Família Shazam: conheça a incrível e desequilibrada família da DC Comics!

A Família Shazam é provavelmente uma das famílias mais populares da editora norte-americana DC Comics! Composta por vários diferentes tipos de Shazam, este time de super-heróis fez a sua primeira aparição nos quadrinhos em 17 de Abril de 1942.

Contudo e apesar da sua formação ser aparentemente simples, ela é bastante complexa e foi aumentando ao longo dos anos sofrendo várias alterações. Até mesmo o nome do time é complicado, uma vez que na versão original eles eram conhecidos por Família Marvel. Contudo o nome foi alterado depois da editora Marvel ter registrado este nome, impossibilitando assim a DC Comics de o utilizar.

Neste artigo vamos mergulhar na história desta invulgar equipe de super-heróis e dos seus personagens, que deixam as páginas dos quadrinhos mais coloridas há vários anos.

Billy Batson, o primeiro Shazam!

billybatson

A Família Shazam é composta por seis personagens a quem lhes foram concedidos poderes especiais pelo feiticeiro místico Shazam. O feiticeiro Shazam teve os seus poderes durante 3000 anos, tendo visto o erguer de algumas das mais importantes civilizações.

Contudo ele tentou passar os seus poderes a Teth Adam, mas este acabou por se transformar num vilão que ficou mais tarde conhecido por Adão Negro.

Foi aí que o feiticeiro decidiu guardar os poderes para si até ao momento iminente da sua morte. Quando esse momento chegou, ele decidiu dar os seus poderes a um garoto de seu nome Billy Batson, o seu coração era puro e no entender do feiticeiro digno de envergar os seus poderes.

A primeira Família Shazam

shazams

Curiosamente, as primeiras adições à Família Shazam, aconteceram quando Billy estava trabalhando numa estação de televisão de seu nome WHIZ, tendo conhecido lá três garotos que tinham o mesmo nome que ele.

A forma que eles encontraram para distinguir todos eles foi bastante engraçada, então para além do Billy Batson original, existia o Billy Batson alto que era do Texas, o Billy Baston gordo que era de Brooklyn e o Billy Batson caipira que era de Nashville.

Foi só depois de Billy Batson ter revelado o seu segredo e de terem sido raptados pelo malvado Dr. Silvana que os jovens descobriram os seus superpoderes. Como só podia existir um Capitão Marvel (Shazam) os outros garotos passaram a se chamar de Tenentes Marvel.

Alterações no elenco!

shazamuncle

Como você já deve saber, o Shazam também é conhecido pelo nome Capitão Marvel - este é um detalhe importante para entender um pouco melhor a origem dos novos integrantes desta família.

Basicamente esta nova Família Shazam foram adicionados o Capitão Marvel Júnior, Mary Marvel e pelo Mentor, O Tio Marvel. Mary Batson, guardava um diário onde anotava todas as suas aventuras enquanto Mary Marvel, contudo um dia ela perdeu esse diário tendo sido encontrado por um cara chamado Dudley.

Desta forma Dudley ficou conhecendo todos os segredos de Mary, de Billy e da restante Família Shazam. Mais tarde Dudley decidiu se apresentar a Mary como sendo o seu Tio que ela nunca tinha conhecido e que vivia na Califórnia (pois segundo ele, todo o mundo tinha um Tio que não conhecia na Califórnia).

Quando Mary e Dudley gritaram as palavras Shazam, ambos se transformaram, contudo no caso de Dudley ele apenas rasgou as suas roupas revelando assim um imaculado traje de Capitão Marvel - começando a responder pelo nome Mentor, O Tio Marvel.

A mentira de Dudley

shazamfamily

Dudley decidiu então criar uma empresa chamada Shazam e Associados e se autonomeou presidente da mesma, ele disse que todo o dinheiro que fosse feito iria reverter para uma causa de solidariedade.

Mais tarde Mary descobriu que Dudley era uma farsa e que ele não tinha qualquer tipo de superpoderes. Mas como Dudley era um cara com bom coração que queria ajudar outras pessoas, eles o deixaram continuar a fazer parte da Família Marvel.

Apesar de tudo, Dudley ficava bastante triste por não ter superpoderes e não conseguir ajudar ninguém como os restantes integrantes da família Shazam. Ele ainda tentou inventar um dispositivo a jato que o ajudasse a voar, mas sem grande sucesso.

Apresentando: Joca Marvel

shazambunny

Provavelmente um dos elementos mais curiosos da Família Marvel, é o coelho com poderes místicos que ficou conhecido como Joca Marvel

O Joca Marvel vive numa realidade alternativa onde o seu planeta é unicamente habitado por animais felpudos, contudo ele não é considerado como sendo um integrante oficial da Família Shazam.

Curiosamente e apesar de não ter o título oficial de integrante da Família Shazam, ele é um dos personagens favoritos dos fãs do Shazam. Quem sabe se no futuro não veremos o Joca Marvel, sendo considerado como um integrante oficial da Família Marvel.

Uma família bem grande

shazamshazamshazam

Não se deixe enganar, existem muitos mais personagens que fizeram parte da Família Shazam do que aqueles que você encontrou neste artigo. 

Ao longo dos anos foram mais de duas dezenas os diferentes Shazam que integraram esta equipe de super-heróis, sendo a lista completa a seguinte:

  • Billy Batson
  • Homem-Bala
  • Darla
  • Ebenezer Batson
  • Eugene
  • Marvel Gordo
  • Sardenta Marvel
  • Freddy Freeman
  • Flecha Dourada
  • Marvel Caipira
  • Kid Eternidade
  • Mary Marvel
  • Sr. Escarlate
  • Pedro
  • Sahar Shazeen
  • Sinclair Batson
  • Marvel Cowboy
  • Tanist
  • Seu Malhado
  • Thunder
  • Mentor, O Tio Marvel
  • Whiz

E para você, qual é o seu integrante favorito da Família Marvel? Deixe a sua opinião nos comentários e partilhe o artigo com os seus amigos!