Descubra o BPDP, a equipe de investigação sobrenatural de Hellboy

No mundo de Hellboy, a magia e as forças sobrenaturais são reais e bastante perigosas. Para defender a população, algumas pessoas lutam contra essas forças.

Esse é o caso do BPDP, uma organização especializada nesse tipo de ameaça. Conheça mais sobre essa equipe e seu trabalho.

Função do BPDP

proteção

O Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal (BPDP), é uma organização americana que tem por função a proteção dos Estados Unidos e do mundo contra todos os tipos de ameaças sobrenaturais, paranormais e do oculto. Possui laços estreitos com o exército dos Estados Unidos, porém não é financiada apenas por esse governo, sendo a Inglaterra, Alemanha, Japão, Itália, França e Canadá outros grandes investidores do BPDP.

Histórico

origem

O BPDP foi fundado em plena Segunda Guerra Mundial, em 1944, pelo Professor Trevor Bruttenholm em parceria com a Força Aérea dos Estados Unidos. A organização foi criada como uma resposta à descoberta de várias operações nazistas que envolviam o oculto e que deveriam ser combatidas. Foi em uma investigação do BPDP acerca das atividades dos nazistas que a organização encontrou Hellboy, que iria se tornar um de seus maiores agentes.

Em 1952, Hellboy começou a trabalhar como um agente de campo para o BPDP, obtendo grandes resultados, principalmente por causa de não ter as limitações de um ser humano comum. No final dessa década o Professor Bruttenholm se afastou do cargo de diretor. A partir da década de 1970, o Bureau começou a empregar vários "agentes melhorados", ou seja, pessoas que possuíam poderes sobrenaturais, como médiuns e psíquicos.

Inimigos recorrentes

inimigos

As forças sobrenaturais podem assumir uma ampla variedade de formas, seja uma bruxa que atormenta uma pequena comunidade no interior dos Estados Unidos, um vampiro ancestral que ressuscitou na Romênia, ou mesmo um culto ao demônio nos subterrâneos de Veneza. Contudo, alguns inimigos são mais comuns que os outros e constantemente entram em conflito com o BPDP.

Por muitos anos os nazistas foram os principais antagonistas da organização. Tinham como objetivo a dominação mundial, seja tentando dar início ao fim do mundo ou através de um exército de vampiros. Já o inimigo mais recorrente atualmente é outro (ainda que possua uma certa ligação com os nazistas). O maior esforço do BPDP nos tempos atuais é o de impedir uma praga de sapos monstruosos que está atacando o mundo inteiro. 

Base de operações

qg

Ao longo dos anos o BPDP já teve várias bases de operação. A primeira de todas, ainda em 1944, foi uma Base Aérea militar dos Estados Unidos, situado no Novo México. Depois disso foram transferidos para uma base construída especialmente para atender as especificidades do trabalho do Bureau, localizada em Fairfield, no Connecticut. Por fim, após a praga dos sapos ter aumentado de proporção, mudaram-se para uma base melhor equipada militarmente, no alto das montanhas do Colorado.

Integrantes

integrantes

Trevor Bruttenholm

Um especialista em ocultismo, fundador do BPDP e seu primeiro diretor de operações. Foi ele quem acolheu Hellboy e se responsabilizou por sua criação, tratando-o como seu próprio filho.

Hellboy

Meio-demônio trazido do inferno através de um ritual feito pelo grupo de cultismo dos nazistas. Apesar de sua linhagem demoníaca, Hellboy possui um bom coração e apreço pela humanidade. Foi o melhor agente de campo da história do BPDP.

Abe Sapien

Misterioso homem-anfíbio encontrado em estado de coma em uma câmara esquecida no Hospital St. Trinian. Ele foi despertado desse estado e incorporado aos agentes de campo do BPDP. Tornou-se o principal parceiro de missões do Hellboy.

Liz Sherman

É uma moça reservada, cujo passado trágico ainda a assombra. Possui poderes de pirocinese, ou seja, consegue criar e controlar o fogo. Apesar de não gostar de sua condição, seus poderes são de extrema utilidade nas missões do BPDP.

Roger, o Homúnculo

Homúnculos são seres humanos artificiais feitos através de experimentos de alquimia e ocultismo. Contudo, os homúnculos costumam ser bem pequenos, o que não é o caso de Roger. Ele foi encontrado por Liz e Abe em uma missão na Romênia e desde então se tornou um dos maiores agentes do BPDP. 

Kate Corrigan

Professora especialista em folclore e ocultismo, agindo como uma consultora dessas áreas para o BPDP. Contudo, com o passar dos anos foi se envolvendo mais com o Bureau, ao ponto de se tornar a diretora de operações de campo.

Johann Kraus

Kraus era um renomado médium alemão que esteva no plano etéreo quando um acidente fez com que sua projeção astral se desprendesse definitivamente de seu corpo. Agora o médium é apenas uma névoa de ectoplasma que habita uma roupa feita especialmente para abrigar sua forma etérea.

Ben Daimio

Capitão Ben Daimio era um fuzileiro naval dos Estados Unidos que morreu em uma missão na América do Sul. Porém, sob circunstâncias misteriosas, voltou à vida e agora é um agente do BPDP. 

Panya

Panya é uma múmia do antigo Egito que possui poderes psíquicos e que não envelhece mais do que sua aparência de uma senhora idosa. No século XIX, quando sua múmia foi desenrolada, descobriu-se que ela ainda estava viva e ela foi incorporada à sociedade da época.

O BPDP já apareceu nos dois filmes de Hellboy dirigido por Guillermo Del Toro, e retornará ao cinema no reboot desse herói. O novo filme de Hellboy tem sua data de estreia marcada para 11 de janeiro de 2019.