King Kong, fique a saber mais sobre o icônico gorila gigante!

No ano de 1933 o mundo estava prestes a conhecer um aquele que se tornou num dos personagens mais populares do planeta, estamos falando do King Kong.

O monstro que é na realidade um gorila gigante foi criado pelo cineasta norte-americano Merian C. Cooper de propósito para o filme King Kong. Curiosamente nesse mesmo filme, o monstro tinha o nome de apenas Kong pois foi desse jeito que ele foi batizado pelos habitantes do local ficcional da Ilha da Caveira.

Neste artigo vamos falar um pouco da sua criação, origem e outras curiosidades sobre um dos mais icônicos monstros de toda a história ficcional!

A obsessão com gorilas

king kong

Desde os seis anos de idade que Merian C. Cooper era completamente obcecado por gorilas e esse fascínio continuou a aumentar durante à idade adulta.

Durante as gravações em África de um dos seus filmes, o cineasta teve o seu primeiro contacto direto com uma família de babuínos e foi isso que fez com que ele tivesse a ideia de criar um filme sobre primatas.

Foi assim que Cooper começou desenvolvendo um filme de terror tendo como personagem principal um gorila gigante. O diretor já tinha na sua cabeça uma ideia bem desenvolvida daquilo que queria fazer, sendo que umas das primeiras cenas projetadas, foi a de um gorila gigante no topo de um edifício em Nova Iorque lutando contra aviões militares.

A história original

king kong

O primeiro filme do King Kong conta a história de um cineasta que ganhava a vida fazendo filmes sobre a vida selvagem e as suas criaturas. É assim que ele embarca para a Ilha da Caveira com toda a sua equipa de produção, filmagens e atores pois existia uma lenda sobre uma criatura gigante a que chamavam Kong.

Quando o equipe chega à ilha é recebida por um grupo de indígenas que começam a chamar à atriz principal de "a mulher de Kong". O chefe da tribo chega até a oferecer seis mulheres indígenas pela atriz, mas é nesse momento que todos eles percebem que o mais sensato a fazer é regressar ao navio que os levou até à ilha.

Contudo a tribo acaba mesmo por raptar a atriz e a oferecem para Kong, o gorila gigante de quem todas essas lendas falavam. Depois de muitas reviravoltas, Kong acaba por ser capturado e levado para Nova Iorque onde foi apresentado na Broadway como sendo a oitava maravilha do mundo.

Como seria de esperar o gorila gigante acaba por se libertar espalhando o caos por toda a cidade de Nova Iorque, é nesse momento que a imagem icônica de Kong subindo ao topo do Empire State Building acontece.

O interesse Japonês

king kong

Na década de 60 o estúdio japonês Toho comprou os direitos do personagem para aquele país e produziu dois filmes que se focavam no gorila, foram eles King Kong vs Godzilla e King Kong Escapa.

Para estas produções, a Toho decidiu alterar algumas das características e habilidades do personagem. Em King Kong vs Godzilla, o King Kong tinha cerca de 45 metros de altura, sendo capaz de aumentar a sua força através da absorção de energia elétrica.

Já em King Kong Escapa o gorila gigante apenas tinha 20 metros de altura e tinha de recorrer à sua força natural como sua única habilidade especial.

É importante ainda dizer que ao inserir o King Kong no universo Godzilla, isso fez com ele fosse um dos primeiros kaijus mamíferos, sendo que a sua maior característica era a sua inteligência. No entanto foram várias as vezes onde foi dado a entender que ele seria fisicamente mais forte que o Godzilla.

Mais que um simples gorila

kong

Apesar de ele parecer apenas um gorila gigante, o King Kong tem um conjunto de habilidades muito interessantes, algumas delas nada comuns!

O King Kong é um excelente trepador, sendo capaz de subir a montanhas, prédios ou outras estruturas bem altas com muita facilidade. Ele é ainda extremamente resistente, sendo raro ele mostrar sinais de exaustão, o seu corpo é também capaz de resistir a explosões e tiros de artilharia pesada.

A inteligência é outro fator importante deste personagem, ele é capaz de distinguir os seus aliados dos seus inimigos e de tirar proveito do que o rodeia nos combates com os seus adversários. Outra característica é a sua velocidade, que para um monstro do seu tamanha é bastante impressionante.

Por último temos de mencionar a sua força, King Kong é um monstro incrivelmente poderoso sendo capaz de feitos incríveis, muitos dizem que ele é mais forte que o próprio Godzilla.

Uma história de sucesso

kong

Quando o primeiro filme do King Kong foi lançado ninguém estava esperando que o personagem fosse o sucesso em que acabou por se tornar até aos dias de hoje.

Até à data o King Kong conta com cerca de dezoito aparições em filmes e séries, sendo que alguns desses projetos foram exclusivamente dedicados ao monstro. Existem ainda mais de dez games que contou com a presença deste personagem e oito livros sobre ele.

Mas ele não se ficou por aí, pois existem ainda quatro séries de quadrinhos exclusivamente dedicados ao gorila gigante. Mais do que um monstro, o King Kong acabou por se tornar num icône e numa máquina de fazer grana!

FIQUE LIGADO:

Duelo de titãs: conheça o filme original de King Kong vs Godzilla!

Descubra quem são os titãs de Godzilla II: Rei dos Monstros

Relembre todos os filmes de Godzilla do pior ao melhor!