Crise nas Infinitas Terras | Acompanhe tudo o que aconteceu no crossover!

Crise nas Infinitas Terras foi sem margem para dúvidas o maior crossover do Arrowverso até o momento! Este evento épico, produzido pelo canal norte-americano CW, reuniu todas as séries de super-heróis que passaram por aquele canal nos últimos anos.

Mas as coisas não ficaram pelo universo CW e rolou um montão de referências a filmes e a outras séries, algo que fez com que todos os fãs ficassem ainda mais entusiasmados.

Confira um resumo dos cinco episódios que fizeram parte do crossover, e fique por dentro de tudo o que rolou por lá!

ATENÇÃO: O ARTIGO CONTÉM SPOILERS

Episódio 1 | Supergirl

crisenasinfinitasterras

O primeiro episódio do crossover Crise nas Infinitas Terras aconteceu em Supergirl e podemos dizer que os roteiristas não perderam tempo, começando logo com tudo!

Na primeira cena, tivemos a oportunidade de ver todas as Terras que estavam sendo atacadas pela onda de anti-matéria criada pelo Anti-Monitor. Entre elas, destacamos o universo do filme do Batman de 1989, a da série do Batman de 1966 e a da série Titãs que está atualmente no ar no serviço de streaming DC Universe.

Depois dessa pequena introdução, a ação se centrou em National City. Kara Danvers fica sabendo que a Crise já começou e que Argo City (onde o Superman, Lois e o filho do casal estão vivendo) será a próxima a ser destruída.

Superman e Lois conseguem colocar o seu filho numa nave e enviá-lo para a Terra. Na cena seguinte, vemos a destruição de Argo City.

Depois disso, Lyla Michaels que agora responde pelo nome de Precursora, começou a recrutar vários heróis por todo o Arrowverso com o objetivo de conseguir combater a nova ameaça. Foi graças à Precursora que Superman e Lois sobreviveram, pois ela chegou a Argo City nos momentos finais e os transportou para National City.

O mesmo aconteceu com Arqueiro Verde e sua filha, Flash, Batwoman, Canário Branco e Eléktron, que se reuniram com Supergirl e o restante do time.

O resto da ação foi centrada em National City com os heróis tentando defender a Torre Quântica, que estava impedindo que a onda de anti-matéria destruísse aquela Terra.

No resto do episódio, tivemos a chance ainda de ver a Canário Branco ir a uma Terra alternativa no futuro para resgatar o filho de Lois e Clark que tinha aterrissado por lá. Nessa realidade alternativa futurística, ela encontra uma versão mais velha de Oliver.

O final foi bem intenso! Os heróis se juntaram para tentar derrotar os Demônios das Sombras que estavam tentando destruir a Torre Quântica, enquanto todo mundo estava trabalhando num êxodo massivo, transportando o máximo de pessoas da Terra-38 para a Terra-1.

Depois disso, todos os heróis são retirados do campo de batalha pelo Monitor à excepção de Oliver, que sacrifica a sua vida para que mais pessoas conseguissem ser salvas nesse êxodo. O episódio termina com Oliver Queen morrendo numa cena bem emocionante!

Episódio 2 | Batwoman

superman

O episódio começa dentro da Waverider, com o Monitor dizendo que existem sete heróis capazes de salvar o Multiverso, conhecidos como "Paragons". Ele revela ainda que já sabe a identidade de quatro deles: Kara é o "Paragon" da Esperança, Sara o "Paragon" do Destino, um Kryptoniano desconhecido é o "Paragon" da Verdade, e o Morcego do Futuro é o "Paragon" da Coragem.

Clark, Lois e Iris saem em busca do tal Kyptoniano em várias terras, enquanto Kara e Kate tentam encontrar o Morcego do Futuro. Contudo, antes de a cena acabar, é revelado que o Monitor utilizou o recuperado Livro do Destino e ressuscitou Lex Luthor, dizendo que ele ainda tem um papel para cumprir.

Revoltados com o fato de o Monitor ter utilizado o Livro do Destino para ressuscitar Lex Luthor, Mia e Barry começam a criar um plano para visitar outras terras, de forma a encontrar Poços de Lázaro que ainda não tenham sido destruídos e que possam ser usados para ressuscitar Oliver.

Lex Luthor acaba por encontrar o Livro do Destino dentro da Waverider e começa a viajar por diferentes terras, com o objetivo de matar todos os Supermen que existem no multiverso. Quando Lois e Clark chegam à Terra-75, eles descobrem que Lex já fez a sua primeira vítima, matando o Superman dessa realidade.

Entretanto, Kate e Kara chegam à Terra-99 e encontram um Bruce Wayne com muitas dificuldades em se movimentar, utilizando um exoesqueleto para isso. Este é um Batman bem diferente daquele com que estamos acostumados, e ele acaba por revelar para Kate que a Batwoman da sua Terra está morta.

batman

Lois, Clark e Iris acabam por viajar para a Terra-167 e encontram lá uma diferente versão do Clark Kent (Smallville), contudo ele revela que abdicou dos seus poderes para ter uma vida normal. Quando Lex descobre isso, decide poupar a sua vida e abandona o local abrindo um portal para outra Terra.

A busca pelo tal Kryptoniano continua e Lois, Clark e Iris acabam por descobrir o herói na Terra-96! Aqui, Clark Kent tem a mesma aparência física de Ray Palmer, e toda a sua família e amigos foram mortos pelo Coringa. Este Superman é, na realidade, o Superman do Reino do Amanhã.

O Superman do Reino do Amanhã aceita ajudar, mas Lex Luthor entra em cena com o Livro do Destino e faz com que este novo Clark fique meio louco e comece a lutar contra o Superman do Arrowverso. Depois de muitos socos entre os dois Homens de Aço, Lois apanha Lex distraído e o deixa inconsciente com um golpe na cabeça, o feitiço é desfeito e o Superman do Reino do Amanhã volta à normalidade.

Barry, Constantine, Mia e Sara chegam à Terra-18 e encontram o Poço de Lázaro que pertence ao Jonah Hex dessa realidade, que oferece alguma resistência. As garotas consegue derrotar Jonah Hex, Oliver é colocado no Poço e ressuscitado, contudo resta recuperar a alma do Arqueiro Verde. Mais tarde, é revelado que Constantine está tendo algumas dificuldades em recuperar a alma de Oliver.

De volta à Terra-99, Kara descobre que Bruce matou o Superman e, numa cena bem empolgante, Bruce Wayne cita uma fala de Ben Affleck em Batman v Superman. Bruce tenta matar Kara utilizando o seu exosqueleto alimentado a Kryptonita, mas Kate impede que isso aconteça, matando Bruce.

De regresso à Waverider, Ray Palmer acaba de construir um detector de "Paragons", e o time de heróis acaba por descobrir que o "Paragon" da coragem é Kate e não Bruce.

No final do episódio, Kara revela para Kate que quer usar o Livro do Destino para recuperar a Terra-38, e descobrimos que a Batwoman roubou um pedaço de Kryptonita do Bruce Wayne da Terra-99.

Antes de acabar, vemos o primeiro encontro de Lyla (Precursora) com o Anti-Monitor!

Episódio 3 | The Flash

flash

O episódio começa na Terra-203 mostrando a Caçadora da série Aves de Rapina sendo morta pela onda de anti-matéria que tem vindo a dizimar todos os universos. Na Terra-1 vemos o restante Time Flash se juntando aos restantes heróis.

Ray acaba por encontrar todos os "Paragons" com a ajuda do Cisco, ficamos sabendo que o Caçador de Marte é o "Paragon" da Honra, o Flash o "Paragon" do Amor e um cara desconhecido chamado Ryan Choi é o "Paragon" da humanidade.

Entretando Diggle entra em cena e fica furioso com Sara por esta não lhe ter dito que Oliver tinha morrido, para além desta informação ele descobre que Lyla está desaparecida. Na cena seguinte o Monitor devolve os poderes a Cisco dizendo que ele tem uma missão que está por concluir.

Cisco e Nevasca decidem ir para o local onde provavelmente está a fonte da onda de anti-matéria, já no local eles recebem o auxílio de Pariah.

Kara e Kate interrogam Lex Luthor de forma a perceber como se utiliza o Livro do Destino, pois a Supergirl continua a querer recuperar a sua Terra e todas as outras que foram destruídas.

Vemos pela primeira vez a Terra-666, onde Mia, Diggle e Constantine vão à procura de Lúcifer de forma a salvar a alma de Oliver. Lúcifer entrega uma carta para Constantine que irá fazer com que eles possam acessar ao purgatório durante um tempo limitado. Eles conseguem chegar ao purgatório e começam a buscar a alma de Oliver.

lucifer

Flash, Cisco, Nevasca e Pariah encontram a fonte da onda de antimatéria e descobrem que é o Flash da Terra-90 que a está a alimentar, tendo sido preso pelo Anti-Monitor na Passadeira Cósmica.

Cisco consegue libertar o Flash da Terra-90 com os seus poderes, contudo eles descobrem assim que o retiram de lá que o Anti-Monitor criou um dispositivo que destruirá todas as terras de imediato se um velocista não ocupar a passadeira num determinado período de tempo.

Em Ivy Town, Ray, Iris e Ralph encontram Ryan Choi, mas ele oferece resistência em ajudar dizendo que é um cara normal e não um herói.

Entretanto o Raio Negro é transportado para a Terra-1 por Pariah e, imediatamente, tenta fazer com que a fonte da onda de anti-matéria não destrua tudo, dando aos velocistas algum tempo para descobrir o que devem fazer. Barry descobre como parar a fonte da onda de anti-matéria, mas isso implica que ele sacrifique a sua vida na Passadeira Cósmica.

Kate impede que Kara utilize o Livro do Destino a ameaçando, enquanto que Mia e Constantine encontram a alma de Oliver no purgatório e a conseguem recuperar. Iris tenta convencer Ryan Choi a ajudar e ele acaba por aceitar.

O Flash da Terra-90 rouba a velocidade a Barry Allen e evita que este se sacrifique, tomando o seu lugar na Passadeira Cósmica. Ele consegue destruir a fonte da onda de anti-matéria mas acaba morrendo. Apenas a Terra-1 não foi destruída de todas as outras do Multiverso.

No purgatório Mia, Diggle, Constantine e Oliver encontram o Espectro que diz que Oliver terá que se sacrificar, desta forma a alma de Oliver se recusa a regressar.

Com todo mundo na Waverider, Lyla regressa e diz que não se recorda de nada durante o tempo em que esteve desaparecida. Mas do nada ela começa a lutar contra todos os heróis revelando que está a ser controlada pelo Anti-Monitor.

O Anti-Monitor controlando o corpo de Lyla derrota o Monitor e do nada a Terra-1 acaba por ser destruída. Pariah em desespero teletransporta alguns dos heróis para o Ponto de Fuga. Iris, Superman (Terra-38), Diggle, Raio Negro e Ralp são destruídos.

No final do episódio, os heróis que foram salvos por Pariah aparecem no Ponto de Fuga. O Superman do Reino do Amanhã começa a se sentir mal e raios de energia saem do seu corpo que acaba por desaparecer dando lugar ao do Lex Luthor, que fez com que isso acontecesse com recurso ao Livro do Destino.

Episódio 4 | Arrow

oliverqueen

O episódio começa no Planeta Maltus, onde ficamos a saber que o Monitor era casado com uma brilhante cientista, os dois estavam fazendo testes de forma a conseguirem viajar até ao Início dos Tempos - o local onde todos os universos foram criados.

Contudo a experiência não correu bem e quando o Monitor chegou ao Início dos Tempos, toda aquela zona foi infectada por anti-matéria que acabou por criar o Anti-Monitor.

Os heróis sobreviventes continuam no Ponto de Fuga e tentam arranjar uma maneira de sair daquele lugar, mas sem grande sucesso. O Flash que está desaparecido há bastante tempo, aparece vindo da Força de Aceleração dizendo que não conseguiu arranjar uma forma de escapar do Ponto de Fuga.

Oliver Queen que agora responde pelo nome de Espectro, aparece no Ponto de Fuga e diz aos heróis que a Força de Aceleração é a única maneira que eles têm para sair dali. Aproveitando isso, Barry pede a Oliver que use os seus novos poderes de forma a lhe passar a energia que falta para ele conseguir tirar todos os heróis do Ponto de Fuga.

Com a energia recebida pelo Espectro, o Flash consegue retirar os heróis do Ponto de Fuga, deixando Lext Luthor e Supergirl e Rian Choi no Planeta Maltus, antes do Monitor ter feito a experiência com a sua esposa. Contudo os outros heróis ficam espalhados por diversos momentos passados da história do Arrowverso.

Assim que o Flash inicia a sua procura ele acaba nos Laboratórios STAR, e se encontra com o Flash do DCEU (Ezra Miller), numa cena verdadeiramente épica. Entretanto no Planeta Maltus, Lex Luthor ataca Supergirl e Rian Choi com os seus poderes adquiridos através do Livro do Destino.

Lex acaba por encontrar o Monitor e tenta fazer um acordo com ele de forma a ficar ainda mais poderoso, mas Supergirl e Rian aparecem do nada. Lex e Supergirl começam a lutar, mas o Flash consegue capturar todos os heróis e os leva para o Início dos Tempos.

No Início dos Tempos os heróis encontram o Anti-Monitor e os seus Demônios das Sombras. Enquanto que os heróis defrontavam dezenas de Demônios das Sombras, o Espectro começou combatendo o Anti-Monitor, no final Oliver derrotou o Anti-Monitor se sacrificando para criar um novo universo.

Episódio 5 | Legends of Tomorrow

crisis

O último episódio do crossover Crise nas Infinitas Terras arranca com a Supergirl acordando no seu sofá em Central City, ela fica extremamente confusa pois tudo parece estar normal... Rapidamente ela percebe que não é bem assim, Lex Luthor acaba de ganhar o prémio Nobel da Paz e o DEO pertence ao seu rival.

Rapidamente o Caçador de Marte explica para Kara que só os 7 Paragons é que se lembram de como o mundo era antigamente e que tudo mudou. Na cena seguinte Kara se encontra com o Flash e ambos percebem que agora partilham a mesma terra - todas as séries do Arrowverso partilham agora a mesma terra, incluindo até o Raio Negro.

Quando todos se encontravam na Arrowcave, Star City começa a ser atacada por um Beebo gigante, os heróis correm para perceber o que se estava a passar acabando por descobrir que tudo não passava de um truque do vilão Sargon, o feiticeiro. Ele é capturado com facilidade e a ameaça é travada.

Os heróis vão festejar a sua primeira vitória na nova Terra à excepção de Sarah Lance, que fica conversando com Barry Allen na rua, nesse momento eles são atacados por um Demônio das Sombras - o Anti-Monitor está prestes a retornar!

Todos se juntam e desenvolvem um plano para derrotar o Anti-Monitor e no final de uma batalha épica os heróis conseguem derrotar o vilão acabando para sempre com esta ameaça.

O episódio terminou mostrando que apesar de todas as séries do Arrowverso estarem na mesma Terra o Multiverso continua existindo dando alguns exemplos. A Terra-2 (Stargirl), Terra-12 (Tropa dos Lanternas Verdes), Terra-19 (Monstro do Pântano), Terra-9 (Jovens Titãs), Terra-21 (Patrulha do Destino), Terra-96 (Superman de Brandon Routh).

Séries da CW para a temporada de 2020-2021

FIQUE LIGADO:

Revelados os 7 Paragons em Crise nas Infinitas Terras!

Arrowverso | TODOS os personagens do crossover Crise nas Infinitas Terras!

Descubra o essencial sobre Oliver Queen, o Arqueiro Verde!