O que significa o título vermelho de Star Wars: The Last Jedi?

Com a revelação do título do Episódio VIII, os fãs de Star Wars ficaram ansiosos ao ver escrito The Last Jedi em letras vermelhas. Por que é que um detalhe tão simples como a cor pode causar essa preocupação toda?

Descubra se realmente há motivo para preocupação e que a Força esteja com The Last Jedi!

Essa não é a primeira vez que vemos o título em vermelho

Star Wars logos

A cor vermelha também foi usada nos títulos de Retorno do Jedi e A Vingança dos Sith. A promoção do terceiro Episódio usou abundamente a cor escarlate, algo fácil de entender quando assistimos ao filme.

Mas o que é que isso significa nesses filmes?

Star Wars: The Last Jedi

Em A Vingança dos Sith temos a descida de Anakin Skywalker ao lado negro da Força, a transformação de um Jedi em Darth Vader. Quando Anakin e Obi-Wan lutaram foi no planeta Mustafar, onde o terreno é vulcânico e a lava ardente impera.

É nesse cenário de tons avermelhados que Anakin morre e nasce Darth Vader.

Por sua vez, em Retorno do Jedi, temos o retorno de Vader ao lado da luz nos últimos momentos da sua vida. Novamente, temos a morte de Anakin mas agora no sentido real do termo.

O que é possível provar é que há sempre um Jedi morrendo nesses dois filmes e existe uma troca de um lado da Força para o outro. Em Retorno do Jedi, Vader volta para o lado dos Jedi e em Vingança, ele troca o lado da luz pelo lado negro da Força.

A cor vermelha ao longo de toda a saga

Darth Vader

Para além dos filmes já mencionados, o vermelho é algo usado no universo Star Wars para assinalar o lado negro. Afinal, é essa a cor de um sabre de luz de um Sith, como se viu no caso de Darth Vader ou Darth Maul.

Recentemente, foram adicionadas novas informações ao canône sobre os sabres de luz vermelhos. No livro Ahsoka de E.K. Johnston, é revelado que um Sith só consegue coletar cristais Kyber – necessários na criação de um sabre de luz – se os roubar. Quando consegue fazer isso, o cristal perde a sua cor por ser forçado pelo Sith.

Ao ser forçado, o cristal “sangra” e ganha a sua cor vermelha. Podemos então dizer que o sofrimento é outra associação à cor vermelha nesse mundo intergalático.

Nessa galáxia muito distante, o vermelho é também a cor do Império, surgindo nos seus símbolos e nos seus trajes como acontece com a Guarda Imperial.

O que significa isso tudo para Luke?

Luke Skywalker

Nunca o destino de Luke Skywalker pareceu tão incerto como agora. Afinal duas hipóteses surgem: Luke vai morrer ou vai passar para o lado negro da Força. Nada disso soa bem, exceto, claro se você for Mark Hamill.

Em 2005, no programa Dinner For Five, Hamill falou de como tinha pedido a George Lucas que Luke se juntasse ao lado negro em O Retorno do Jedi.

Vamos passar os próximos (longos) meses questionando se esse é o capítulo final do herói Luke. Fã sofre, não é mesmo?