Conheça os melhores óculos de Realidade Virtual para você!

Há décadas que existem várias tecnologias que tentam saciar a nossa vontade de ir para um outro mundo, mas nunca a realidade virtual nos deu tanta imersão como hoje com essa nova geração de dispositivos.

Apresentamos aqui os três melhores dispositivos para games em realidade virtual e os dois melhores para experiências mais casuais. Confira a lista!

Sony Playstation VR

ps vr

Inclui:

Óculos

Você também precisa:

PS4, PS Camera, controles Dualshock 4 e Move

Experimente com esses games: 

Farpoint, Resident Evil 7 e Batman: Arkham VR

Playstation VR é o mais barato para quem procura uma experiência completa. Embora ainda não tão intenso como Oculus Rift e HTC Vive, esses óculos estão muito acima dos casuais Gear VR e Daydream View. É também uma escolha popular, pois não precisa de investir num computador muito caro, apenas necessita de um Playstation 4.

Esses óculos são bastante confortáveis, no entanto alguma luz consegue os penetrar, podendo se perder um pouco da experiência de imersão. É também impressionante que com apenas uma câmera seguindo seus movimentos, tudo funcione tão bem. Porém, contrariamente aos outros sistemas, a mobilidade fica um pouco reduzida devido a isso mesmo. Se você se levantar e afastar um pouco a camera pode até perder seu rastro, lhe enviando um aviso do sistema.

HTC Vive

htc vive

Inclui:

Óculos, dois controles, duas bases de sensor

Você também precisa:

Um computador com pelo menos Intel Core i5-4590K e Nvidia GTX970

Experimente com esses games:

Raw Data, Eve: Valkyrie e Paranormal Activity: The Lost Soul

HTC Vive tem games feitos especificamente para movimento. Com a tecnologia Lighthouse, os dois sensores instalados ao redor de sua sala, permitem seguir todos os seus movimentos. Assim, pode interagir com o ambiente em sua volta utilizando os dois controles sem fio. Uma área assim tão grande faz com que o mundo virtual não pareça claustrofóbico. 

Com sua visão de 110 graus e os movimentos ligeiros dos controles, a experiência com Vive nos dá uma sensação muito natural, aumentando a imersão no universo virtual. No entanto, se quiser permanecer contactável, você pode conectar seu celular e receber chamadas enquanto utiliza os óculos.

Vive é desenvolvido pela HTC em parceria com Valve, logo tem uma grande biblioteca de games disponíveis na Steam VR.

Oculus Rift

oculus rift

Inclui:

Óculos, sensor Oculus, controle Oculus Touch e do XBox One

Você também precisa:

Um computador com pelo menos Intel Core i3-6200, Nvidia GTX 960 e 8GB RAM

Experimente com esses games:

Adr1ft, Subnautica e Robo Recall

Esses óculos foram o primeiro projeto que impulsionou a investigação e desenvolvimento desta nova geração de realidade virtual. Começou como um projeto no Kickstarter e acabou por juntar nomes importantes da área, acabando por desenvolver um dos mais completos dispositivos de realidade virtual.

Para utilizar Oculus Rift você precisa ter um computador potente, ou então correrá o risco de a lentidão da tela causar indisposição no usuário.

Oculus Rift encontra-se muito perto de HTC Vive a nível de desempenho e é um pouco mais econômico que o rival.

Samsung Gear VR 2017

gear vr

Inclui:

Óculos, controle sem fios

Você também precisa:

Celular Samsung (compatível: Galaxy S7, S7 Edge, S6, S6 Edge, S6 Edge+, S8, S8+, Note 5)

Experimente com esses games:

Eve Gunjack, Minecraft Gear VR e Land’s End

Com esses óculos você consegue uma das experiências de realidade virtual mais impressionantes e fáceis de usar, no entanto é apenas compatível com alguns celulares Samsung. Como todos esses smartphones têm alta resolução, não é possível ter uma má experiencia usando Gear VR. Os problemas estão relacionados sim com a limitação gráfica, o gasto rápido de bateria e o sobreaquecimento dos próprios celulares.

Com Gear VR você pode assistir Netflix ou Twitch no seu cinema privado ou sentado em uma cabana na floresta. Tem vários jogos bons também, porém poucos valem a pena experimentar.

Não tendo fios e sendo fácil de transportar, esse é o melhor dispositivo a baixo preço que você pode comprar e levar para mostrar aos seus amigos.

Google Daydream View

daydream view

Inclui:

Óculos, controle sem fios

Você também precisa:

Celular (compatível: Google Pixel, Pixel XL, Moto Z, Z Force)

Experimente com esses games:

VR Karts Sprint, Ancher E. Bowman e Raptor Valley

Esse é o mais recente e mais barato dispositivo de realidade virtual que você pode comprar. Tem várias cores que pode escolher entre o branco, o azul, o vermelho e o cinza.

Google Daydream é mais pequeno e bonito que Gear VR, no entanto deixa entrar alguma luz e por ser recente ainda tem pouco conteúdo na loja.

Google Daydream é a maneira ideal para experimentar games simples e vídeos em 360 graus e fotos panorâmicas.