Quem é o Metallo? Conheça o vilão que pode derrotar o Superman!

Na teoria, Metallo tinha tudo para ser o maior inimigo do Superman, pois quase todo o seu corpo é feito de Kryptonita, o famoso mineral que pode ser fatal para qualquer Kryptoniano. Apesar de não ser extremamente famoso, este vilão cruel e sádico é um dos adversários mais resilientes do Homem de Aço.

Metallo foi criado em 1949 por Robert Bernstein e Al Plastino e desde então tem sido presença recorrente nos quadrinhos da DC Comics, tendo até já feito uma aparição na série Supergirl do canal norte-americano CW.

A transformação do simples repórter em ciborgue

metallo-dc-comics-john-corben

John Corben era um repórter que tinha uma vida banal. Mas tudo mudaria para sempre no dia em que sofreu um grave acidente de carro que lhe causou várias lesões, sendo que muitos dos seus órgãos ficaram severamente danificados.

Felizmente para John, um cara sinistro chamado Dr. Vale apareceu na sua vida. O misterioso cientista decidiu transformar John (ou o pouco que restava dele) num ciborgue.

Vários órgãos do seu corpo foram substituídos como por exemplo o seu coração, que tinha sido extremamente danificado. Dr. Vale criou então um coração artificial de urânio e revestiu toda a pele de John por um tecido artificial super resistente, capaz de aguentar com qualquer tipo de impacto.

Problema: O urânio não é barato

metallo

Um coração de urânio até que pode parecer uma coisa legal, mas o problema é que o urânio é uma fonte de energia limitada, ou seja, John precisava de recarregar o seu coração com mais urânio.

Como o urânio é uma coisa bem cara, John decidiu abraçar uma vida criminosa, fazendo diversos assaltos para roubar mais urânio ou para ter grana para comprar mais, pois a sua vida agora dependia disso.

Apesar de todas as modificações e das suas atividades criminosas, John acabou por conseguir um emprego no Daily Planet, onde conheceu a repórter Lois Lane.

Curiosamente, o coração de urânio de John Corben acabou por não resistir aos encantos da namoradinha do Superman, e o vilão acabou por se apaixonar loucamente pela repórter.

Substituição no time Metallo: Sai Urânio, entra Kryptonita!

metallo

O cara não estava gostando deste negócio do urânio, pois para além de ser extremamente caro, ele não durava muito tempo e John decidiu começar a procurar alternativas que fossem mais viáveis.

Para a infelicidade do Superman, o vilão acabou descobrindo que a Kryptonita poderia substituir o urânio como combustível para o seu novo coração! A Kryptonita era mais duradoura e aumentava os seus níveis de poder, resistência e energia consideravelmente.

Depois de meses de pesquisa, John decidiu roubar uma pedra deste mineral alienígena que estava exposta no Museu de Metrópolis.

Como John sabia que o novo material do seu novo coração era a única fraqueza do Superman, ele tinha medo que o Homem de Aço tentasse destruí-lo. Foi assim que surgiu a rivalidade entre os dois - de um medo sem fundamento por parte do vilão Metallo.

Que o poder da Kryptonita esteja com você!

metallo

Apesar de ter um fraquinho pela Lois Lane e da sua aparência exterior ser praticamente igual à de uma pessoa normal, Metallo de humano tem muito pouco.

Este vilão da DC Comics não precisa dormir, comer, beber e respirar, ou seja, ele não tem nenhuma das necessidades básicas de um ser humano, tendo se tornado numa máquina alimentada por Kryptonita.

O seu corpo é extremamente resistente e ágil, ele possui força super-humana e é teoricamente indestrutível. Obviamente que a teoria deixa de fazer sentido, quando o Superman entra na equação.

O coração de Kryptonita, ao contrário do de urânio, dura para sempre e pode ser utilizado como uma arma, lançando raios laser (extremamente eficazes contra Kryptonianos). 

John Corben não é o único Metallo!

metallo

Ao longo dos quadrinhos do Superman, existiram três versões diferentes do vilão Metallo. O primeiro e o original é George Grant, contudo o mais conhecido por parte do público é o segundo Metallo, John Corben (aquele de quem falamos no artigo).

Curiosamente o terceiro Metallo é irmão de John e se chama Roger Corben. Esta foi a forma que os executivos da DC Comics utilizaram para aproveitar a popularidade de John Corben como Metallo.

Apesar de aparentemente diferentes, todos os Metallos têm uma história bem parecida e um ódio em comum pelo Homem de Aço.

Nem mesmo o Superman é páreo para Metallo quando este atinge todo o seu potencial

metallo

O Metallo é um cara bem insano e capaz de tudo para aumentar os seus níveis de poder. Quer uma prova? Ele foi capaz de vender a sua alma ao demônio Neron para obter novas atualizações em seu corpo de Ciborgue.

Metallo atinge todo o seu potencial quando consegue reunir todos os tipos de Kryptonita (verde, vermelha, azul, dourada, diamante, branca e negra) no seu corpo. Apesar da exposição a tanta radiação o tornar praticamente insano (e um pouco retardado), ele fica invencível.

Quando Metallo, consegue atingir este nível de poder, nem mesmo o Homem de Aço o consegue parar!