The Witcher | Vukodlak ou Striga? Entenda a diferença entre os monstros

O episódio 3 de The Witcher nos mostrou Geralt naquela que pode ter sido uma de suas batalhas mais complicadas. O bruxo precisou combater uma Striga, mas sem matá-la, e sim salvando a pessoa que foi amaldiçoada para se tornar a criatura.

Antes que chegasse ao combate, porém, Geralt vinha seguindo os rumores de que o monstro se tratava de Vukodlak. Mas afinal, o que é Vukodlak? O que é Striga?

As informações abaixo contêm spoilers do episódio 3 de The Witcher!

O que aconteceu no episódio

the witcher vukodlak striga

O episódio tem início com um menino acamado, com marcas de garras em seu peito. Ele fala que o que o machucou vem quando a lua cheia está no céu. Um bruxo (que não é Geralt) aparece e diz seu preço para matar a criatura, que, pela descrição, acredita-se ser um Vukodlak, um monstro cuja aparência e habilidades se assemelham às de um lobisomem.

O bruxo morre em sua tentativa de vencer o monstro, que demonstra grande velocidade e agilidade. Geralt ouve falar sobre a criatura que está aterrorizando Temeria. Na cidade, o bruxo conhece Triss Merigold, personagem bem conhecida para os fãs dos livros e dos games de The Witcher.

Triss pede ajuda a Geralt para lidar com o monstro, mas não para matá-lo, e sim para salvá-lo. Ela lhe explica que a criatura tem vindo da cripta de Adda, irmã do rei da cidade, Foltest. Ao estudar os corpos das vítimas, Geralt descobre que a criatura não se trata de um Vukodlak, mas sim de uma Striga, uma mulher que se transformou em um monstro após ser amaldiçoada.

the witcher striga

No decorrer do episódio, Geralt demonstra mais uma vez que um dos monstros que ele mais compreende é, na verdade, o ser humano. O bruxo descobre que Foltest mantinha um romance com sua irmã, Adda. Ele vai ainda mais longe e descobre que Ostrit, um cortesão supostamente leal a Foltest, era apaixonado por Adda e, por esse motivo, amaldiçoou Foltest, mas a maldição passou para a amada e para sua filha, que nasceu como uma Striga.

Em uma difícil batalha, Geralt consegue trazer a filha de Foltest e Adda de volta a sua forma humana.

Striga

the witcher striga

Uma Striga (ou Estrigue) é um ser humano do sexo feminino que se transformou em um monstro após ser amaldiçoada. Sem vestígios de quaisquer sentimentos, ela é guiada apenas por raiva aos humanos e fome, o que faz com que seja uma assassina implacável. Ela aparece apenas em lua cheia e se caracteriza por grandes força e velocidade.

No livro e na série, explica-se a origem da maldição de uma personagem. Fruto de um incesto entre um rei e sua irmã, a menina herdou a maldição jogada sobre seu pai e nasceu como uma Striga. Por não ter relatos ou explicações sobre outras Strigas, não ficou claro se todas as Strigas já nascem assim, ou se é possível transformar uma menina ou mulher em uma Striga por meio de uma maldição.

Um dos primeiros monstros apresentados nos games da franquia, sua aparência é fiel ao descrito nos livros: um monstro imundo e musculoso que corre de quatro; tem uma mandíbula que vai de orelha a orelha, e ostenta garras destrutivas. Na série, contudo, a aparência da criatura foi alterada.

the witcher striga

Talvez ainda mais assustadora na série, a Striga ganhou um corpo relativamente humanoide, com um rosto monstruoso que parece ter influência de produções como Alien. Com uma pele viscosa, preta e retorcida, ainda possui uma espécie de cordão umbilical que arrasta como um tentáculo.

No caso registrado, foi possível reverter a maldição fazendo com que a Striga não retornasse à cripta em que vivia antes do terceiro carcarejar do galo. A vida da menina pós maldição, contudo, ainda deve passar por grandes obstáculos, visto que tudo que ela conheceu foi sua realidade como um monstro, precisando desenvolver novos recursos sociais e humanos.

Vukodlak

the witcher vukodlak

Segundo conta a lenda, um Vukodlak nasce quando um lobo passa por cima do túmulo de uma moça grávida que morreu antes da hora, causando o crescimento daquele bebê, antes morto, como um monstro.

Do Croata, Vukodlak literalmente quer dizer Lobisomem. Logo, a criatura deve ter o poder de se transformar em um misto de humano com lobo ou mantém sempre sua forma meio humanoide meio lupina.

Sem mais detalhes revelados ainda sobre o monstro, ainda é um mistério se ele terá outras habilidades na série; se ele pode repassar sua maldição como em outras lendas, filmes e livros, ou se a origem exposta na série é a única forma de criar um Vukodlak; ou mesmo que aparência ele terá na produção da Netflix.

A primeira temporada de The Witcher já está disponível na Netflix.

FIQUE POR DENTRO

Tudo sobre The Witcher, a nova série da Netflix!

The Witcher | Produtora já tem 7 temporadas planejadas para a série!

The Witcher | Henry Cavill conta um pouco de como conheceu a trama