45 desenhos antigos que marcaram as décadas de 80, 90 e 2000!

Relembre 45 desenhos animados que fizeram parte da infância das gerações que cresceram nos anos 80, 90 e 2000. Segura a nostalgia!

Desenhos animados dos anos 80

1. O Clube da Luluzinha

desenhos animados antigos

  • Ano: 1976 - 1977 (Transmitida no Brasil nos anos 1980)
  • Emissora: SBT

Este desenho - sobre o qual os pais de vários de nós já deve ter falado - se baseia nos cartoons da cartunista Marjorie Henderson Buell, de 1935. Em 1945, a personagem Luluzinha ganhou sua própria revista em quadrinhos, publicada até 1984. No Brasil, a vimos pela primeira vez em 1955, nos quadrinhos da editora O Cruzeiro.

A história acompanha uma menina inteligente e bem teimosa, que adora inventar histórias de aventuras, se metendo em diferentes apuros. O primeiro desenho animado foi feito entre 1943 e 1948, mas só chegou às telinhas brasileiras nos anos 1980, com transmissão no SBT. Ah, a personagem chegou a ganhar um anime: Luluzinha e Seus Pequenos Amigos, que foi ao ar entre 1976 e 1977 nos Estados Unidos, e também nos 1980 no Brasil, na emissora do Sílvio Santos.

2. Pica Pau

desenhos animados antigos

  • Ano: 1981
  • Emissora: SBT

Ok ok, neste estamos trapaceando bem, já que a primeira vez que Pica Pau foi ao ar na televisão brasileira foi em 1951, na extinta Rede Tupi. Mas é bem difícil deixar esse ícone das infâncias brasileiras de fora desta lista.

Até porque o carismático (e um tanto quanto sacana) personagem marcou as memórias de várias crianças que cresceram na década de 1980 e 1990, já que ele ganhou muita expressão na televisão brasileira a partir de 1981, quando o SBT tomou posse do desenho.

Com sua marcante risada, o Pica-Pau conquistou crianças de diferentes gerações, que acompanhavam suas trapalhadas ao lado do fiel cavalo Pé de Pano. E claro, em geral, tudo acabava bem para o passarinho, mas não tão bem para os demais personagens, como Picolino, Zeca Urubu e Leôncio.

3. She-Ra: A Princesa do Poder

desenhos animados antigos

  • Ano: 1985 - 1986
  • Emissora: Globo

Criada como uma versão feminina de He-man e os Mestres do Universo, essa série animada acompanha Adora. Após ser forçado a atravessar um portal dimensional, He-Man/Príncipe Adam se junta à rebelião contra a horda, mas acaba prisioneiro da capitã Adora.

Durante sua prisão, contudo, He-Man alerta Adora que ela está lutando do lado errado. Ela decide sair pela cidade e compreende que a Resistência está certa em lutar contra a Horda, e passa a se libertar dos feitiços que controlavam sua mente e a lutar do lado certo.

4. Tom e Jerry

  • Ano: 1980
  • Emissora: SBT

Mais uma rápida trapaça! Tom e Jerry, acredite se quiser, foi ao ar na televisão americana entre 1940 e 1967. Por que, então, ficou tão popular entre as crianças que cresceram na década de 1980 e 1990 no Brasil? Porque o SBT passou a exibir a animação em dezembro de 1980.

Antes disso, a Rede Globo já tinha transmitido a engraçada rotina de perseguição do gato Tom e do rato Jerry nos anos 1960, mas se estamos falando das crianças dos anos 1980, foi a transmissão no SBT que marcou história. E a produção Hanna-Barbera seguiu e segue conquistando novas gerações, visto que de 1992 a 2010 foi transmitido pelo Cartoon Network e, desde então, pode ser visto no canal Boomerang.

A exemplo do vídeo acima, o canal WB Kids compartilha vários compilados dos episódios clássicos do desenho.

5. Muppets Babies

desenhos antigos

  • Ano: 1984
  • Emissora: SBT

A ideia para a série surgiu a partir de uma cena do filme The Muppets take Manhattan. Protagonizado pelos "muppets fantoches", o longa mostra Miss Piggy imaginando como seria se ela e Kermit/Caco o Sapo tivessem crescido juntos.

O desenho nos apresentou as versões bebês dos personagens e sua babá (a quem só víamos pela metade). Transmitidas no Brasil durante os anos 1980 no programa da Mara Maravilha, no SBT, as aventuras dos personagens ainda renderam vários outros filmes e, em 2018, ganharam um reboot no Disney Junior.

Ah, quer uma surpresa? A série Muppet Babies foi produzida por "ninguém" menos que a The Jim Henson Company e pela Marvel Productions, com produção adicional da Toei Animation.

6. Os Smurfs

  • Ano: 1981
  • Emissora: Globo

Criada pelo cartunista e roteirista belga Pierre Culiford, Les Schtroumpfs, como era seu nome original, apareceram pela primeira vez em quadrinhos do ano 1958. Em 1981, a Hanna-Barbera Productions decidiu investir em uma série de animação. Atualmente, a franquia já ganhou filmes, jogos e até parque temático.

Os episódios contam a história dos Smurfs, pequenos seres azuis que vivem em uma vila na floresta, liderada pelo Papai Smurf. Nesse contexto, personagens como Smurfett, Gênio, Joca, Robusto e Desastrado precisam escapar das caçadas do malvado Gargamel.

Hoje, também pode ser visto no YouTube, no canal Smurfs Brasil, que publica coletâneas de episódios como a acima.

7. Thundercats

desenhos animados antigos

  • Ano: 1985
  • Emissora: Globo

A aventura dos sobreviventes da destruição do planeta Thundera conquistou muitos fãs pelas décadas de 80 e 90. Os ThunderCats, espécie de nobreza thunderiana, precisaram fugir para se salvar e proteger a lendária Espada Justiceira, onde estava o Olho Místico de Thundera, fonte de poder dos ThunderCats.

Após 30 anos em estado de animação suspensa, eles acordam no Terceiro Mundo. Lion-O, Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf constroem a Toca dos Gatos ao lado dos amigáveis nativos. Mas o feiticeiro demoníaco do Terceiro Mundo, Mumm-Ra, também passa a buscar o Olho de Thundera.

8. He-Man

  • Ano: 1982
  • Emissora: Globo

Em 1976, o então CEO da Mattel, Ray Wagner, recusou um acordo para produzir action figures de Star Wars. Após o tremendo sucesso dos filmes de George Lucas, a Mattel lançou várias linhas de brinquedos que tentavam competir com os produtos da Lucasfilm. Entre eles estava o He-Man.

Depois do sucesso, o personagem ganhou histórias em quadrinhos e a série televisiva que conquistaria gerações com as aventuras do príncipe Adam de Eternia. Com o poder de se transformar em He-Man ao empunhar a Espada do Poder e proclamar "Pelos poderes de Grayskull...eu tenho a força!", ele precisava proteger todos do perigoso Esqueleto.

O desenho foi apresentado nos programas Balão Mágico, Xou da Xuxa, TV Colosso e Angel Mix, com grande sucesso na Rede Globo.

9. Os Ursinhos Carinhosos

desenhos animados antigos

  • Ano: 1985
  • Emissora: SBT

Poderíamos bem ter trapaceado com este também, já que, no Brasil, Os Ursinhos Carinhosos foi exibido no SBT apenas nos anos 1990, primeiramente no programa Show Maravilha e depois no Bom Dia & Cia. Mas os alegres personagens surgiram, na verdade, em 1981, como ilustrações de cartões de boas-festas e de aniversário. Em 1985, eles ganharam sua própria série animada de TV, seguida por três filmes.

A história acompanha uma família de ursinhos coloridos, cada um com uma insígnia e um poder diferente, que ajuda as pessoas a trocarem bons sentimentos e protegem a Terra do mal e do perigo do vilão Coração Gelado. Recentemente, o desenho ganhou uma versão com animação 3D na Netflix.

10. Caverna do Dragão

desenhos animados antigos

  • Ano: 1983
  • Emissora: Globo

A inocente agonia de ver Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby quase conseguindo voltar para casa a cada episódio foi algo que marcou a infância de todos que acompanhavam Caverna do Dragão. No Brasil, a série estreou em 1986, no programa Xou da Xuxa da Rede Globo.

Baseada do popular jogo de RPG Dungeons & Dragons, a série acompanha seis jovens que, após um passeio de montanha-russa, vão parar no mundo de perigos de Dungeons & Dragons. Com a ajuda do misterioso Mestre dos Magos, eles enfrentam o Vingador enquanto tentam voltar para casa.

Curiosidade: A série não teve uma conclusão e uma teoria bem obscura sobre o provável final ganhou espaço na internet: os jovens teriam morrido no passeio de montanha russa, motivo pelo qual nunca conseguiam retornar. Além disso, o Vingador teria sido criado pelo Mestre dos Magos, e Uni, o doce unicórnio, seria um demônio com a missão de sempre atrapalhar o retorno das crianças. Macabro, né?!

11. Garfield e seus Amigos

desenhos animados antigos

  • Ano: 1988
  • Emissora: Globo

Garfield apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1978, chegando a ser publicado depois em 2570 jornais pelo mundo. Baseado nos personagens das tirinhas, a série televisiva animada Garfield e seus Amigos estreou em 1988.

O desenho acompanhava o dia a dia do preguiçoso gato Garfield, do atrapalhado cachorro Odie, do autoproclamado "gato mais lindo do mundo" Nermal e de outros personagens.

12. Cavalo de Fogo

desenhos animados antigos

  • Ano: 1986
  • Emissora: SBT

"Foi quando, correndo, eu vi um cavalo de fogo ali..." Fala sério, a gente já esperava até pela parte desafinada da abertura deste clássico. Lançado pela Hanna-Barbera em 1986, o desenho nos apresenta a Sara, uma jovem garota com um passado que esconde seu verdadeiro destino como princesa do reino de Dar-Shan.

Salva das garras da bruxa Diabolyn quando bebê, Sara cresceu no nosso mundo. Aos 13 anos, porém, ela descobre que seu medalhão é mágico e convoca o Cavalo de Fogo, que pode levá-la ao seu reino de origem, em um universo paralelo. Lá, ela vai proteger seu reino da vilã e honrar seus pais.

13. Babar

desenhos animados antigos

  • Ano: 1989
  • Emissora: Tv Cultura

Baseado no livro francês L'Histoire de Babar, escrito por Jean de Brunhoff, este desenho animado conta a história da vida de Babar, o Rei dos Elefantes. Após sua mãe ser morta por um caçador na floresta, Babar, ainda criança, foge para a cidade. Lá ele conhece uma senhora humana que o ensina a andar e se comportar como um humano.

Já adulto, ele retorna à floresta e salva seus amigos elefantes do caçador que matou sua mãe, o que fez com que o coroassem o Rei dos Elefantes. A aclamada série animada acompanha, então, a vida de Babar após seu casamento com Celeste, a construção da Cidade dos Elefantes e o crescimento de seus três filhos.

14. Cãezinhos do Canil

desenhos animados antigos

  • Ano: 1986
  • Emissora: SBT

Mais uma obra da icônica Hanna-Barbera, Cãezinhos do Canil acompanhava a rotina e as aventuras de um grupo de cachorrinhos que tentavam ajudar na adoção dos animais que chegavam ao canil.

Medroso era o líder da equipe canina. Ao seu lado, estavam a materna Nose Marie, a animada Olhos Brilhantes, o cientista maluco Uivador, o criativo Sonhador, e Holly (sobrinha da vilã Katrina).

Desenhos animados dos anos 90

15. Inspetor Bugiganga

desenhos animados antigos

  • Ano: 1982
  • Emissora: Record / SBT

Embora tenha sido lançada em 1982, esta série animada só foi exibida no Brasil, pela Rede Record e mais tarde pelo SBT, na década de 1990. O desenho acompanhava um atrapalhado inspetor policial que, após um acidente, foi transformado numa espécie de robô com centenas de bugigangas.

Em 1999, a Walt Disney Studios lançou um filme live-action de Inspetor Bugiganga, com o ator Matthew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado) no papel do protagonista.

16. Homem-Aranha: A série animada

desenhos animados antigos

  • Ano: 1994
  • Emissora: Globo

Há quem diga que Spider-Man: The Animated Series foi uma das melhores produções do personagem até hoje, além de ser a animação mais bem sucedida do teioso. Desenvolvida pela Marvel Productions de 1994 a 1998, a série teve produção executiva, revisão e consultoria de histórias de ninguém menos que Stan Lee, um dos maiores nomes por trás do estúdio.

Aclamada pelos fãs do cabeça de teia até hoje, a animação apresentou vários dos grandes vilões do quadrinho do aracnídeo, como Venom, Mysterio, Duende Verde, Doutor Octopus e Abutre. Além disso, contou com a participação de outros heróis, como Homem de Ferro, Capitão América, Demolidor, X-Men, Justiceiro, entre outros.

17. Rugrats: Os Anjinhos

desenhos animados antigos

  • Ano: 1991
  • Emissora: TV Cultura / SBT / Rede Globo

Se a Hanna-Barbera praticamente dominou a produção dos desenhos animados mais populares dos anos 1980, os anos 1990 marcam o início do grande destaque da Nickelodeon nesse mercado. Produzido pela Nickelodeon Animation Studios, Os Anjinhos foi um sucesso absoluto.

A animação acompanha a rotina de um grupo de bebês, composto por Tommy Pickles, Chuckie Finster e os gêmeos Phil e Lil DeVille. Capazes de se comunicar entre si, ainda que os adultos não os compreendam, eles aprontavam todas com uma dose extra de inocência.

No Brasil, foi exibido na TV Cultura, no SBT (no programa Bom Dia & Cia) e na Rede Globo (nos programas Bambuluá e TV Globinho).

18. SWAT Kats

desenhos animados antigos

  • Ano: 1993
  • Emissora: SBT

Mais uma produção de sucesso da Hanna-Barbera, SWAT Kats, o Esquadrão Radical marcou a infância de muitas crianças com as aventuras da dupla de gatos T-Bone e Razor. Ex-pilotos da força militar injustamente expulsos, eles seguiram se dedicando a salvar a cidade de MegaKat City de vários perigos, mas como os vigilantes SWAT Kats.

No Brasil, foi exibido em canais fechados como Cartoon Network e Boomerang, mas também na TV aberta, nas emissoras SBT (nos programas Bom Dia & Cia com Jackeline Petkovic, Vovó Mafalda, Sessão Desenho, A Hora Warner e Sábado Animado) e Rede Globo (nos programas TV Colosso, Xuxa Park, Angel Mix e Festival de Desenhos).

19. Tiny Toons

desenhos animados antigos

  • Ano: 1990
  • Emissora: Globo

"É Tiny! É Toon! Com muitas novidades!" Para se tornar a próxima geração de personagens de sucesso da Looney Tunes, esse animado grupo frequentava a Acme Looniversidade.

A inspiração nos personagens já conhecidos da Looney Tunes faz com que eles pareçam uma versão mais jovem dos originais, embora se identifiquem com outros nomes e histórias. Perninha e Lilica foram inspirados no Pernalonga; Plucky Duck, no Patolino; Presuntinho, no Gaguinho; Roy Corrói, no Taz; Frajuto, no Frajola; Fifizinha, no Peppe Le Pew; Coiote Coió, no Coiote; e Bipezinho, no Papa-Léguas.

20. As Meninas Superpoderosas

desenhos animados antigos

  • Ano: 1998
  • Emissora: Cartoon Network / SBT

Inicialmente produzida pela Hanna-Barbera e, a seguir, pelo Cartoon Network Studios, o desenho que acompanha as aventuras de Florzinha, Lindinha e Docinho foi uma febre entre as crianças que cresceram nos anos 1990. Criadas pelo professor Plutônio, elas precisam salvar a cidade de Townsville, entre uma brincadeira e outra, de vário vilões, com o famoso Macaco Louco.

Enquanto foi transmitida, de 1998 a 2005, a série original foi indicada a seis Emmy Awards, 9 Annie Awards e um Kids Choice Awards. Em 2016, o Cartoon Network lançou uma nova versão do desenho.

21. Hey Arnold!

desenhos animados antigos

  • Ano: 1996
  • Emissora: Nickelodeon

Mais uma criação da Nickelodeon, esta série animada nos apresenta a Arnold, um aluno da quarta série que mora em uma pensão com seus avós. Ao acompanhar a rotina do jovem e suas experiência pela cidade, esta animação abordou importantes temas - incluindo alguns bem sérios e tristes - e lições de vida, algo pelo qual ganhou grande reconhecimento.

No ar até 2001, com 100 episódios divididos em 5 temporadas, Hey, Arnold! ainda ganhou um filme em 2017. O longa animado resolveu algumas linhas de trama que haviam ficado sem respostas na animação original.

22. Doug Funnie

desenhos animados antigos

  • Ano: 1991
  • Emissora: SBT / Manchete

E dá-lhe Nickelodeon! Primeiro Nicktoon (animação produzida pela Nickelodeon) a ser produzido e exibido, Doug Funnie conquistou o público brasileiro, principalmente na época em que era exibido no SBT, no programa Disney Club, e no Disney Channel.

Um dos desenhos que mais marcaram a geração dos anos 1990, esta série nos apresentou ao atrapalhado e sonhador Doug. Ao lado de seu melhor amigo, Skeeter, e de seu fiel cachorro, Costelinha, Doug vivia o dia a dia da adolescência. O personagem ainda ganhou brinquedos, uma série de livros, um filme, um videogame e até um musical.

23. O Fantástico Mundo de Bobby

desenhos animados antigos

  • Ano: 1990
  • Emissora: SBT

O Fantástico Mundo de Bobby ganhou a apreciação do público por ter como foco a infância e a imaginação de uma criança de quatro anos autista. Com um traço e uma trama extremamente lúdicos, o desenho mostrava a forma fantasiosa e criativa por meio da qual Bobby vivenciava as experiências cotidianas da infância.

Criado pelo ator e comediante canadense Howie Mandel (mais conhecido, talvez, por ser jurado de programas como X Factor), o desenho foi exibido no Brasil no SBT, em programas como Show Maravilha, Bom Dia & Cia e Sábado Animado.

24. Johnny Bravo

desenhos animados antigos

  • Ano: 1997
  • Emissora: Cartoon Network

Exibida entre 1997 e 2004, esta série animada nos apresentou ao vaidoso Johnny Bravo. De forma cômica e satírica, o desenho brincava com o estilo playboy malhadão do personagem, que achava que poderia conquistar a tudo e a todos com sua beleza. Porém, quase nunca tinha sucesso, já que era um tanto quanto... burro, além de pouco educado.

Produzida e exibida pelo Cartoon Network, mas em parceria com a Hanna-Barbera, a série acompanhava Johnny em suas várias tentativas falhas de conseguir uma namorada.

25. Beavis e Butt-Head

desenhos animados antigos

  • Ano: 1993
  • Emissora: MTV

Um desenho animado impróprio para crianças, Beavis e Butt-Head nos apresentou a dois adolescentes sedentários, mal educados, com problemas sociais e que veem graça em coisas que estejam associadas a violência, sexo, destruição, macabro, ainda que não tenham experiência alguma com nenhum desses temas.

Apresentada na MTV, emissora cuja grade de programação consistia principalmente em programas voltados para música, a série trazia os personagens muitas vezes criticando videoclipes de diferentes artistas ou clipes de outros programas, como Jersey Shore.

26. A Hora do Recreio

  • Ano: 1997
  • Emissora: SBT

A aventura que pode ser vivida a cada recreio na escola quando somos crianças foi traduzida por este desenho. Produzida pela Walt Disney Television Animation, a série animada acompanha os estudantes T.J., Vince, Spinelli, Gretchen, Mikey e Gus a cada hora do recreio.

É lá que os alunos vivem suas maiores aventuras, enquanto lidam com as angústias de crescer, ao mesmo tempo que precisam encarar o diretor da escola, a inspetora Senhorita Finster e alguns estudantes que praticam bullying.

27. Coragem, o Cão Covarde

desenhos animados antigos

  • Ano: 1996
  • Emissora: Cartoon Network

Quem nunca teve vontade de abraçar o Coragem e de gritar para que Muriel e Eustácio enfim se dessem conta dos perigos dos quais seu cachorro os protegia?! Com tons macabros, esse desenho acompanhava o casal de idosos que moravam em uma fazenda isolada com seu cãozinho.

Contudo, o local era constantemente alvo de monstros, demônios, zumbis, alienígenas. E apenas Coragem se dava conta disso a tempo de salvar seus distraídos e incrédulos donos.

28. Digimon

  • Ano: 1999
  • Emissora: Globo

Dê o play no vídeo acima e cante junto com a Angélica para ativar o modo Nostalgia de vez! Na cola do sucesso de Pokémon, outro anime com monstrinhos poderosos ganhou fama pelo mundo na década de 1990: Digimon. Mas, na verdade, sua inspiração veio do famoso Tamagotchi, que chegou a ser lançado com o nome Digimon, abreviação para Digital Monsters.

Distribuído pela Bandai e produzido pela Toei Animation, o desenho acompanhava um grupo de jovens que se via transportado para um universo paralelo, onde cada um agora possuía um Digimon, ao lado de quem eles iriam lutar contra os perigos desse novo mundo. Misturando ação, aventura, comédia, drama e ficção científica, o anime conquistou muito sucesso, ganhando filmes, videogames, brinquedos, mangás e livros.

29. Frekazoid!

desenhos animados antigos

  • Ano: 1995
  • Emissora: Globo / Band / SBT

Inicialmente pensada para ser uma animação do estilo Batman: The Animated Series, este desenho ganhou uma abordagem menos séria, de comédia, após a sugestão do produtor Spielberg. Sim, ele mesmo, Steven Spielberg.

Considerado um dos desenhos mais loucos da década de 1990, Frekazoid! misturava cenas de filmes antigos, enquanto contava a história de Dexter Douglas, que vai parar no ciberespaço após seu gato ativar um defeito do novo processador do seu dono. Lá, Dexter se torna um super-herói maluco, tendo absorvido todas as informações da internet e ganho super poderes.

30. Sakura Card Captors

desenhos antigos

  • Ano: 1996
  • Emissora: Globo

Mais um excelente exemplo do boom que foi o sucesso dos animes nos anos 1990 (se fôssemos citar todos aqui, esta lista não teria mais fim!), Sakura Card Captors conta a história da menina de dez anos Sakura Kinomoto que encontra por acidente o Livro Clow.

Ao abri-lo, Sakura liberta 52 cartas mágicas e, agora, ela tem a missão de capturá-las novamente e proteger o mundo da magia das cartas errantes. Sempre que Sakura consegue capturar uma delas, ela passa a poder usar a magia da carta a seu favor em novas capturas.

Além de engraçada e envolvente, a trama deste anime conquistou por alguns mistérios inesperados, revelações sobre personagens a princípio secundários e outros elementos que fizeram da animação um grande sucesso pelo mundo.

31. As Aventuras do Pequeno Urso

  • Ano: 1995
  • Emissora: TV Cultura

Se você curtia acompanhar as aventuras do Pequeno Urso e de seus amigos, com certeza você já teve vontade de morar onde ele morava. Um campo calmo, rodeado por lagos e lindas paisagens, uma casinha cheia de charme, com a Mamãe Urso preparando comidinhas gostosas.

O desenho As Aventuras do Pequeno Urso trazia um pouco do gostinho de despreocupação da infância, acompanhada de várias lições, o que fez ele ser considerado um desenho animado educativo.

32. Simpsons

desenhos antigos

  • Ano: 1989
  • Emissora: Fox Channel/Globo

Provavelmente a série de animação mais famosa da história da televisão (além de a mais longa, com 30 temporadas), Os Simpsons ganhou cada vez mais espaço na mídia mundial com sua proposta de paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados, com críticas à cultura, à política e vários outros pontos.

Um filme, lançado em 2016, arrecadou mais de meio milhão de dólares por todo o mundo. Além disso, o desenho é conhecido por suas "previsões", com cenas que pareciam antecipar grandes acontecimentos, como a recente compra da Fox pela Disney ou os resultados das últimas eleições americanas.

Desenhos animados dos anos 2000

33. X-Men: Evolution

desenhos antigos

  • Ano: 2000
  • Emissora: Globo

X-Men: Evolution foi uma das muitas produções que a franquia X-Men ganhou no decorrer dos anos e, provavelmente, foi uma das mais queridas pelos fãs. Esta versão trouxe os personagens reimaginados em uma idade mais jovem, em geral adolescentes. Uma forma bem sagaz de apresentar os heróis para novas gerações.

Com todo o atrativo da coisa dos superpoderes somada ao lado cômico da adolescência e à ação das cenas de lutas, o desenho animado fez muitas crianças e jovens da década de 2000 parar em frente à TV para ver os mutantes.

34. Jimmy Neutron

desenhos antigos

  • Ano: 2002
  • Emissora: Nickelodeon / Globo

Inicialmente transmitida pela Nickelodeon e, logo depois, pela Rede Globo, este desenho animado chegou a ser o 10º programa de televisão mais assistido do mundo. Lançada um ano depois do filme que nos apresentou ao menino gênio, a série de Jimmy Neutron deu continuidade à história apresentada no longa animado (que chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Animação).

A trama acompanha mais uma vez Jimmy e seus inventos mirabolantes e geniais, os quais ele usa tanto para facilitar as atividades de seu dia a dia quanto para salvar o mundo (às vezes dos perigos que suas próprias criações podem causar). Mas o atrativo da série é também a abordagem de assuntos com os quais os pequenos espectadores podem se identificar, como amizade, escola e família.

35. Bob Esponja

desenhos antigos

  • Ano: 1999
  • Emissora: Nickelodeon / Globo

Vamos a mais uma trapaça?! Lançado em 1999, fica bem claro porque Bob Esponja marcou tanto os anos 2000. Criada pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, esse desenho da Nickelodeon conquistou crianças, adolescentes e adultos com seu humor sarcástico e, por vezes, meio pateta; tornando-se o programa de maior sucesso da história da Nickelodeon.

Na trama, acompanhamos as trapalhadas da esponja do mar Bob Esponja e da estrela do mar Patrick Estrela, enquanto convivem com outros personagens, como o impaciente Lula Molusco e o seu Sirigueijo.

36. Padrinhos Mágicos

desenhos antigos

  • Ano: 2001
  • Emissora: Nickelodeon / SBT

Segundo programa mais bem sucedido da Nickelodeon, Padrinhos Mágicos acompanha as aventuras de um menino de dez anos que descobre ter padrinhos com poderes especiais. Em meio a muita comédia, mas também a abordagem de assuntos importantes, vemos o grupo provocando confusões de todos os tipos.

O sucesso do desenho foi tanto que ele ganhou dez filmes no decorrer de sua transmissão, além de 16 especiais, que marcavam datas como natal ou eventos como as Olimpíadas. Os personagens de Padrinhos Mágicos ainda participaram de três crossovers com os de Jimmy Neutron.

37. Rocket Power

desenhos antigos

  • Ano: 1999-2004
  • Emissora: Nickelodeon / Rede Globo / TV Cultura / Bandeirantes

Este a gente até colocou o ano em que foi exibido o episódio final, para justificar colocá-lo na lista dos anos 2000. A verdade é que este desenho deixou muita criança com vontade de morar perto da praia ou de aprender a andar de skate e patins.

Também da Nickelodeon, este desenho animado nos apresentou a Reggie, Otto, Twistter, Violet e Sam, moradores de Ocean Shores e apaixonados por esportes radicais. O sucesso do desenho lhe rendeu ainda três filmes e um jogo de videogame.

38. Avatar: A Lenda de Aang

desenhos antigos

  • Ano: 2005
  • Emissora: Nickelodeon

Uma das primeiras séries animadas americanas a trazer um traço extremamente parecido com o dos animes japoneses, Avatar: A Lenda de Aang trouxe uma história complexa, dividida em "quatro livros", quatro partes que representavam cada uma das tribos: fogo, água, terra e ar.

Aang, protagonista do desenho, é um jovem menino que carrega consigo a responsabilidade de se tornar o próximo Avatar, ou seja, aquele que conseguirá "dobrar" os quatro elementos - e não apenas um, como os demais dobradores de cada tribo. Ao lado de importantes amigos e aliados, ele precisa enfrentar a violenta tribo do fogo, que teme que o Avatar pare seu violento e totalitário governo.

Combinando anime com cartoons americanos, esta série conquistou fãs em todo o mundo e foi reconhecida com prêmios como Annie Awards, Genesis Awards, Primetime Emmy Award e Peabody Award. Além de um filme não muito bem sucedido, a série ganhou uma continuação bem elogiada, Avatar: a Lenda de Korra.

39. Futurama

desenhos antigos

  • Ano: 1999-2013
  • Emissora: Comedy Central

Mais um que estreou no finalzinho do segundo tempo dos anos 1990, mas que marcou as gerações dos anos 2000, visto que foi exibido durante toda a década. Do mesmo criador dos Os Simpsons, Futurama é uma série estilo sitcom que mistura ficção científica, com traços e abordagens "retro-futurísticas" e muito humor e sátira.

A trama se passa na cidade de Nova Nova York na virada do século XXXI. Em meio a novos recursos tecnológicos, temas como aquecimento global, abuso de substâncias químicas e burocracia são abordados com um humor crítico. A série teve sete temporada e foi muito elogiada e querida pelos fãs.

40. Super Choque

desenhos antigos

  • Anos: 2000
  • Emissora: Cartoon Network / SBT

Produzida pela Warner Bros. Television, adaptou os quadrinho homônimos, trazendo para as telinhas o jovem Virgil Ovid Hawkins. Inteligente, atlético e bem-humorado, Virgil vê sua vida mudar após ser exposto acidentalmente a um gás desconhecido, o que o faz ganhar superpoderes eletrostáticos. É quando ele assume a identidade heroica de Super Choque.

Ao lado de seu melhor amigo, o genial Richie, Virgil tenta proteger a cidade de criminosos - alguns deles também afetadas pelo gás, os chamados "transformados" ou "meta-humanos" - tendo como maior ódio as armas de fogo, visto que sua mãe foi morta por uma bala perdida.

41. Liga da Justiça

desenhos antigos

  • Ano: 2001
  • Emissora: Cartoon Network / SBT

Baseada nas histórias em quadrinhos da Liga da Justiça da América, da DC Comics, a série animada de Liga da Justiça foi desenvolvida ainda no clima do sucesso que Batman: A Série Animada e Superman: A Série Animada haviam alcançado.

Com o desafio de trazer uma adaptação fiel das HQs dos heróis para a telinha, o desenho se propôs ainda a ter uma abordagem mais séria, homenageando a formação original da equipe, ao mesmo tempo em que diversificava mais o grupo racial e culturalmente.

42. Três Espiãs Demais

desenhos antigos

  • Ano: 2001
  • Emissora: Fox Kids / Disney Channel / Cartoon Network / Globo

Alex, Clover e Sam eram adolescentes comuns de Bervely Hills, até o momento em que precisaram dividir sua rotina com os perigos do trabalho como espiãs. Com um clima de As Panteras, mas numa versão mais inocente, o desenho divertia ao mostrar os itens de segurança e armas construídos para elas, sempre camuflados em objetos como batons, botas, chapéus, bolsas e outros acessórios ou peças de roupas.

A cada episódio, víamos as meninas em missões improváveis e perigosas, sempre com a orientação do querido Jerry, que também trabalhava para a WOOHP (World Organization of Human Protection / Organização Mundial de Proteção Humana).

Atualmente, todos os episódios do desenho estão disponíveis no canal oficial do YouTube da animação.

43. As Aventuras de Jackie Chan

desenhos antigos

  • Ano: 2000
  • Emissora: Globo / Cartoon Network

O desenho que, por muito tempo, sonhamos ver Jackie Chan transformar em filme live-action! Nesta série, Chan é um arqueólogo amador e, claro, um expert em artes marciais. Ao lado do Capitão Black, ele integra a organização secreta Seção 13, tendo como missão recuperar os 12 talismãs mágicos e combater a terrível sociedade Mão Negra.

Em meio a tudo isso, Chan ainda precisa cuidar de sua energética e intrometida sobrinha Jade Chan, que mora com ele e seu Tio, dono da loja de antiguidades. Com muita ação, muita comédia e personagens extremamente carismáticos, a série teve 95 episódios.

44. Kim Possible

desenhos antigos

  • Ano: 2002
  • Emissora: Disney Channel / SBT / Globo

"Chama, liga que eu sou tua amiga!" Mais um desenho com uma adolescente que se torna espiã, Kim Possible conquistou muitos fãs nos anos 2000. Em meio a suas responsabilidades com a escola, os amigos e família, Kim diariamente salvava a cidade do crime, com a ajuda de seu melhor amigo Ron e da topeira careca Rufus.

Depois de anos de estrondoso sucesso do desenho, em 2019 a Disney Channel produziu e lançou um filme live-action da personagem.

45. Phineas e Ferb

desenhos antigos

Ano: 2007
Emissora: Disney Channel / Globo / SBT

"São três meses de férias que passam depressa, curtir é a prioridade!" Foram muitas as aventuras que acompanhamos dos irmãos Phineas e Ferb. Decididos a aproveitarem cada segundo das férias escolares de verão, a dupla aprontava todas. E estamos falando de coisas como construir uma montanha russa no quintal de casa.

Enquanto isso, a irmã mais velha Candance era a única que tentava alertar seus inocentes pais sobre as peripécias dos garotos. Além disso, Perry, o Ornitorrinco, bichinho de estimação da família, era na verdade um agente secreto que sempre salvava a cidade.

Com canções divertidíssimas, cenas que transmitem bem a diversão e a criatividade da infância, muita comédia e ação, o desenho ganhou fãs mesmo entre os adultos, e chegou a ser indicado para quatro Emmys, prêmio considerado o Oscar da televisão.