Por que o dia 4 de maio é considerado o 'Star Wars Day'?

Hoje é uma importante data para todos os fãs da franquia criada por George Lucas, afinal hoje é 4 de maio, conhecido como o Star Wars Day. Mas porque escolher especificamente o dia 4 de maio como data oficial ligada a uma das maiores franquias da cultura pop?

Há quem diga que é por que foi quando o primeiro filme chegou aos cinemas, ou então, por ser aniversário do criador deste vasto universo, George Lucas. Entretanto, a história real da escolha data é um tanto mais divertida e não é tão ligada assim ao mundo de Star Wars.

Star Wars Day

A brincadeira começou por conta de uma coincidência labial. A frase falada pelos personagens na franquia em é "May the force be with you". No inglês britânico, a frase tem outro contexto e a construção dela se assemelha bastante a grafia do dia 4 de maio, que é "May the Forth".

Por conta dessa grande coincidência, os fãs acharam uma ótima oportunidade e uma brecha para começar a celebrar o universo de Star Wars como a franquia merece.

Por incrível que pareça, a data vem apenas disso. Não há nada de mais que seja ligado ao filme diretamente, apenas uma "apropriação" de um trocadilho que veio a calhar.

Por isso, quando você ver alguém dizendo que a data é comemorada no quatro de maio por conta do aniversário de George Lucas ou pelo lançamento do primeiro filme, você já sabe o real motivo.

O longa de estreia, Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança, chegou aos cinemas no dia 25 de maio de 1977. Já George Lucas faz aniversário no dia 14 de maio. Por mais que as datas sejam ligadas ao mês de maio, não tem nenhuma conexão direta com Star Wars.

Há quem diga que Margareth Thatcher, a Dama de Ferro, teve uma contribuição para a propagação do trocadilho também. Em 1979, Thatcher foi eleita a primeira-ministra mulher da Grã Bretanha e o partido ao qual ela era ligada, quis fazer uma homenagem.

Dizem que o Partido Conservador britânico teria pagado a um jornal, o Evening News, para lançar uma nota de apoio à Thatcher. O texto diria "May the forth be with you, Margareth. Congratulations", entretanto nunca foi provado de fato se o partido ao qual a mulher era aliada realmente fez isso.

De qualquer forma, faria total sentido, já que em 1979, Thatcher era considerada líder da oposição, assim como os rebeldes eram nos filmes de Star Wars.

Mesmo assim, a data caiu nas graças do público ligado a cultura pop e aos fãs da franquia, fazendo com que todo 4 de maio seja lembrado como o dia oficial de Star Wars. A Disney, que é proprietária da Lucasfilm e, consequentemente, da franquia, desde quando comprou a empresa considera oficialmente a data.

Então, já comemorou seu Star Wars Day hoje? Conta pra gente como está sendo esse dia tão especial!

E não se esqueça: QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!

FIQUE LIGADO:

Peter Mayhew | Harrison Ford, Mark Hamill, George Lucas e outros prestam homenagem

Star Wars IX | J.J. Abrams diz que filme revelará mais sobre as origens de Rey

Star Wars IX | Personagens do longa podem retornar para projetos futuros