Rotten Tomatoes anuncia reformulação para melhorar avaliações

Embora ainda seja uma referência para se ter uma dimensão do sucesso de filmes e  outras obras, o site de críticas Rotten Tomatoes é frequentemente criticado por fãs, críticos e cineastas.

Em geral, os comentários negativos apontam que as avaliações da página têm critérios muito simples e que podem resultar em notas pouco exatas. Além disso, segundo o CBM, o fato de a maioria dos críticos da página serem homens brancos também é alvo de grandes reclamações.

É hora de mudar então!

As mudanças

rotten tomatoes

Uma das mudanças anunciadas até então pelo Rotten Tomatoes será uma maior flexibilidade em seu processo de certificação de crítica. A partir disso, o site passará a permitir a publicação de críticas também de revisores que não sejam funcionários em tempo integral de uma publicação conhecida. Podcasts e resenhas de vídeos também ganharão espaço na plataforma.

Em declaração oficial, a gerente de Relações com Críticos do RT, Jenny Jediny, afirmou:

"Nos últimos anos, nossa equipe adicionou centenas de novas vozes ao Tomatômetro, além das milhares que temos atualmente, com o objetivo de criar um conjunto de críticas que reflita de perto o público global de entretenimento. Demos mais um passo importante hoje, reformulando nossos critérios sobre críticas, que tanto mudam nosso foco para a aprovação de críticos individualmente, em vez de [aprovação de] publicações, e introduz diretrizes atualizadas para que novas plataformas de mídia façam parte do Tomatômetro."

Mesmo com as críticas sofridas em variadas ocasiões, o RT segue sendo consultado por fãs, cineastas e membros da imprensa a cada estreia importante. Espera-se, então, que a credibilidade do site cresça ainda mais após as mudanças.