Quem é o último Jedi em Star Wars: The Last Jedi?

O anúncio do novo título do próximo capítulo Star Wars deixou os fãs loucos. The Last Jedi é o nome escolhido e todo o mundo quer saber a quem se refere o título.

Quem é esse Jedi do título? Enquanto continuar em inglês, os fãs vão continuar imaginando possibilidades mas nós avançamos já com essas 5 teorias!

Luke Skywalker

Luke Skywalker

A escolha mais óbvia. Luke Skywalker foi referido anteriomente como o último Jedi em dois filmes da saga. Em O Retorno do Jedi, Yoda está nos últimos momentos da sua longa vida quando diz ao seu jovem aprendiz: “Luke, quando embora eu for, o último Jedi você será.”

Em O Despertar da Força, existem até duas referências a Luke com esse título. Logo no início, vemos o texto habitual de abertura da saga mencionando “Skywalker, o último Jedi”. Mais tarde, Snoke fala sobre BB-8 e o mapa que ele transporta, mencionando “O dróide será entregue em breve à Resistência, levando eles até o último Jedi.”

Referências à parte, Luke é conhecido como o último Cavaleiro Jedi após ter tentado formar uma escola para crianças sensíveis à Força. Quando Han Solo menciona que seu filho Ben destruiu a escola, restam poucas dúvidas que Luke foi o único sobrevivente.

Se Luke foi a nova esperança, poderá ele ser agora o último Jedi? Os dois títulos criam uma ligação poética e mostram a jornada épica de Luke Skywalker.

Rey

Kylo Ren e Rey lutando

A língua inglesa tem “artifícios” que as línguas de origem latina não possuem e isso é o caso com o título The Last Jedi. Em inglês, o título é ambíguo e pode referir-se a masculino, feminino e até plural! Por isso podemos especular que o título em português possa se revelar como “A Última Jedi”.

Sabemos que O Despertar da Força foi uma referência à descoberta da sensibilidade da Força em Rey. Durante a sua luta com Kylo Ren, vemos também emergir em Rey o lado negro, seduzindo-a para que ela ceda à raiva.

O pouco tempo que leva a Rey a descobrir suas capacidades, usá-las com sucesso e ainda ter o lado negro a tentar corrompê-la, fazem da jovem alguém extraordinário com a Força. Essa rapidez no seu aprendizado com o sabre de luz ou manipulando a sua fuga da sua cela, foi muito criticada por parecer irrealista. Mas e se tudo isso não é somente indicativo do seu enorme poder com a Força?

Mas como isso faria de Rey a última Jedi? Se ela for treinada por Luke para se tornar uma Jedi, pode ser a última a receber esse treinamento. Embora seja uma hipótese com menores possibilidades, não se pode negar uma protagonista como Rey se tornar a última Jedi. Infelizmente, isso poderia significar a morte de Luke no final do filme, como muitos fãs temem.

Ben Solo

Kylo Ren

Antes de ser Kylo Ren, Ben Solo foi aluno de Luke em sua escola Jedi. Tudo terminou da pior forma quando Ben destruiu a escola, naquilo que é conhecido como o massacre de Kylo Ren. Suspeita-se que ele teria matado todas as crianças como seu avô Anakin fez em A Vingança dos Sith.

Como poderia então ser ele o último Jedi? Existem duas teorias que defendem essa possibilidade.

No final de O Despertar da Força, Snoke menciona que vai terminar o treinamento de Kylo Ren. Ou seja, mesmo após matar o seu pai, Ben Solo ainda não é um Sith como tanto desejava. A sua ida para o lado negro ainda não está concluída – e pode nunca ser completada.

Adam Driver, o ator que interpreta o vilão, revelou recentemente que vamos ver um lado mais vulnerável de Kylo Ren no filme. Driver acrescentou ainda estar entusiasmado para que os fãs vejam a “humanidade” do seu personagem. Estas declarações não parecem ir ao encontro de alguém que vai tornar-se um Sith.

A obsessão de Kylo Ren pelo seu avô pode ainda ter uma segunda interpretação: e se ele segue os passos de Vader ao mudar para o lado da luz no último momento? Não é claro se Kylo Ren sabe da mudança final do seu avô mas seria muito irônico ver o vilão a recrear os passos do seu ídolo, mesmo aqueles que ele desconhece.

A segunda teoria aponta que Kylo Ren pode ter sido um Jedi ainda durante o seu treinamento com Luke. E se ele não é ainda um Sith, poderá então ser considerado um Cavaleiro Jedi.

Sabemos que Luke se sentiu culpado por ter ensinado Ben e, talvez no seu exílio ele tenha buscado novas maneiras de reinventar o uso da Força. Ele pode vir a treinar Rey de uma forma diferente, tornando a jovem em algo que não uma Jedi.

Um grupo de Jedi

cena de Ataque dos Clones

Jedi pode ser interpretado como plural, sendo usado nessa forma mesmo na língua inglesa. Existe a possibilidade de Luke e / ou Rey liderarem pessoas sensíveis à Força contra a Primeira Ordem. Essa teoria é possivelmente a mais frágil, baseando-se nas possibilidades da palavra “last”.

Mas há muito tempo que não assistimos a uma batalha com vários sabres de luz. Seria sensacional ver uma luta épica entre os Jedi e a Primeira Ordem ou os Cavaleiros de Ren!

Jar Jar Binks

Jar Jar Binks

Brincadeirinha!