Conheça Katana, a Samurai do Esquadrão Suicida

Tatsu Yamashiro, mais conhecida por Katana, é uma samurai japonesa e uma das três integrantes femininas do Esquadrão Suicida (pelo menos da versão que irá para as telonas). Entenda um pouco mais sobre a origem da personagem!

Os seus primeiros anos

katana-personagem

Desde cedo dava para ver que Tatsu iria se tornar uma excelente guerreira. Seus pais cederam à sua vontade e a autorizaram a praticar artes marciais desde muito nova. A jovem rapidamente se transformou numa especialista em combate corpo-a-corpo.

O nascimento de uma Samurai

katana-personagem-filhos

Como qualquer super-herói ou super-heroína, sua história teve capítulos traumatizantes. Começou com a perda precoce de seus pais, quando Tatsu ainda era muito jovem. Mais tarde ela conhece os irmãos Maseo e Takeo, que rapidamente se apaixonam por ela. A nossa samurai acaba se envolvendo romanticamente com Maseo, casa e tem dois filhos com ele. Isto feriu os sentimentos de Takeo, que abandonou a sua família e se juntou à mafia Japonesa.

katana-personagem-origem

Durante vários anos esse sentimento foi crescendo em Takeo que, consumido pelo ciúme, planejou se vingar do irmão. Até que Takeo invade a casa de Tatsu e Maseo e mata o próprio irmão com um golpe de espada.

Tatsu fica furiosa e luta contra Takeo, conseguindo desarmá-lo, e fica com a arma que ele utilizou para matar o seu marido. Takeo, completamente desarmado, não vê outra opção senão fugir.

Mas o combate entre Tatsu e Takeo acabou por provocar um incêndio em sua casa. Tatsu tenta salvar os filhos, mas eles já se encontravam rodeados por chamas. O marido recém-morto avisa Tatsu através da espada que já não há mais tempo de salvar os dois rapazes.

Ela tem uma espada mística

katana-personagem-espada

A espada que pertencia a Takeo acaba se tornando a arma de eleição de Tatsu e o seu símbolo enquanto heroína. Através dos poderes místicos desta espada, ela consegue transportar a alma de todos que mata para uma dimensão paralela. 

Além disso, pela espada seu portador consegue encontrar tudo aquilo que estiver procurando. Esta arma superpoderosa tem o nome de Katana (nas HQs originais em inglês ela é chamada de Soultaker, a Tomadora de Almas) e Tatsu está disposta a dar a sua própria vida para a proteger.

As 12 super-heroínas mais poderosas dos quadrinhos

A Katana já fez parte de vários times

katana-personagem-aves-de-rapina

Depois deste evento traumatizante, Tatsu adotou uma nova identidade: agora ela é Katana e nada vai fazê-la desistir de procurar Takeo para se vingar por tudo que ele lhe fez. Katana integra então um grupo chamado de Outsiders inicialmente constituído pelo Batman, Raio Negro, Geoforça, Halo e Metamorfo.

Depois, Katana abandona os Outsiders e se junta às Aves de Rapina, um time formado por apenas mulheres, sendo elas a Batgirl, Starling, Hera Venenosa e a Canário Negro.

Mas ela não ficou muito tempo ali, e mais tarde entrou no Esquadrão Suicida: a equipe dos caras mais loucos do mundo tinha agora uma samurai dona de uma espada mística.

A história desta personagem é complicada e bastante confusa. Nesta matéria destacamos apenas os momentos chave para que você possa ter alguma ideia da sua origem.

Caso tenha ficado curioso, a DC Comics lançou em 2013 uma HQ completamente dedicada a Katana (Novos 52), que você pode adquirir facilmente em qualquer loja de quadrinhos!

As versões da telinha e da telona

katanna

Katana é uma das poucas super-heroínas que tem atualmente adaptações tanto para cinema como para a TV. No cinema, ela fez parte do filme Esquadrão Suicida e o papel foi interpretado pela novata Karen Fukuhara.

Já na TV ela apareceu em alguns episódios da série Arrow, sendo interpretada pela atriz Rila Fukushima, que ficou conhecida pela sua participação no filme Wolverine - Imortal.

Curiosamente o futuro de ambas as versões é desconhecido.

Leia a nossa crítica do filme Esquadrão Suicida