Teoria Game of Thrones: O que Lyanna sussurrou a Ned?

Mais uma temporada de Game of Thrones terminou como só essa série sabe fazer: deixando os fãs agarrados à televisão chorando por mais.

A sexta temporada foi brilhante em todos os aspectos, e uma das cenas mais desejadas aconteceu finalmente.

O reencontro emocionante de Ned e Lyanna

Através da visão de Bran, vimos Ned Stark subir à torre onde se encontrava sua irmã Lyanna. O Guardião de Winterfell descobre sua irmã deitada na cama, rodeada de sangue e em desespero.

Os dois irmãos trocam palavras de carinho que todos podemos ouvir. Mas, na parte mais importante, Lyanna se inclina e sussurra no ouvido de Ned. O público fica sem saber o que ela terá dito, mas em seguida vemos Ned abraçando um bebê recém-nascido.

O bebê é Jon Snow. A antiga teoria de que Lyanna e Rhaegar tinham mesmo se apaixonado e fugido é assim confirmada oficialmente.

Mas que disse Lyanna em seu sussurro?

Nunca duvide dos superpoderes de fãs curiosos! Entre leitura de lábios, várias visualizações da mesma cena e aumento máximo do áudio, os aficionados esboçaram as possíveis palavras da jovem Stark:

“His name is [por confirmar]... “If Robert finds out, he’ll kill him. You know he will. Ned... Promise me you’ll protect him. Promise me.”

Tradução:

“Seu nome é [por confirmar]... Se Robert descobrir, ele vai matá-lo. Você sabe que ele vai. Ned... Prometa-me que vai protegê-lo. Prometa-me.”

A necessidade de proteger o recém-nascido das mãos de Robert Baratheon fica clara se entendermos que o filho não era seu. E a existência de um descendente Targaryen seria também uma ameaça para o Trono de Ferro que Robert queria conquistar.

Os nomes que os fãs acreditam que Lyanna disse

A grande questão agora é: qual é o nome verdadeiro de Jon Snow?

Ficou claro que Jon não era o nome que sua mãe teria dado. Jon foi uma escolha de Ned, para esconder a identidade do menino e provavelmente inspirado em Jon Arryn, seu mentor.

Sendo filho de Rhaegar, faz todo o sentido que o bebê tenha recebido um nome tipicamente Targaryen. Muitos fãs especulam que Lyanna terá dito Aerys, Aegon ou Aemon.

Mas uma teoria tem ganho mais força nos últimos dias: Jaehaerys. O utilizador de Reddit sparkledavisjr defendeu sua teoria tendo por base a história do nome Jaehaerys. Ao contrário de nomes como Aegon ou Aerys que têm conotações negativas, Jaehaerys é um nome associado a coisas positivas.

Jaehaerys I foi o quarto rei Targaryen no trono e ficou conhecido como “O Sábio” e “O Conciliador”. Seu reino foi próspero e marcado pela expansão da Patrulha da Noite e a concessão de novas terras a eles.

Não sabemos ainda que nome é o oficial, mas já temos alguma dificuldade em imaginar Ygritte dizendo isso: