Teoria Game of Thrones: O que Lyanna sussurrou a Ned?

Mais uma temporada de Game of Thrones terminou como só essa série sabe fazer: deixando os fãs agarrados à televisão chorando por mais.

A sexta temporada foi brilhante em todos os aspectos, e uma das cenas mais desejadas aconteceu finalmente.

O reencontro emocionante de Ned e Lyanna

Ned e Lyanna

Através da visão de Bran, vimos Ned Stark subir à torre onde se encontrava sua irmã Lyanna. O Guardião de Winterfell descobre sua irmã deitada na cama, rodeada de sangue e em desespero.

Os dois irmãos trocam palavras de carinho que todos podemos ouvir. Mas, na parte mais importante, Lyanna se inclina e sussurra no ouvido de Ned. O público fica sem saber o que ela terá dito, mas em seguida vemos Ned abraçando um bebê recém-nascido.

O bebê é Jon Snow. A antiga teoria de que Lyanna e Rhaegar tinham mesmo se apaixonado e fugido é assim confirmada oficialmente.

Mas que disse Lyanna em seu sussurro?

Ned conhecendo Jon pela primeira vez

Nunca duvide dos superpoderes de fãs curiosos! Entre leitura de lábios, várias visualizações da mesma cena e aumento máximo do áudio, os aficionados esboçaram as possíveis palavras da jovem Stark:

“His name is [por confirmar]... “If Robert finds out, he’ll kill him. You know he will. Ned... Promise me you’ll protect him. Promise me.”

Tradução: 

“Seu nome é [por confirmar]... Se Robert descobrir, ele vai matá-lo. Você sabe que ele vai. Ned... Prometa-me que vai protegê-lo. Prometa-me.”

A necessidade de proteger o recém-nascido das mãos de Robert Baratheon fica clara se entendermos que o filho não era seu. E a existência de um descendente Targaryen seria também uma ameaça para o Trono de Ferro que Robert queria conquistar.

Os nomes que os fãs acreditam que Lyanna disse

Jon, de bebê a adulto

A grande questão agora é: qual é o nome verdadeiro de Jon Snow?

Ficou claro que Jon não era o nome que sua mãe teria dado. Jon foi uma escolha de Ned, para esconder a identidade do menino e provavelmente inspirado em Jon Arryn, seu mentor.

Sendo filho de Rhaegar, faz todo o sentido que o bebê tenha recebido um nome tipicamente Targaryen. Muitos fãs especulam que Lyanna terá dito Aerys, Aegon ou Aemon.

Mas uma teoria tem ganho mais força nos últimos dias: Jaehaerys. O utilizador de Reddit sparkledavisjr defendeu sua teoria tendo por base a história do nome Jaehaerys. Ao contrário de nomes como Aegon ou Aerys que têm conotações negativas, Jaehaerys é um nome associado a coisas positivas.

Jaehaerys I foi o quarto rei Targaryen no trono e ficou conhecido como “O Sábio” e “O Conciliador”. Seu reino foi próspero e marcado pela expansão da Patrulha da Noite e a concessão de novas terras a eles.

Não sabemos ainda que nome é o oficial, mas já temos alguma dificuldade em imaginar Ygritte dizendo isso:

você não sabe nada, jaehaerys targaryen