O que é o Imprinting da Saga Crepúsculo

Durante a Saga Crepúsculo, ouvimos falar de um fenômeno que acontece entre os lobisomens conhecido como "imprinting". No último livro/filme da franquia, até vemos Jacob Black passar pelo imprinting com ninguém menos que Renesmee, filha de Bella e Edward. Mas, afinal, o que é o imprinting? Quais são suas regras?

O que é o imprinting em Crepúsculo?

imprinting

O imprinting na saga Crepúsculo é, de forma resumida, o momento em que um lobisomem conhece sua alma gêmea. Contudo, isso não se aplica apenas em termos românticos. Este fenômeno faz com que o lobisomem que passou pelo imprinting tenha naquela pessoa alguém a quem vai sempre se dedicar, para proteger e para amar, mas não necessariamente como um casal, às vezes como um irmão, melhor amigo, um eterno protetor.

Há quem acredite que isso aconteceria entre os lobisomens como uma forma de garantir a transmissão de genes e gerar lobos mais fortes em gerações seguintes. Mas a verdade é que essa ligação incondicional que o imprinting provoca nunca foi explicada - e a ligação entre Jacob e Renesmee, híbrida de humano com vampiro, parece enfraquecer a teoria sobre gerações mais fortes de lobos.

Vale destacar que a mulher alvo do imprinting de um lobisomem tem a liberdade de escolher aceitar essa dedicação e proteção. Embora seja visto como improvável, caso ela não aceite esse amor, o lobisomem cairá em grande sofrimento, visto que ele não tem a escolha de com quem fará imprinting ou de passar pelo processo uma segunda vez. Contudo, ele respeitará a decisão de sua amada com todas as forças, visto que a felicidade dela é sua prioridade.

Quais são as regras do imprinting?

imprinting

Não se sabe ao certo se essas regras um dia foram ditadas por gerações passadas de lobisomens, ou se o imprinting simplesmente é um fenômeno tão inevitável entre os lobos que ganhou o seu respeito. Mas o fato é que nenhum lobisomem pode jamais ameaçar ou machucar alguém com quem um lobo tenha dado imprinting, mesmo que aquela pessoa fosse inicialmente considerada inimiga da matilha.

Quebrar essa lei causaria uma dor irreparável não apenas ao lobisomem ligado àquela pessoa, mas à toda a matilha, devido à conexão telepática que existe entre os lobos de cada grupo. Caso um lobo mate o alvo do imprinting de outro lobisomem, mesmo que acidentalmente, os dois deverão lutar até a morte de um deles.

O fenômeno só acontece com um lobisomem que já tenha passado pela transformação, cada lobisomem só pode passar por isso uma vez em sua vida, e alguns lobos nunca passarão pelo imprinting. Além disso, a conexão criada após o imprinting - que acontece no primeiro momento em que o lobisomem conhece aquela pessoa, ou que a revê pela primeira vez após sua transformação - é tão forte que vem acima até mesmo da lealdade com a matilha.

As fases do imprinting

imprinting

Existe ainda um possível classificação das fases do imprinting, baseada no tipo de relacionamento que pode se desenvolver e na idade da menina ou mulher com quem o lobisomem fez a conexão. As fases seriam:

  • 1ª fase: Quando a pessoa com que o lobo fez imprinting é muito jovem, o relacionamento desenvolvido é o de um irmão mais velho, não podendo ir além disto
  • 2ª fase: Conforme a jovem vai crescendo, o lobisomem vai se tornando também seu melhor amigo
  • 3ª fase: Com uma amizade extremamente próxima com sua amada, que já está chegando a uma idade adulta, é comum que o lobisomem desenvolva sentimentos românticos por ela, que podem ou não serem retribuídos. Caso esse sentimento não seja retribuído, o lobisomem respeitará e seguirá como seu eterno protetor, mas jamais será capaz de desenvolver um sentimento assim por outra mulher.

Que lobos da Saga Crepúsculo passaram pelo imprinting?

imprinting

De acordo com o livro Crepúsculo - Guia Oficial Ilustrado da Série, apenas na matilha Quileute, 5 lobisomens passaram por imprinting, o que, inclusive, causou problemas para alguns deles.

Sam Uley

Antes de sua transformação, Sam namorava Leah e, em diferentes situações em que frequentou a casa da namorada, via sua prima Emily. Contudo, Sam teve um imprinting com Emily na primeira vez que a reviu após sua transformação. Ciente da força dos novos sentimentos e ligação, ele acabou com Leah e, após muitas explicações, ficou com Emily. Leah, porém, guardou mágoa por isso por muito tempo.

Jared Cameron

O processo de Jared já foi mais tranquilo, visto que ele passou por imprinting com uma colega de escola que já era apaixonada por ele.

Quil Ateara

O imprinting de Quil foi o primeiro da saga a ser entre duas pessoas com grande diferença de idade. O jovem passou pelo imprinting com Claire, uma menina de apenas dois anos. O que a princípio foi visto como algo impróprio, logo foi compreendido pela matilha como um sentimento inevitável e completamente puro (e não romântico), algo que eles só puderam perceber quando assumiram suas formas de lobo e viram o sentimento pela ligação telepática da matilha.

Jacob Black

Depois do imprinting de Quil, o de Jacob com Renesmee já foi visto com menos desconfiança e, na verdade, veio em um momento bem oportuno. A matilha de Sam estava prestes a invadir a casa dos Cullen para matar a bebê, vista por eles como algo não natural. O próprio Jacob estava decidido a matar a criança, pelo mal que ela fez a Bella. Contudo, após o imprinting, os lobos não puderam causar mal algum à filha de Edward e Bella.

Paul Lahote

Paul passou por um imprinting com uma das irmãs mais velhas de Jacob, Rachel. Embora Jacob não tenha ficado muito satisfeito com a entrada de Paul para a família, não havia nada que ele pudesse fazer, além disso, ele podia ter a certeza de que Paul sempre protegeria sua irmã.

O imprinting de Jacob

imprinting

Único imprinting descrito pela Saga enquanto acontecia, o nascimento da ligação entre Jacob e Renesmee é o exemplo perfeito da força dessa ligação e de que o fenômeno nem sempre envolve um relacionamento romântico.

No livro Amanhecer, o lobisomem estava prestes a matar a filha de Edward e Bella, por achar que o nascimento daquela criança híbrida tinha causado a morte de Bella. Enquanto a bebê estava com Rosalie, a descrição do pensamento de Jacob no livro (página 276) era:

imprinting

"O coração da coisa estava batendo. O dela não. Só um segundo se passara enquanto eu tomava essas decisões simples. O tremor ia ficando mais firme e acelerado. Eu me agachei, preparando-me para atacar a vampira loura e arrancar a coisa assassina de seus braços com meu dentes."

É neste momento em que o lobisomem e Renesmee cruzam os olhares pela primeira vez. No filme Amanhecer - Parte 2, o imprinting foi mostrado como se Jacob pudesse ver partes de sua vida no futuro, uma vida completamente dedicada a proteger e amar Renesmee. No livro, a explicação que o lobo deu a uma Bella já transformada foi:

"Não é como amor à primeira vista, realmente. É mais como.... a gravidade muda... de repente. Não é mais a Terra me prendendo aqui, é ela... Você se torna o que quer que ela precise que você seja, seja um protetor, um amor, ou um amigo."