Tudo o que precisa saber sobre Mar-Vell, o Capitão Marvel original

Apesar de não ser um dos super-heróis mais marcantes da Marvel, ainda que carregue o nome da empresa em seu título, Capitão Marvel é sem dúvidas um de seus personagens mais poderosos. Conheça mais sobre esse herói que adotou a Terra como seu lar.

Agente do Império Kree

Agente

Os Krees são uma raça alienígena de humanoides cujo império alcança vários sistemas planetários. Sua atenção se voltou para a Terra após uma de suas sentinelas e Ronan, o Acusador, terem sido derrotados pelo Quarteto Fantástico. A presença de pessoas com super-poderes fez com que a Terra se tornasse um ponto de interesse para o Império, que mobilizou um plano de invasão e espionagem.

Um dos agentes escolhidos para essa missão foi Mar-Vell, um jovem capitão Kree de pele rosa (diferente da maioria étnica que possui pele azul) já consagrado herói de guerra. Ele foi enviado à Terra em uma nave juntamente de sua amada Una, uma enfermeira, e Yon-Rogg, seu comandante que amava Una e odiava Mar-Vell. 

k[LEITURA-RELACIONADA=4479 "Saiba mais sobre o poderoso Império Kree da Marvel"]

Vida na Terra

Vida na Terra

Ao chegar à Terra, Mar-Vell assumiu a identidade de Walter Lawson, um cientista real que havia morrido recentemente. Representando esse papel, Mar-Vell trabalhou em uma base de lançamentos de foguetes, onde poderia observar o desenvolvimento de viagens espaciais da humanidade. Também foi onde conheceu Carol Danvers, a chefe de segurança e futuro interesse amoroso.

A base também abrigava a sentinela kree abatida pelo Quarteto Fantástico, guardada para estudos. Yon-Rogg, percebendo que isso seria uma ótima oportunidade de eliminar seu rival, reativou a sentinela de dentro de sua nave. A sentinela começou a destruir a base de lançamentos e Mar-Vell foi obrigado a assumir sua forma verdadeira, com o uniforme kree, para poder combater o robô.

Para sua surpresa, após derrotar a sentinela, seu identidade alienígena não foi revelada. As pessoas assumiram que ele era mais um humano que adquirira super-poderes e proclamaram-no herói. Assim surgiu o super-herói Capitão Marvel.

Mudança de lados

Mudança de lados

À medida que o tempo passava, cada vez mais Mar-Vell usava seus poderes para ajudar a humanidade, se tornando um verdadeiro herói da Terra. Eventualmente, essas ajudas foram consideradas traição pelo Império Kree, que sentenciou Mar-Vell a morte por um pelotão de fuzilamento. O herói conseguiu escapar, ainda que essa fuga tenha lhe custado ficar 112 dias perdido no espaço, quase enlouquecendo nesse período.

Ser considerado um traidor, ser enganado por seu superior e, por fim, a morte de sua amada Una, fizeram com que Mar-Vell tomasse uma postura definitiva. Tornou-se, de uma vez por todas, um protetor da Terra contra ameaças alienígenas, princialmente daquelas de origem kree. Como um super-herói, se aliou a diversas equipes, sendo a mais notável os Vingadores.

Ms. Marvel

Ms Marvel

Em um dos esquemas de Yon-Rogg para atingir Mar-Vell, o vilão sequestrou Carol Danvers e a acorrentou a uma bomba radioativa kree. A luta entre Mar-Vell e Yon-Rogg terminou mal para o vilão, que morreu após a explosão de um aparelho. Entretanto, apesar dessa vitória, Mar-Vell não conseguiu evitar a explosão da bomba a que Danvers estava presa. Conseguiu apenas se colocar entre ela e o artefato.

Carol Danvers foi irradiada pela bomba, que misturou seu DNA ao de Mar-Vell, concedendo-lhe poderes similares ao do herói. Após certo tempo, ela também começou a empregar seus poderes para ajudar a humanidade. Assumindo a alcunha de Ms. Marvel, iniciou uma extensa carreira como super-heroína. Anos mais tarde, seria ela que herdaria o título de Mar-Vell, e passaria a se chamar Capitã Marvel.

Morte

Morte

Um dos fatos mais marcantes da história deste personagem é o fato de Mar-Vell ter morrido "definitivamente" (para os padrões de quadrinhos, obviamente). Ao desarmar uma bomba do vilão Nitro, Mar-Vell entra em contato com um gás tóxico que o faz desmaiar. Após tomar um antídoto, o herói consegue se recuperar e impedir os planos do vilão. Todavia, o gás trouxe um problema muito maior do que esperava: um câncer pulmonar em Mar-Vell.

A descoberta da doença foi tardia e todas as buscas do herói por uma cura foram frustradas. Por fim, o herói passou seus últimos anos em Titã, a lua de Saturno. Teve uma morte incomum para um super-herói, deitado em sua cama, rodeado por amigos e outros companheiros de heroísmo.

Apesar de o personagem já ter sido ressuscitado em outras histórias, nunca foi por muito tempo e logo retornava para a morte.

Legado

Legado

Após a morte de Mar-Vell, o nome Capitão Marvel já foi adotado por outros super-heróis. 

Monica Rambeau, atualmente respondendo pelo codinome Espectro, já foi chamada de Capitã Marvel. O nome lhe foi dado inicialmente pela mídia, após suas primeiras atuações como super-heroína.

Outro personagem que queria manter o legado do nome foi Genis-Vell, filho de Mar-Vell, que realmente via o nome Capitão Marvel como uma herança.

Por fim, atualmente o nome é carregado por Carol Danvers, que mantém não apenas o título como também o heroísmo que acompanha o nome.

Poderes

Poderes

Mar-Vell não é um ser humano, e sim um kree. Por conta disso, sua fisiologia é diferente e já lhe concede alguns atributos superiores em comparações aos de um terráqueo comum. Abaixo estão os seus principais poderes, tanto aqueles naturais quanto os que adquiriu durante sua vida.

Super-força

Simplesmente por pertencer à raça dos kree, Mar-Vell possui a habilidade de erguer cerca de uma tonelada. Esse poder foi aprimorado posteriormente por uma entidade chamada Zo (que era um truque de Ronan, o Acusador) e sua força foi elevado ao ponto de ser capaz de erguer cerca de 60 toneladas, embora esse limite poderia ser aumentado por curtos períodos de tempo.

Super-velocidade

Outra habilidade que foi melhorada por Zo. Mar-Vell é rápido e possui os reflexos para se esquivar de disparos de armas de fogo e laser.

Super-resistência

Poder que também foi aprimorado por Zo. O herói é capaz de resistir a golpes de seres super-poderosos, bem como ao disparo de energias, como canhões de naves kree.

Metabolismo de energia solar

Esse poder permite Mar-Vell adquirir energia para se sustentar por meio da luz solar. Dessa forma, ele pode passar grandes períodos de tempo sem se alimentar ou beber nada. Em adição, também pode utilizar a energia solar que absorve em outras habilidades, concedendo-lhe novos poderes. Algumas dessas habilidades são: voar, disparo de energia, fator de cura regenerativo, invulnerabilidade e aumento de força.

Percepção cósmica

É o poder mais impressionante (e desproporcional) que Mar-Vell possui. Foi dado ao herói por outra entidade, chamada Eon. Percepção Cósmica é a capacidade de saber exatamente o que ele precisa saber em dado momento. Isso abrange desde sua localização no universo, até o ponto fraco de um inimigo. O deus ex machina dos poderes!

Mar-Vell é um personagem confirmado no vindouro filme da Capitã Marvel. Muito se especulou que o ator Jude Law seria o responsável por dar vida ao personagem. Agora, contudo, já foi confirmado que Law viverá Yon-Rogg. A identidade do ator que viverá, portanto, Mar-Vell segue como um mistério. 

O filme Capitã Marvel estreia o dia 8 de março (7 de março no Brasil).

Atualizado em
Matheus Barbosa
Matheus Barbosa
Formado em Cinema de Animação com uma paixão por enigmas..