Watchmen | O que aconteceu em Tulsa?

ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILERS DE WATCHMEN!

A nova adaptação de Watchmen estreou neste domingo na HBO. A série se passa numa realidade paralela onde os eventos da graphic novel aconteceram em um passado próximo e ecoam até hoje na forma como o mundo se organiza.

Apesar das diferenças em relação ao nosso mundo, a realidade de Watchmen engloba eventos que também se passaram na vida real. Na série, logo na primeira cena, um triste e importante acontecimento é retratado: o Massacre de Tulsa! Hoje você entende um pouco mais sobre o assunto.

Tulsa, Oklahoma - 1921

tulsa 1921

A situação da população negra dos Estados Unidos no século XX não era nada fácil: além dos séculos de exploração escravagista, alguns estados possuíam leis de segregação racial que dificultavam ainda mais a vida dos afro-americanos.

Apesar do cenário pouco favorável, algumas famílias negras começaram a ter bastante sucesso econômico. Este fenômeno foi ainda mais forte na cidade de Tulsa, no estado do Oklahoma: a cidade era conhecida como a "Wall Street Negra" devido à próspera comunidade que se instalara ali.

Embora a cidade tivesse um clima aparente de tolerância e prosperidade, um pequeno incidente acompanhado de boatos e preconceito foi o suficiente para acabar com a paz de Tulsa e causar um dos maiores conflitos raciais na história do país.

Acusação de roubo e violência

Tulsa Race Riot

Tudo começou no dia 30 de maio de 1921. Um jovem negro foi acusado de tentar roubar uma adolescente branca dentro de um elevador em um dos prédios da cidade. A polícia prendeu o rapaz e começou a investigar o caso enquanto ele era mantido preso na delegacia local.

Boatos em relação ao caso começaram a circular e, em pouco tempo, a comunidade branca de Tulsa se reuniu na porta da delegacia para tentar linchar o rapaz. Em resposta, parte da população negra também se dirigiu ao distrito policial para tentar evitar o linchamento. Os ânimos inflamados resultaram em um confronto, que fez com que os negros, em menor número, precisassem se retirar para Greenwood, um distrito de maioria negra.

Na madrugada do dia 31, turbas de homens brancos armados começaram a atacar casas e negócios de famílias negras, provocando um caos que as autoridades locais não puderam conter. Até mesmo um avião particular foi usado no ataque à comunidade negra. Em resposta, o governador do estado enviou tropas para por um fim ao massacre.

O estrago, no entanto, já estava feito: o número de mortos estimado varia de 36 a 300 pessoas, em sua grande maioria afro-americanos. Além disso, 35 quarteirões da cidade foram destruídos, deixando cerca de 10.000 pessoas sem casa e pondo fim à "Wall Street Negra" de Tulsa.

Watchmen, 2019

Watchmen

A princípio, a escolha de trazer a história do que se passou em Tulsa em 1921 pode deixar muitas dúvidas na cabeça dos fãs. No entanto, o produtor de Watchmen, Damon Lindelof, explicou o que fez com que ele escolhesse a cidade como cenário principal da série e o porquê de contar a história do massacre na produção.

Em entrevista ao site Den of Geek, Lindelof contou que, a princípio, queria usar um lugar menos conhecido do país para mostrar "os Estados Unidos verdadeiros":

Parece que tudo sempre acontece em um dos dois lugares e (eu queria) fundamentar Watchmen e torná-lo real, (porque) eu sempre pensei que Watchmen fosse sobre a América. Então, eu tinha em mente escolher um lugar mais não-tradicional para o show, e estava pensando: 'Como seria isso?' ”

O produtor revelou que, na época em que escolheu a cidade, estava justamente lendo sobre a história do massacre. Ele, que não havia sequer ouvido falar do assunto até a idade adulta, decidiu que queria levar essa questão ao seriado.

Quando ouvi pela primeira vez sobre o massacre da Wall Street Negra, em Tulsa, em 1921, não conseguia acreditar que era adulto e nunca tinha ouvido falar sobre isso antes. Quanto mais eu pesquisei, mais fiquei chocado e envergonhado por não saber de nada. Ao mesmo tempo, pensei: ‘Bem, agora estou em posição de potencialmente colocar isso em uma peça de entretenimento popular e informar as pessoas sobre esse evento histórico real, mas não posso ser explorador sobre isso. Precisa ser importante'.

Lindelof disse ainda que os eventos de Tulsa serão fundamentais na trama do seriado e a sua importância para a trama ficará mais clara conforme o avanço da temporada.

Watchmen vai ao ar aos domingos na HBO.

FIQUE POR DENTRO:

Watchmen | Estreia quebra recorde de audiência para HBO

Watchmen | Produtor fala sobre temas polêmicos na série!

Watchmen | Série ganha pôster com foco em personagem de Regina King!