poderosa, unindo seus filhos a outros piratas de grande poder e influência, e formando conexões com outras importantes famílias.

Em termos de poderes físicos, Linlin conta com:

  • Capacidades sobre-humanas: estatura e força assombrosas
  • Haki: é capaz de usar Haki dos tipos Busoshoku e Haoshoku
  • Soru Soru no Mi: lhe dá o poder de controlar almas das pessoas, sendo capaz de arrancar pedaços da alma de indivíduos apenas com um toque, reduzindo os anos de vida que lhes restam. Mas o poder atinge apenas aqueles que tenham medo dela.
  • Zeus, Prometeu e Napoleão: Big Mom inseriu pedaços de sua própria alma para dar vida a objetos inanimados qe se ornaram seus companheiros de batalha. São eles uma nuvem de tempestade (Zeus), um pequeno sol (Prometeu) e um chapéu que se transforma em espada (Napoleão).

Kaido (Rei das Bestas)

one piece yonkou

Quando foi apresentado no anime: Saga Aliança Pirata / Arco Dressrosa / Episódio 739
Akuma no Mi: Uo Uo no Mi, Modelo: Seiryu
Tripulação: Piratas das Bestas

Antagonista principal do Arco País Wano e um dos antagonistas centrais da Saga Quatro Imperadores, Kaido compartilhou o início de sua trajetória como pirata com Charlotte Linlin, nos Piratas Rocks. Após a Big Mom lhe dar a Uo Uo no Mi, ele adquiriu o poder de se transformar em um dragão. A partir daí, deu início a sua própria tripulação, os Piratas das Bestas. Seu sonho é que, um dia, todos os integrantes tenham o poder de transformar em animais.

Violento e extremamente confiante, demonstra apatia e tédio com todos ao seu redor e um desprezo pelo o que acontece pelo mundo. Sempre carrancudo e mal humorado, deseja começar a maior guerra do mundo apenas em busca de caos e excitação. E seus recursos físicos colaboram com sua índole. Com uma resistência sobre-humana, Kaido já foi capturado e torturado 18 vezes pela Marinha, que tentou executá-lo 40 vezes. O simples contato com a pele do pirata quebrou todas as armas que tentavam usar contra ele. Em um misto de confiança exagerada e tédio, Kaido desenvolveu o hobby de tentar se matar.

O mais forte dos quatro Yonkou, Kaido tem a maior recompensa de qualquer pirata vivo. No valor de $4,611,100,000, sua recompensa é a 3ª maior da história, ficando atrás apenas das recompensas do Barba Branca e do Gol D. Roger. Assim como os demais Imperadores, seu poder vai além de suas incríveis habilidades físicas. Como governador geral (capitão) dos Piratas Bestas, Kaido tem autoridade sobre mais de 20 mil piratas. Além disso, sua aliança com Orochi, ele tem a cooperação de milhares das forças samurais do país Wano.

Poderes

one piece yonkou

Kaido tem tamanho e força gigantescos e uma aparente incapacidade de morrer. Isso fez com que ele conquistasse o título de "criatura mais forte do mundo". Essa classificação o coloca acima ainda de monstros, gigantes, animais e qualquer outro ser. entre seus recursos físicos, estão:

  • Capacidades sobre-humanas: força, velocidade, durabilidade e resistência
  • Haki: é uma das poucas pessoas de que se tem registro capazes de usar as três formas de Haki
  • Uo Uo no Mi, Modelo: Seiryu: lhe deu a capacidade de se transformar em um gigante Dragão Azure, inteiramente ou num híbrido de humano e dragão. Quando está em sua forma besta, pode voar, criar nuvens de tempestade e soprar rajadas de fogo.

Edward Newgate (Barba Branca)

one piece yonkou

Quando foi apresentado no anime: Saga Skypiea / Arco Jaya / Episódio 151
Akuma no Mi: Gura Gura no Mi (fruta do tremor)
Tripulação: Piratas Barba Branca

Assim como Big Mom e Kaido, Edward Newgate, o Barba Branca, fez parte da tripulação dos Piratas do Rocks, liderada pelo poderoso Rocks D. Xebec. Após a morte de seu capitão, montou sua própria tripulação, que chegou a ser integrada por nomes de peso na pirataria, como Portgas D. Ace, Marco "A Fênix", Jozu Diamante e Marshall D. Teach (o Barba Negra). As múltiplas cicatrizes que tinha, inclusive, eram fruto das várias vezes que se feriu para salvar as vidas de seus companheiros de pirataria.

Durante sua trajetória como pirata, ele conquistou a reputação de "o homem mais forte do mundo". Além disso, era visto como aquele que estaria mais perto de alcançar o tesouro One Piece, após a morte de Gol D. Roger. Sua força extrema, sua influência no mundo da pirataria (ele chegou a liderar mas de 1600 piratas) e seu potencial de se tornar o próximo Rei dos Piratas lhe rendeu uma recompensa de $5,046,000,000, a segunda mais alta da história dos piratas.

Um aliado de Luffy e da tripulação dos Piratas do Chapéu de Palha, Barba Branca admirava o capitão. Seu respeito cresceu conforme ia testemunhando os feitos de Luffy. Barba Branca acabou morrendo durante a Guerra de Marineford, quando liderava sua tripulação para lutar ao lado de Luffy. Ele foi assassinado por Barba Negra, que viria a tomar seu título de Yonkou/Imperador.

Poderes

one piece yonkou

Sua força sobre-humana é uma de suas principais características, mesmo em sua avançada idade e em seu delicado estado de saúde, sendo visto muitas vezes cercado de enfermeiros. Sua resistência a dor é outro destaque, tendo aguentado ferimentos de 267 golpes de espada, 152 tiros e 46 balas de canhão apenas durante a Guerra de Marineford. Um líder brilhante, também era conhecido por sua mente estratégica.

  • Gura Gura no Mi: a fruta lhe dava a capacidade de gerar ondas de choque e terremotos. Junte a isso a sua força natural, e Barba Branca era capaz de causar violentas ondas de ar apenas com um golpe.
  • Murakumogiri: Barba Branca era detentor de uma das 12 Espadas Supremas, sendo extremamente habilidoso com ela.
  • Haki: era uma das poucas pessoas de que se tem registro capazes de usar as três formas de Haki.

Luffy é o quinto imperador?

one piece yonkou

Após os eventos do arco Ilha Whole Cake, o mundo sentiu as consequências das ações dos Chapéus de Palha contra a Big Mom, o que causou uma reunião do conselho mundial, formado por 50 líderes das mais de 170 nações que são afiliadas ao Governo Mundial. Neste período, o jornal World Economy News Paper fez uma referência a Monkey D. Luffy como o "Quinto Imperador" do mar, sugerindo que o pirata já tinha um poder comparável aos demais Yonkou.

Até o momento, muitas figuras importantes do mundo da pirataria e do governo mundial acreditam que o jornal tenha se antecipado. Para eles, Luffy ainda não está no mesmo patamar que Linlin, Shanks, Kaido e Barba Negra. Por outro lado, no final da Saga Aliança Pirata, sete tripulações de piratas juraram lealdade a Luffy. O grande grupo se disponibilizou a lutar ao seu lado a qualquer momento, formando a chamada Grande Frota do Chapéu de Palha, com um total de 5640 membros.

Além disso, as ações do capitão dos Chapéus de Palha contra a Big Mom lhe renderam uma recompensa de $1.500.000.000. Até então o título de Quinto Imperador ainda parece pendente, embora possível.