Rafa Sandoval atualmente é um dos principais artistas da fase Rebirth da DC, com a HQ Hal Jordan e a Tropa dos Lanternas Verdes. Na sua passagem pela Comic Con Portugal, tivemos a oportunidade de falar com ele sobre a sua carreira.

As suas maiores referências artísticas

arte de Rafa Sandoval

Sandoval conheceu o mundo dos quadrinhos quando criança com os Jovens Titãs, mas ao longo do tempo vários autores influenciaram o seu estilo. O artista cita os nomes de Alan Davis, Neal Adams, Carlos Pacheco e Pasqual Ferry como principais referências, assim como o estilo mangá.

Alan Davis foi o artista com maior influência na sua estética e Sandoval explica porquê:

“Há muitos desenhistas que desenham bem mas são muito rígidos. A postura não parece real. Alan Davis domina muito bem a anatomia e conseguia fazer movimentos muito naturais, mesmo com personagens com muito músculo. Conseguiu dentro dos quadrinhos a perfeição da anatomia.

Experiência com Brian Michael Bendis e Jonathan Hickman

arte de Rafa Sandoval

O artista espanhol trabalhou antes com os famosos autores Brian Michael Bendis e Jonathan Hickman para a Marvel. Sobre a sua experiência trabalhando com esses nomes, Sandoval afirma que foi fácil trabalhar com eles e que o deixaram muito à vontade:

“Muita gente pode pensar que por serem escritores muito famosos podem tratar você de forma diferente, mas foi muito normal. Como falar com qualquer colega de trabalho.”

Sandoval disse ainda que Bendis e Hickman davam a ele toda a liberdade artística, algo que ele acredita ser essencial para um quadrinista:

“Eu acho que os escritores querem que os quadrinistas estejam confortáveis, porque quando você está confortável, você faz um bom trabalho. E todos os escritores querem que você faça o melhor trabalho.”

Ser um artista exclusivo da DC Comics

arte de Rafa Sandoval

Sandoval está claramente muito feliz por ter se tornado um artista exclusivo da DC Comics. O contrato surgiu como uma surpresa e o artista é um fã assumido de Hal Jordan, e disse que “a exclusividade com os personagens que mais gostava foi genial.”

A ideia do legado dos personagens e a sua história é algo essencial em Rebirth, coisa que Sandoval abordou para criar o atual estilo gráfico da nova HQ de Hal Jordan:

“Eu entendi que era preciso voltar ao antigo sem deixar de ser moderno. Voltei a ler os quadrinhos antigos e tentei adaptar ao atual, sem contradizer demais o antigo.”

O sonho de trabalhar com Hal Jordan e os Lanternas Verdes

arte de Rafa Sandoval

O atual projeto com Hal Jordan e os Lanternas Verdes está sendo um verdadeiro sonho para Sandoval, que é um grande fã de ficção científica e deste super-herói em particular:

“Sempre pensei em fazer um projeto dentro do gênero da ficção científica. Lanterna Verde é um dos meus personagens favoritos exatamente porque aborda muito este gênero.”

Neste projeto, tudo o que ele gosta de fazer está presente, desde o tema à história. Ele esá realmente motivado, afirmando que “por gostar muito do que estou fazendo, acredito que isso se reflete nas páginas.”

Conselhos para aspirantes a quadrinistas

Rafa Sandoval

Os conselhos que Sandoval deixa para quem gostaria estar no seu lugar, para quem sonha ser quadrinista:

“Isto é um trabalho de longo prazo. Há vários tipos de corrida. Tens uma corrida de 100 metros, curta e intensa. E este trabalho é uma maratona. É uma corrida a longo prazo. Você tem de se ir preparando para conseguir estar, não chegar, estar neste mundo porque pode chegar e encontrar uma pressão que não esperava e abandona. Se você se prepara, vai conseguir aguentar. E como se prepara? Trabalhando, desenhando, todos os dias desenhando. Se tiver um ponto fraco, tem que trabalhar nisso até conseguir.”