Em Círculo de Fogo, os Jaeger ganharam o coração da maioria dos fãs, mas os Kaiju não ficaram atrás. Estes monstros gigantes e mortais têm povoado o cinema fantástico desde cedo e continuam cativando as audiências.

Confira esses fatos sobre os Kaiju e saiba mais sobre eles!

1. O que significa kaiju?

kaiju

Kaiju é uma palavra japonesa que significa literalmente monstro estranho, mas que, no ocidente, é geralmente traduzida apenas por monstro. O termo está normalmente associado aos filmes japoneses dos anos 50 sobre monstros gigantes, sendo Godzilla o mais famoso de todos.

Esse filme, de 1954, é o primeiro do gênero e conta a história de uma criatura parecida com um dinossauro gigante que renasceu após testes nucleares. A partir daí, esse tipo de filme se tornou um sucesso, criando uma grande variedade de diferentes Kaiju.

2. Homenagem aos kaiju-eiga

kaiju

Guillermo del Toro, o diretor de Círculo de Fogo, é um grande fã dos filmes de monstros japoneses dos anos 50 e 60. Logo, é fácil de entender as semelhanças entre os seus Kaiju e os desses filmes.

Muitos dos monstros originais eram criados por duplês usando uniformes de borracha. Além disso, todos tinham características de diferentes animais. 

Em Círculo de Fogo, embora a equipe tivesse à disposição a tecnologia moderna, podendo criar os monstros da forma como desejassem, del Toro insistiu que os Kaiju parecessem efetivamente homens vestindo uniformes de borracha e que fossem baseados em animais terrestres. Assim, o diretor conseguiu homenagear seus filmes favoritos da infância.

3. A escala Serizawa

kaiju

Devido ao seu poder altamente destrutivo e natureza tóxica, um ataque feito por um Kaiju é considerado um desastre natural. Por isso, cada monstro é inserido em diferentes categorias, tal como os furacões ou terramotos, para se ter uma noção de seu perigo.

A escala utilizada para essa categorização, a escala Serizawa, tem cinco escalões que variam consoante o tamanho do kaiju, seu nível de toxicidade e sua quantidade de radiação.

Já o nome Serizawa é outra homenagem de del Toro aos kaiju-eiga, nomeadamente a Godzilla. Foi o Dr. Daisuke Serizawa que construiu a arma Oxygen Destroyer, a qual acabou por levar à eliminação do monstro.

4. Armas biológicas

kaiju

Os Kaiju são armas biológicas criadas para destruir o máximo de vida possível na Terra. O seu sangue, kaiju blue, e seus excrementos são venenosos. Sempre que um monstro se fere, seu sangue cobre a cidade de veneno e, ao morrer, seu corpo se decompõe criando uma névoa venenosa espalhada pelo ar.

Uma das maiores queixas dos fãs foi a não utilização de bombas contra os monstros gigantes, mas foi explicado na novela gráfica Círculo de Fogo: Contos do Ano Zero que a quantidade de ataques interdimensionais impossibilitou o uso em massa de bombas atômicas.

Os governos chegaram, então, à conclusão de que apenas a força bruta evitaria a dizimação do planeta através das bombas nucleares e diminuiria a quantidade de sangue perdido pelos Kaiju.

5. Desenhados para serem mortais

kaiju

Os Kaiju são criaturas criadas pelos Precursores, uma raça extraterrestre com o objetivo de eliminar a vida na Terra, de uma forma peculiar. Cada parte do corpo de um monstro é clonada individualmente e depois cosida de forma a criar um Kaiju que cubra as necessidades do momento.

Isso explica as suas diferenças físicas e os torna muito versáteis e maleáveis. Cada um dos monstros é feito para ultrapassar armas e outros obstáculos que os humanos possam utilizar contra eles.

Além disso, para torná-los ainda mais fortes, os monstros são lançados para uma arena onde combatem uns contra os outros. Apenas os mais fortes são, posteriormente, enviados para a Terra.

6. Infectando a cultura pop

kaiju

Esses monstros não são populares apenas entre os fãs dos filmes de monstros gigantes no mundo real.

Na verdade, no universo de Círculo de Fogo, existe muito amor pelos Kaiju, influenciando toda a cultura desde o entretenimento até à moda. As crianças brincam com bonecos kaiju e jaegers e os adultos tatuam seus corpos com imagens dos monstros. Além disso, são criadas roupas e maquiagens inspiradas nos gigantes.