Saiba o essencial sobre Besouro Azul e o seu poderoso Escaravelho!

O Besouro Azul é um super-herói que cruzou várias gerações, existindo três versões do mesmo personagem em diferentes épocas. Contudo neste artigo vamos falar um pouco sobre Jaime Reyes, o atual Besouro Azul.

Criado por Cully Hamner, John Rogers, Keith Giffen e Geoff Johns, o Besouro Azul de Jaime Reyes fez a sua estreia nos quadrinhos em 2006, na terceira HQ da série Infinite Crisis, que infelizmente não foi publicada no Brasil, não tendo sido associada a nenhuma edição brasileira.

Em meados de 2011 este novo Besouro Azul ganhou a própria série de HQs a solo, numa época em que a DC Comics decidiu fazer um reebot na história de todos os seus heróis!

Como funciona esse negócio de Besouro?

besouro-azul

Existe um peça de tecnologia alienígena, chamada Escaravelho. Ela é super poderosa e quando se une a um corpo humano confere poderes extraordinários ao seu portador.

Basicamente quando o seu portador está usando os poderes do Escaravelho, o seu corpo fica coberto por uma armadura super resistente que tem um montão de funcionalidades diferentes.

Esta peça de tecnologia verdadeiramente impressionante foi criada pela raça extraterrestre Reach, que decidiu enviar este aparelho para vários planetas para tentar obter informações privilegiadas sobre esses locais. Contudo na Terra, o Escaravelho deu origem a um novo super-herói.

Passando o bastão

besouro-azul

Após a morte de Ted Kord (o segundo Besouro Azul), o Escaravelho ficou sem nenhum corpo hospedeiro, passando vários anos sem ser utilizado por ninguém. 

No entanto tudo iria mudar quando um garoto chamado Jaime Reyes, que vivia nos Estados Unidos, no Estado do Texas, acaba por encontrar este incrível artefato. Quando os dois entraram em contato pela primeira vez, o Escaravelho se fixou imediatamente ao corpo de Jaime, arranjando assim um novo portador.

Curiosamente o Escaravelho acabou por desenvolver uma relação muito mais interativa com Jaime em comparação com antigos Besouros.

Sintonia perfeita

besouro-azul

A relação entre o Escaravelho e Jaime era excelente, e muito mais próxima daquela que o artefato tinha com Dan Garret (primeiro Besouro Azul) ou até mesmo da que o artefacto tinha com Ted Kord.

Para além de permitir que o corpo de Jaime fique protegido por uma espécie de armadura mecânica que lhe dá uma enorme variedade de poderes e habilidades, os dois formaram uma equipe incrível dado a sua sintonia e relação excepcional, algo que nem sempre aconteceu com antigos portadores do Escaravelho.

Isto faz com que Jaime Reyes seja um dos mais eficientes Besouros de toda a história da DC Comics, se tornando também assim como um dos mais relevantes.

O que é bom não dura para sempre

besouro-azul

Podemos dizer que a vida de Jaime Reyes mudou mais quando ele conheceu o Batman, de que propriamente quando encontrou o Escaravelho que lhe deu todos os seus poderes.

Depois de procurar por muito tempo, o Cavaleiro das Trevas acabou conseguindo encontrar o Besouro Azul, pois ele era o único que poderia conseguir destruir o Irmão Olho (a arma mais poderosa do projeto OMAC).

Após um confronto épico o Besouro Azul conseguiu destruir a poderosa arma do projeto OMAC, contudo isso veio com um preço super alto. No momento da destruição do Irmão Olho, o Besouro Azul acabou ficando preso entre várias dimensões paralelas durante um ano.

A difícil relação com a Tropa dos Lanternas Verdes

besouro-azul

O Escaravelho para além de ser uma arma poderosa e inteligente ela é super pacífica e não reage violentamente contra nenhum tipo de seres vivos... a não ser que seja ameaçada.

Infelizmente os Lanternas Verdes têm uma péssima relação com o Escaravelho e com a raça que o desenvolveu, os Reach. Sempre que um Lanterna Verde entra em contato com o Escaravelho ele adota uma posição de ataque obrigando o artefato a entrar em modo de defesa.

Foram várias as ocasiões em que o Besouro Azul chegou a enfrentar os Lanternas Verdes, muitas vezes sem motivo aparente, apenas por esta difícil relação que já se arrasta há anos!

Jaime Reyes, o Besouro Azul mais poderoso!

besouro-azul

O Escaravelho concede ao seu portador poderes incríveis e Jaime soube aproveitar o potencial desta arma alienígena da melhor forma possível. Graças ao relacionamento excelente entre os dois, Jaime é considerado o Besouro Azul mais poderoso de todos.

Além da sua superarmadura a lista de poderes contempla habilidades como:

  • Telepatia: Jaime e o Escaravelho conseguem se comunicar telepaticamente;
  • Superforça: Consegue levantar mais de três toneladas com as próprias mãos;
  • Superagilidade:
  • Voar: Através de duas asas que saem da sua armadura ele consegue voar;
  • Canhões de energia: Dispara raios de energia através de dois canhões que também estão incorporados no uniforme;
  • Superinteligência: Consegue traduzir e falar qualquer tipo de dialeto;
  • Fator de regeneração: É capaz de curar a si mesmo

Esta fantástica lista de super-poderes fazem do Besouro Azul um dos personagens mais interessantes e multifacetados da DC Comics.

Besouro Azul em live-action!

Infelizmente nunca tivemos a oportunidade de ver uma versão do Besouro Azul em live-action! O mais próximo disso, foi a inserção do personagem no elenco do game Injustice 2.

Contudo isso está prestes a mudar! Recentemente foi confirmado que o personagem da DC Comics vai ganhar o seu próprio filme. Apesar de ainda não existirem muitas informações sabemos que será a versão de Jaime Reyes a escolhida para a adaptação cinematográfica do herói.

O projeto está a ser elogiado por ser mais um filme a aumentar a representatividade no mundo dos super-heróis do cinema, escolhendo um herói latino.

E você, o que acha deste super-herói? Qual a sua versão preferida do Besouro Azul? Gostaria de encontrar o Escaravelho e ter os poderes deste personagem? Nos conte tudo nos comentários!