The Fall of Gondolin: Nova obra de J.R.R. Tolkien será lançada em 2018

A editora HaperCollins anunciou o lançamento do livro The Fall of Gondolin (A Queda de Gondolin) ainda para agosto deste ano!

A obra terá edição de ninguém menos que Christopher Tolkien, filho do autor, e contará com ilustrações de Alan Lee, cujo trabalho já é conhecido nas obras do escritor. (Via Tolkien Society)

A Queda de Gondolin

the fall of gondolin

A história sobre a queda de Gondolin está presente em várias das obras de Tolkien, mas nunca havia ganho um livro próprio. A obra foi o primeiro conto da Primeira Era e, nos anos que seguiram, ganhou várias versões.

Os elementos principais da história, contudo, são os mesmos. Após uma árdua batalha, o rei élfico Turgon é vencido por Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro. Com um exército de dragões, orcs e Balrogs, o vilão vence a luta e destrói Gondolin, último grande reino élfico na Terra-Média.

Sua primeira versão faz parte d'O Livros dos Contos Perdidos, uma das primeiras fases da mitologia de Tolkien. Entre 1926 e 1930, contudo, uma versão resumida foi escrita para integrar o livro Silmarillion.

Após cerca de duas décadas, porém, o autor começou a trabalhar em uma versão inteiramente nova do conto, mas que ficou sem fim, acabando quando Tuor chega à cidade escondida de Gondolin. Em O Livro dos Contos Perdidos, Christopher Tolkien se refere à situação como "um dos fatos mais tristes em toda a história da incompletude".

Agora, o novo livro reunirá todas as versões do conto, organizadas no mesmo formato de Beren e Lúthien. Publicado no ano passado, a obra separa as histórias de modo que o leitor pode compreender como sua narrativa evoluiu no decorrer dos anos.

A publicação

the fall of gondolin

Shaun Gunner, diretora da Tolkien Society, não escondeu sua empolgação com a notícia. Fundada em 1969, a entidade educacional de caridade e literatura se dedica ao estudo e à promoção da história de vida e do trabalho de J.R.R. Tolkien. O próprio autor deu sua aprovação à Sociedade e concordou em assumir sua presidência. Até hoje, o cargo é do escritor, enquanto a vice-presidência é exercida por sua filha, Priscilla.

Sobre a publicação do novo livro, Gunner afirmou:

"Nós nunca ousamos sonhar que veríamos esse livro publicado. The Fall of Gondolin é, para muitos da comunidade Tolkien, o Santo Graal dos textos do autor e um dos Três Grandes Contos de Tolkien, ao lado de The Children of Húrin e Beren e Lúthien. Essa linda história captura a ascensão e a queda do grande reino Elven, milênios antes dos eventos de O Senhor dos Anéis. Esse livro traz todo o trabalho existente para apresentar a história completa."

Segundo informações da Tolkien Society, The Fall of Gondolin tem lançamento marcado para agosto de 2018.