Spawn: 'Quero assustar as pessoas', diz Todd McFarlane

O cineasta Todd McFarlane parece estar tendo dificuldades para convencer Hollywood de que Spawn é um filme de super herói de terror. Segundo o roteirista, produtor e diretor do longa, o mercado quer puxar mais para o lado do super herói, enquanto ele pensa o filme como uma produção de horror que tem elementos de super herói.

Em um momento de pré-produção, Spawn já confirmou Jamie Foxx no papel principal e Jeremy Renner como Twitch Williams. Jason Blum (Corra!, Halloween) também será produtor do filme. Já Greg Nicotero (The Walking Dead) fica responsável pelo design do traje do protagonista.

Mais A Freira, menos Capitão América

spawn

Em entrevista ao IGN, McFarlane explicou que está sendo mais difícil do que esperado fazer os executivos de Hollywood entenderem a visão do cineasta para Spawn como um filme sério e assustador.

"Eles ficam insistindo nessa parte de super-herói, e eu gostaria de até retirar essa parte do filme. Greg Nicotero me mostrou algumas peças do traje e eu pensei 'é isso'. Da próxima vez em que eu for aos estúdios, eu vou levar isso comigo porque, obviamente, eu não fiz um trabalho bom o suficiente com o roteiro para passar essa mensagem. Eles leem palavras no meu roteiro de uma forma muito diferente do que eu imagino, e eu só quero assustar as pessoas. Eu quero assustar as pessoas em um nível sério."

Um dos argumentos usados como resistência à proposta de McFarlane para o longa é de que o uso de um personagem principal assustador, que dá nome ao filme, mas aparece apenas em alguns momentos e não tem muitas falas pode não dar certo. O cineasta sabe exatamente o que responder a essa afirmação.

"Nós vimos há um tempo um filme chamado A Freira. Esse é o nome do filme. Ela não está na tela a maior parte do tempo e também não fala muito. Esse tipo de filme tem sido feito desde sempre. Só estou dizendo que um filme como Tubarão é chamado de Tubarão, mas o tubarão em si não está na tela falando, e quando Hollywood diz 'Como você pode ter um personagem principal que não fala?', você e eu podemos nomear centenas de filmes que fizeram isso nos últimos 20 anos. E você nem precisa ir tão longe, porque há algumas semanas tivemos A Freira. Entenda A Freira, Alien, O Enigma de Outro Mundo, Tubarão, O Grito, O Chamado. Entenda isso e meu roteiro faz sentido. Se você imaginar Capitão América ou Hulk, fica estranho."

McFarlane ainda cita Venom como um exemplo da resistência de Hollywood a filmes de super heróis com classificação para maiores de 18 anos.

"O sombrio deles [Hollywood] é para maiores de 13. [...] Nós vamos fazer suas crianças chorarem. Se você está fazendo algo sombrio para os maiores de idade, faça as crianças abaixo de 10 chorarem. Esse é o filme. Se eu acho que O Coringa vai fazer crianças de 10 anos chorarem? Não. Eu os faria chorar? Claro, eu faria porque estaria fazendo um filme para adultos."

Esta não é a primeira vez que McFarlane destaca o tom que quer abordar. Em outra ocasião, ele afirmou que o filme terá classificação para maiores de 18 anos e será "escuro, desagradável e assustador".

Spawn ainda não tem data de estreia.