Fênix Negra: Suposta trama vaza e filme pode dividir os fãs

O filme X-Men: Fênix Negra teria tido uma exibição teste que resultou em um vazamento da trama do longa em detalhes. Embora sem confirmação de autenticidade por parte da Sony, as informações destacam vários pontos que podem não agradar a todos os fãs dos heróis, que devem demonstrar opiniões bem divididas. (Via CBM)

O material foi publicado no Reddit por um usuário que teve sua história e identidade confirmadas pelos moderadores. E se você não quer spoilers do filme, é melhor parar por aqui. Pois as informações apontam mortes, detalham o final do longa, descrevem a participação dos extraterrestres, entre outros pontos fundamentais da trama.

De discriminados a heróis do país

fenix negra
Se uma das características marcantes do universo dos mutantes era a sua luta contra o preconceito, em X-Men: Fênix Negra isso vai ser diferente, pelo menos por um tempo. Conforme a sinopse oficial já apontava, dez anos após os acontecimentos de X-Men: Apocalipse, os X-Men ainda são vistos como heróis.

Não se sabe se o filme vai fazer alguma referência ao que mais aconteceu durante esses dez anos que possibilitou aos mutantes manter esse status e a admiração popular. Mas é esta nova posição que rende aos heróis a missão de salvar um grupo de astronautas que está em perigo no espaço.

O surgimento da Fênix Negra

dark phoenix

Também como a sinopse já havia divulgado, é durante essa missão que Jean é atingida por ondas cósmicas, das quais os mutantes tentavam salvar os astronautas. É essa experiência que deve provocar nela o despertar de uma força maligna.

Mercúrio vai correr no espaço!

OK, não em gravidade zero. Segundo o vazamento, para salvar os astronautas, Noturno usaria sua capacidade de se teletransportar para levar Mercúrio da nave dos X-Men para o foguete em que estão aqueles que precisam ser resgatados. E seria durante esse resgate que Mercúrio demonstraria mais uma vez o alcance de seus poderes.

De acordo com as informações vazadas, na exibição teste, o novo momento não contava com a clássica trilha dos anos 1990 que marcou a primeira cena em que Evan Peters demonstrou a velocidade do mutante. Como o nome diz, contudo, é uma exibição "teste", e uma trilha apropriada pode (ou não) ser adicionada no processo de pós-produção.

E os alienígenas?

dark phoenix

Ainda este mês, o diretor Simon Kinberg afirmou durante uma entrevista que o filme seria mais fiel aos quadrinhos, e contaria, inclusive, com personagens extraterrestres.

De acordo com o usuário do Reddit, após Jean ser atingida pelas ondas cósmicas, ela inadvertidamente danifica a nave dos X-Men, que acaba caindo em um planeta alienígena. Os extraterrestres - e não, não são os skrulls - declaram, então, guerra contra a Terra, supostamente motivados por dominar a Fênix e usá-la para destruir a raça humana antes que ela se torne uma ameaça para eles.

De acordo com as informações, os poderes dos aliens se restringem à capacidade de levitar e de mudar de forma. Ao pousarem na Terra, a líder dos extraterrestres assume a aparência da personagem de Jessica Chastain.

Em outro momento, ela rouba a identidade de um agente do FBI, envolvendo o governo americano na situação. O fato, contudo, de não haver, até então, indicações de os aliens serem os skrulls pode desapontar um pouco os fãs quanto à fidelidade com os quadrinhos anunciada pelo diretor.

Flashback da infância de Jean

jean grey

O filme teria início com um flashback que mostraria uma Jean Grey ainda criança, passando pelo acidente de carro que mata seus pais. O longa, contudo, revelaria que, ainda que totalmente sem intenção,  os poderes da mutante teriam provocado o acidente.

Outro momento ainda revelaria que o pai de Jean, na verdade, está vivo. O professor Xavier teria mentido para ela porque seu pai não a queria, após descobrir que a menina era uma mutante. A revelação faz com que Jean perca o controle e quase mate o próprio pai em um dos momentos em que a Fênix Negra assume.

O adeus de Mística

Jennifer Lawrence já havia demonstrado sua vontade de finalizar sua participação como Mística. Logo, não deve vir como grande surpresa o fato de que, supostamente, a mutante é morta em um dos momentos de descontrole de Jean. O trauma da morte da amiga faria, então, com que a Fênix Negra assumisse definitivamente.

Magneto será vilão... de novo...

Embora Magneto seja um personagem complexo e com motivações compreensíveis... aliás, exatamente por causa disso, o personagem ganhou o carinho dos fãs, que torcem pelo mutante quando ele luta ao lado do professor Xavier. 

Entretanto, já perdemos as contas de quantas vezes ele transitou entre os papéis de vilão e herói, parecendo sempre volta à estaca zero de uma possível evolução moral. Trazer isso (mais uma vez) em X-Men: Fênix Negra é o passo certo?

Segundo as informações vazadas, o mutante iniciaria como vilão em Fênix Negra, embora tenha sido visto pela última vez nos cinemas em um caminho heroico. E os próprios personagens fariam referência a essa inconstância do mutante.

Um outro ponto que pode dividir os fãs, porém, é o novo aliado de Magneto (versão vilão): Fera. Apaixonado por Mística, Fera se deixa levar por seu luto e se une a Magneto na tentativa de parar a Fênix Negra.

Nada de uniforme na cena final

fenix negra

Os uniformes amarelo e preto inspirados em Os Novos X-Men, de Frank Quitely, apareceriam apenas por alguns momentos do filme. E não estariam na cena da batalha final, na qual os mutantes lutariam usando: roupas normais.

Além disso, para desapontamento dos fãs, um casaco vermelho seria toda a base da aparência da Fênix Negra durante o filme. Algo nem remotamente próximo ao uniforme da mutante nos quadrinhos.

O final do filme

As informações contam que o plano dos alienígenas era unir todos os líderes mundiais em um único lugar para matá-los, embora não deixe claro como isso iria destruir a humanidade ou se a intenção seria assumir o controle dos governos.

A batalha final, então, se passaria do lado de fora das Nações Unidas. O professor Xavier e Ciclope tentam manter os extraterrestres longe do local.  Os detalhes vazados não especificam a atuação de Magneto e Fera neste momento ou como Jean volta a si depois do domínio da Fênix Negra.

O fato é que Jean iria ao espaço, ao encontro da nave que vem em direção à Terra. Após soltar uma "Eu não sou a Jean, eu sou a Fênix", ela explodiria, destruindo os invasores. Mas não antes de se despedir mentalmente de Ciclope.

Cenas repetidas de X-Men: O Confronto Final

Simon Kinberg, diretor de X-Men: Fênix Negra, também foi um dos roteiristas de X-Men: O Confronto Final. Em várias ocasiões, o cineasta afirmou encarar o novo longa como uma oportunidade de fazer as coisas certas dessa vez. Mas, pelo visto, ele também trouxe alguns pontos da plot do filme anterior. Seriam eles:

  • Jean quase mata Charles Xavier: Novamente e da mesma forma. Segundo o vazamento, a cena em que Jean faz com que Charles levite e o mata no ar se repetiria em Fênix Negra. Dessa vez, porém, a mutante pararia antes de matar seu mentor.
  • Jean quase mata Ciclope: De novo e da mesma forma. O mesmo acontece com a cena em que Jean tira os óculos de Scott para controlar seu poder. Mais uma vez, contudo, ela para poucos segundos antes de matar o mutante.

Magneto e a Irmandade dos...Mutantes aleatórios

Se os fãs estavam na expectativa de ver a Irmandade de Mutantes de Magneto, talvez se decepcionem, caso as informações vazadas se provem verdadeiras. O motivo é que a Irmandade já teve várias formações, porém nenhuma delas é mostrada no filme. No longa, o grupo que Magneto reúne seria de mutantes até então desconhecidos

Nenhuma das informações acima foram confirmadas pela Sony e devem ser tratadas como rumores. Por outro lado, ainda que sejam verdadeiras, o longa segue passando por refilmagens.

X-Men: Fênix Negra tem estreia marcada para 14 de fevereiro de 2019.