Legion mostra finalmente o grande vilão em todo o seu horror

O quinto episódio de Legion detonou tudo, levando os personagens a enfrentarem revelações e confirmando teorias bizarras. O grande vilão foi finalmente mostrado em toda a sua gloriosa repugnância e nós não estávamos preparados.

Artigo com spoilers.

O reino branco da fantasia

Sydney e David

Recentemente desenvolvemos nossa teoria sobre como é o Rei das Sombras que manipula David com várias facetas. Esta semana a teoria ganhou muito mais força. O Diabo com Olhos Amarelos tem tudo para ser o Rei das Sombras, ou pelo menos, alguém profundamente inspirado nele.

Confira nossa teoria do Rei das Sombras em Legion

Nos primeiros minutos de “Chapter 5”, David conta a Sydney que encontrou uma forma deles estarem juntos fisicamente. Syd está claramente receosa, após anos vivendo com o seu poder que a limita.

Subitamente, a cena muda para um quarto intensamente branco que David diz ter criado ele mesmo na sua mente. Ele explica que agora entende que tudo é uma ilusão e diz mesmo “não sei por que lutei tanto contra isso”. Seus movimentos, voz e olhar estão estranhamente descontraídos enquanto ele continua sua explicação “falso, real, é tudo a mesma a coisa”.

Ele seduz Sydney e ela baixa a guarda e se deixa levar por algo que ambos tanto queriam. Mas o cenário idílico mostra seu primeiro sinal de corrupção com vários bichos se espalhando nos morangos.

A imagem dos morangos vermelhos passa imediatamente para a ferida ensaguentada de Kerry, naquilo que é uma premonição sombria do que vai acontecer.

Algo diferente em David

David

Após o quarto branco, David e Sydney conversam com Melanie e informam a ela que decidiram resgatar Amy. A postura do mutante é agora de confiança, uma faceta nova para alguém constantemente corroído pela autodúvida.

Inicialmente parece que foi a experiência com Sydney que incutiu essa força nele. Mas sua confiança rapidamente se transforma em arrogância, e algo no seu sorriso e olhar indicam uma postura perversa.

Quando Melanie se opõe à ideia de David em salvar Amy sem um plano, o mutante muda sutilmente o foco da conversa. Ele traz Oliver, o parceiro de Melanie, para o centro das atenções. Melanie fica visivelmente agitada e David avança como um predador querendo conhecer a presa antes de atacar.

Ele mostra que sabe usar agora o plano astral e Melanie receia que ele caia na mesma tentação de Oliver, que ficou preso nessa dimensão. Mas David não está realmente ouvindo-a  sobre isso, ele quer ver onde é o ponto fraco dela. E atinge o alvo quando Melanie o questiona se Oliver perguntou por ela.

David tem claramente um prazer malvado em responder que Oliver se lembra de muito pouco. O seu jogo termina quando ele pergunta a Melanie se quer que ele a leve para junto do parceiro, no plano astral. Melanie responde que não, que ela quer ir buscar Oliver para casa.

Legion confirma finalmente a identidade do pai de David!

Dança macabra na Divisão 3

Legion

Contrariando os desejos de Syd, David escuta Lenny e vai sozinho para a Divisão 3. Quando a equipe de Summerland chega ao local, um cenário macabro está esperando eles. Entre os vários corpos cortados de várias maneiras, fumaça e fogo, eles descobrem imagens perturbadoras de David.

Mas David não é o David que eles conhecem. Os vídeos de vigilância mostram o mutante se divertindo enquanto mata todas as pessoas que surgem no seu caminho. Ele dança, ele olha para a câmera, ele dá o seu grande show de entretenimento macabro.

Incrédulos com o que assistem, as imagens seguintes mostram uma visão diferente, possivelmente baseada na leitura da temperatura corporal. E o que assistem não é o David, mas sim um monstro. Um monstro enorme, de trajes rasgados e caminhar lento. Eles estão olhando para o Diabo com Olhos Amarelos.

Momentos depois, Syd e Ptonomy descobrem um dos vilões do primeiro episódio: o diretor da Divisão 3. Nos seus últimos momentos de vida, ele confessa que tudo o que acreditavam esta errado, David era muito mais poderoso do que imaginavam. E deixa um alerta “aquilo usa um rosto humano”.

Em Summerland, Cary nota que algo de errado se passa com as imagens de ressonância magnética de David. No meio das imagens do exame, ele vê frames de David enquanto criança e o Diabo com Olhos Amarelos.

A conclusão parece chegar de forma clara a todos e é explicada brevemente por Cary a Melanie:

“Este monstro não é David. É um parasita. Outra consciência dentro dele. (…) Esta coisa pegou emprestado o cérebro de David, talvez quando ele era criança, ou até mesmo quando era um bebê, e tem estado lá, se alimentando dele desde então.”

Cary acrescenta ainda que essa criatura monstruosa faz David se esquecer que existe, alterando suas memórias constantemente. Mais assustador ainda, Cary acredita que o monstro pode até mudar as memórias dos aliados de David.

Ptnomy levanta uma das grandes questões: o que poderá ser essa criatura se não um mutante? Cary responde que pode ser um mutante mais velho e lança a ideia de que “a sua consciência se separou do seu corpo e está vivendo dentro de David há 30 anos.” Mais uma vez, tudo indica ser o Rei das Sombras com uma história semelhante nos quadrinhos.

Veja como a teoria do Rei das Sombras foi oficialmente confirmada!

Os demônios na luz vermelha, o terror de Lenny e o segredo de Amy

Lennie

Depois da explicação de Cary, Syd é levada para dentro do quarto astral de David. Ela encontra o namorado com os olhos cheios de lágrimas, e tocando uma música. Dirigindo seu olhar para o banheiro, essa é a forma que ele encontrou para alertá-la dos demônios que se escondem e de como ele está preso neles.

Tal como Lenny aconselhou anteriormente David no banheiro inundado de luz vermelha, agora é Syd quem vê o garoto do livro infantil neste lugar. A mente de David parece ter se dividido entre o quarto onde levou Sydney, e o banheiro onde seus monstros se escondem.

No mundo real, David leva sua irmã para a casa onde ambos cresceram e a série ganha contornos verdadeiramente perturbadores. Questionando Amy sobre o seu segredo, ela finge não saber do que ele fala e Audrey Plaza traz o terror com sua Lenny.

Saindo do espelho, Lenny assedia Amy que está absolutamente apavorada. A irmã de David pergunta quem é ela, e Lenny responde “Sou David. Oh, espere, sou o Bennie. Quero dizer, sou Lenny. Ou será… King? Ou será o meu favorito...” e se transforma no garoto do livro infantil. Para cada uma dessas respostas, Lenny se modifica, mostrando as várias facetas do monstro que ela realmente é.

Amy acaba por quebrar perante a pressão psicológica e revela algo chocante: David foi adotado.

O ataque do Diabo com Olhos Amarelos

Legion

Nos momentos finais do episódio, os mutantes de Summerland entraram na casa da infância de David. Assim que isso acontece, todos perdem a voz. Eles estão agora no domínio do parasita de David, que o molesta em sua forma de Lenny.

Chegados ao quarto, um dos mutantes dispara na direção de David (é provável que tenha sido Eye se fazendo passar por ele). Syd abraça David e grita para irem para o quarto branco imediatamente. O mutante faz isso mas a salvação não os espera do outro lado.

Pela primeira vez, a criatura – agora sob a forma verdadeira de Diabo com Olhos Amarelos – sai do banheiro e entra no quarto. Ele vai direto a Sydney, que foge aterrorizada enquanto David assiste sem nada conseguir fazer.

No último segundo, a série tira nosso chão e estamos de volta ao início. Ao instituto Clockworks, onde tudo começou. O ponto de vista é o de Sydney que ainda está respirando sofregamente. Ela olha assustada à sua volta e vê David e os mutantes de Summerland como pacientes. Pior ainda, é Lenny quem interpreta o papel de psiquiatra.

O que acabou de acontecer?

Sydney

Contrariando a ideia popular de que tudo se está passando na cabeça de David, penso que acabamos por assistir à construção súbita de uma realidade alternativa.

O criador desse mundo paralelo em Clockworks só pode ter sido David ou o Diabo com Olhos Amarelos. Os últimos segundos de David no quarto branco foram com ele quase enlouquecendo tentando fazer algo para impedir o ataque do monstro a Syd.

Um mutante ultra poderoso como ele a níveis mentais, poderia conseguir criar essa realidade alternativa. Especialmente tendo em conta a situação de estresse extremo que estava vivendo. Mas seus poderes altamente instáveis não garantem que seus desejos saiam do jeito que ele imaginou.

Em busca de segurança, David pode ter desejado que nada disso tivesse acontecido; e, acidentalmente ter enviado todos para um local onde nada acontecia e tudo era controlado: Clockworks.

Mas se foi o Diabo com Olhos Amarelos, ele pode te-lo feito para escapar ao ataque iminente de David. Seu domínio sobre o plano astral parece estar completo e ele agora precisa controlar David.

Uma forma de fazer isso é aprisionar todos os aliados do mutante e faze-los esquecerem de quem são. Lembram a hipótese que Cary falou sobre o parasita conseguir modificar até as memórias de quem estava junto de David? Pode ter sido justamente isso que aconteceu aqui.

É óbvio que o monstro quer deixar de ser um parasita e quer tomar controle total de David. Durante 30 anos ele tem se alimentado do mutante, provavelmente por ser um dos poucos humanos capaz de aguentar o poder esmagador da criatura. Mas nunca chegaria a isso. Com a libertação do monstro em “Chapter 4”, o quinto episódio mostrou agora quem ele é em todo o seu horror. E os jogos estão só agora começando.

O que vai acontecer no próximo episódio?

Legion

Sydney parece ser a única que sabe do que acabou de acontecer, e isso é um indicador de que nada disso se passou somente na mente de David.

Mas o mais provável é que o sexto episódio tente manipular o público como o monstro manipula David. Enquanto Sydney vai tentar levantar o véu da ilusão dos olhos dos seus companheiros, nós estaremos duvidando se realmente assistimos às fantasias de um mutante.

Precisamos falar sobre a relação de David e Sydney

Música premonitória

A meio do episódio, a música “The Daily Mail” dos Radiohead já nos alertava para o final.

“Os lunáticos tomaram conta

Do manicômio,

Esperando o arrebatamento

(…)

Você fez uma bagunça

Você fez um erro

Pagou a segurança

E passou através dos portões

Você escapou

Mas nós ficamos à sua espera

(...)

Preso, solto,

Você ganha e perde

Salte para a fila

Volte atrás novamente

(…)

Os animais da Terra

Os peixes no mar

Perderam o controle”

Compartilhe suas ideias conosco no grupo Legion do Facebook!