Star Wars IX | J.J Abrams e atores falam de efeitos e autenticidade

Desde seu início, lá em 1977, a franquia Star Wars, com certeza, foi um exemplo cinematográfico em termos de efeitos especiais que muitos diretores e estúdios tentaram seguir. Um ponto forte dos filmes é a autenticidade dos cenários e outros recursos reais.

Com Star Wars: A Ascensão Skywalker não foi diferente. Boa parte do longa foi gravada no deserto de Wadi Rum, na Jordânia. E vários do personagens ou objetos que os espectadores podem achar que são efeito são reais, como animatronics, entre outros recursos.

ascensão skywalker

Em visita aos sets, o repórter da Vanity Fair Lev Grossman teve oportunidade de conversar com atores e diretor. Um exemplo de recursos que apenas uma locação real pode proporcionar foi dado por Oscar Isaac, intérprete de Poe Dameron.

Isaac contou que, logo que chegou aos sets, percebeu uma tela verde (usada para inserir imagens na pós-produção) no meio do deserto.

"E eu fiquei tipo 'J.J., posso fazer uma pergunta? Percebo que estamos filmando em tela verde.' E ele está tipo 'Então, por que diabos estamos no deserto?', e eu falo 'Sim!' E ele disse 'Bem, porque olhe: o jeito com que o a areia interage com a luz e o tipo de cenas que você configuraria - se você estivesse projetando a cena em um computador, nunca pensaria em fazer isso.' Há algo no modo como a luz, o ambiente e tudo tocam juntos.

São as coisas que você não pode prever - as imperfeições. É muito difícil projetar a imperfeição e as imperfeições que você tem nesses ambientes criam imediatamente uma sensação de autenticidade. Você só acredita mais nisso."

ascensão skywalker

A priorização da autenticidade se aplica também ao que é usado para atingir efeitos ou criaturas que não existem na vida real. Daisy Ridley, que vive a protagonista Rey, relembrou um momento em que o recurso escolhido para uma cena em que está usando a Força a fez se surpreender com a sensação de realidade.

"Eu literalmente visualizo isso. Quando levantava pedras, visualizava as pedras em movimento. E então eu fiquei tipo 'Oh, meu Deus, eu fiz acontecer'. E obviamente há muitas pedras com cabos, então, não. Mas eu visualizo que isso realmente está acontecendo."

A atriz Naomi Ackie - que interpreta Jannah, um novo personagem que segue em sigilo - também compartilhou com as sensações de estar em um set de Star Wars.

"Há o tipo de coisa mágica espetacular e coisas supernaturais do tipo mexer-coisas-com-sua-mente, mas também existe essa natureza realmente sólida, em que tudo está angustiado, velho e desgastado e vivido. E acho que brincar com essas duas ideias significa que você tem a sensação de que isso pode ser quase real. Tipo, numa galáxia distante, poderia quase ser o caso de você ter isso."

Star Wars: A Ascensão Skywalker chega aos cinemas no dia 19 de dezembro.

FIQUE POR DENTRO

Star Wars IX | Revelados novos detalhes da trama!

Star Wars IX | Billy Dee Williams fala sobre Lando no filme

Star Wars IX | J.J. Abrams fala sobre os desafios de fechar a saga

Star Wars IX | John Boyega e Oscar Isaac falam sobre seus personagens

Star Wars IX | Ator fala que C-3PO vai surpreender neste filme