Oscar 2019 | Conheça os indicados à categoria de Melhor Filme

O Oscar é uma cerimônia longa e cheia de atrações. Ao todo, são 24 categorias a serem premiadas, intercaladas por performances e apresentações musicais.

Mas uma das principais razões que leva os fãs de cinema assistirem à transmissão é para descobrir em primeira mão a produção vencedora da categoria de Melhor Filme. Esse é o ponto alto da noite e, em geral, é o último prêmio a se entregue. Conheça um pouquinho mais sobre os indicados deste ano.

A Favorita

A Favorita é um filme de Yorgos Lanthimos que mostra as intrigas e jogos de poder no reinado da Rainha Anne (Olivia Colman) da Inglaterra. Enquanto o país está em guerra com a França, detalhes fúteis da vida palaciana podem ter uma influência maior do que se imagina em decisões de vida ou morte.

Com boas atuações de Olivia Colman, Emma Stone e Rachel Weisz, o longa faz um retrato debochado da nobreza inglesa do século XVIII e cria um interessante duelo pelo coração da Rainha - e pelo poder, é claro.

BlacKkKlansman - Infiltrado na Klan

A história de um policial negro infiltrado em uma organização dos Estados Unidos na década de 1970 poderia soar absurda se não fosse real. Infiltrado na Klan, do diretor Spike Lee, adapta para as telonas a história real de Ron Stallworth, detetive negro que conseguiu enganar a Ku Klux Klan para investigar as ações do grupo.

Apesar de ser ambientado nos anos 1970, o filme propõe importantes reflexões sobre o racismo nos dias de hoje, numa mistura muito bem equilibrada de comédia, ação e drama.

Bohemian Rhapsody

A cinebiografia de um dos maiores rockstars de todos os tempos não ficou de fora da premiação de Melhor Filme. Bohemian Rhapsody conta a história de Freddie Mercury, vocalista do Queen, retratando a entrada do artista na banda, o caminho rumo ao sucesso e seu sofrimento decorrente da AIDS.

Com uma trilha sonora recheada de sucessos da banda e uma boa caracterização de Rami Malek como Freddie Mercury, o filme apresenta passagens icônicas da banda, como a criação dos hits Bohemian Rhapsody e We Will Rock You.

Green Book - O Guia

O pianista negro Don Shirley está preparando uma turnê pelos sul dos Estados Unidos e, para isso, precisa de um motorista. Só que existem alguns pequenos detalhes: isso se passa nos anos 1960, quando os estados do americanos do sul ainda tinha políticas de segregação racial, e a única pessoa disposta a dirigir até lá é um fanfarrão.

Green Book mostra a amizade de Don Shirley e Tony Lip e a viagem dos dois por uma América que vivia o auge da luta pelos direito civis. Com Mahershala Ali e Viggo Mortensen nos papéis principais, o filme é um retrato dolorido, mas também divertido, de uma história que não está assim tão longe.

Nasce uma estrela

Quarta versão de um clássico do cinema, marca a estreia de Bradley Cooper como diretor e traz Lady Gaga para o papel principal. O filme conta a história de Ally, uma cantora em ascensão que vê seu marido e parceiro Jackson cair no esquecimento por conta de problemas com álcool.

Com performances lindas de Gaga e Cooper gravadas ao vivo, o filme oferece uma emocionante releitura do clássico Nasce uma estrela, desta vez com um retrato mais completo de Jackson em relação às versões anteriores.

Pantera Negra

Primeiro filme de super-heróis a concorrer nesta categoria do Oscar, Pantera Negra não foi indicado à toa. O longa mostra a história de T'Challa, herdeiro do trono de Wakanda e dos poderes do Pantera Negra. Prestes a assumir o comando do reino, o herói é desafiado por Kilmonger, outro concorrente à coroa que possui uma visão menos pacifista para Wakanda.

Pantera Negra conseguiu elevar o status dos filmes de heróis, mostrando que podem abordar grandes questões sem abrir mão da diversão. Além disso, a produção conta com um trabalho fantástico de design de produção, que torna todo o visual ainda mais especial.

Roma

Mais uma vez, o diretor Alfonso Cuarón emplaca um longa para a disputa de Melhor Filme. Dessa vez, o cineasta retrata a história da empregada doméstica Cleo, que trabalha para uma família de classe média do México nos turbulentos anos 1970.

Todo em preto e branco, o filme mostra as relações sociais e familiares do período de uma maneira muito delicada e sofisticada, sendo uma verdadeira declaração de amor de Cuarón às mulheres que o criaram.

Vice

Cinebiografia de um dos homens mais poderosos dos Estados Unidos no governo de George W. Bush, Vice retrata a ascensão de Dick Cheney à vice-presidência do país. Ambicioso e inteligente, Cheney influenciou em decisões que afetam até hoje a política americana.

Num trabalho magnífico de transformação corporal de Christian Bale, Vice é um retrato irônico de um dos maiores estrategistas políticos da Era Bush.

Já escolheu seu favorito para premiação de hoje?

A cerimônia do Oscar 2019 vai ao ar às 22h de hoje no horário de Brasília.