Game of Thrones: a Muralha de Gelo vai cair? Descubra a teoria!

Sete temporadas depois e a Muralha de Gelo que separa Westeros das terras selvagens permanece imponente. Mas por quanto tempo? Com o episódio “Dragonstone” e várias outras referências espalhadas por livros e série, reunimos todas as pistas que indicam que os dias da Muralha podem estar chegando ao fim.

Não acredita? Então leia e confira você mesmo!

Spoilers para a série Game of Thrones.

O episódio “Dragonstone” fez várias referências

Arquimeistre Marwyn

Foram várias as menções à Muralha no primeiro episódio da sétima temporada, particularmente relacionadas com a resistência da Muralha e aos Caminhantes Brancos.

No início do episódio, Sansa e Jon conversam sobre a ameaça dos mortos-vivos e o perigo que Cersei representa. Sansa chama a atenção de Jon para que ele não se esqueça que Cersei é uma ameaça muito grande, enquanto os Caminhantes Brancos estão muito longe ainda. Sansa diz mesmo “Ainda temos uma muralha entre nós e o Rei da Noite”.

Mais tarde, na Cidadela, Sam Tarly conversa com o Arquimeistre Ebrose sobre o terror que viu além da Muralha. O Arquimeistre parece acreditar nas palavras de Sam e discursa sobre as várias épocas em que as pessoas temeram o fim do mundo e como isso aconteceu. Ebrose fala de como o mundo “a Muralha sobreviveu a tudo isso”.

Mas o momento mais marcante chegou com a visão de Sandor Clegane nas chamas da casa abandonada. Quando Thoros de Myr chamou o Cão de Caça para observar o fogo, ele nunca esperou ter uma visão verdadeira na lareira.

A visão do Cão de Caça

Sandor Clegane

Quando Sandor Clegane olhou atentamente para as chamas, ele descreveu sua visão como:

“Gelo. Uma muralha de gelo. A Muralha. Onde a Muralha se encontra com o mar. Existe um castelo lá. Existe uma montanha. Parece a ponta de uma flecha. Os mortos estão atravessando. Milhares deles.”

Os fãs rapidamente perceberam que parte da visão se referia a uma fortaleza referida no início do episódio. Jon Snow enviou Tormund Giantsbane para Atalaialeste do Mar, o castelo mais a leste ao longo da Muralha. Esta fortificação da Patrulha da Noite está localizada exatamente como Clegane descreve com as palavras “onde a Muralha se encontra com o mar.”

Atalaialeste do Mar se localiza na Baía das Focas e é o castelo da Patrulha da Noite mais próximo de Durolar. Este último ponto entre Westeros e o Povo Selvagem é também mencionado por Melisandre no livro A Dança dos Dragões. A sacerdotisa vermelha tem uma visão de um castelo nas chamas e diz a Jon Snow que esse castelo é Atalaialeste do Mar, avisando que “será aqui que o golpe mais pesado vai cair.”

Cruzando as duas visões e o fato de Jon Snow ter enviado Tormund para este castelo, tudo indica que série e livros se estão a preparar para algo vital acontecer aqui. Será que a grande batalha desta temporada vai mesmo acontecer em Atalaialeste do Mar?

O detalhe que a HBO deixou vazar

Atalaiaeste do Mar

Após o episódio ser transmitido, a HBO atualizou seu site com um resumo de tudo o que se assistiu em “Dragonstone”. Mas esse resumo acrescentou uma frase à visão do Cão de Caça que assistimos previamente no episódio. No site, foi acrescentado que “as ondas estão congeladas”, depois de Clegane falar do ponto que une a Muralha ao mar.

Este pequeno detalhe pode fazer toda a diferença na explicação de como os Caminhantes Brancos vão chegar a Westeros. O site Wiki of Thrones descobriu algo inesperado nos créditos de abertura da série que dão razão à teoria das ondas congeladas.

Confira a Muralha nos créditos:

Muralha

Esta é a imagem da abertura da sétima temporada e podemos ver que, junto a Atalaiaeste do Mar, tudo parece estar congelado. O mar está claramente coberto em neve e gelo.

Compare isso com outras temporadas:

Muralha

Será possível que o Rei da Noite e seus Caminhantes Brancos tenham apenas de atravessar pelo mar gelado e ignorar completamente a Muralha? No início de “Dragonstone”, Bran Stark teve uma visão do exército de mortos-vivos marchando através de gelo e neve. Essa visão levanta agora a questão se eles estariam realmente caminhando sobre águas congeladas.

E por falar em Bran Stark…

Será Bran Stark o culpado pela chegada do Rei da Noite a Westeros?

Bran Stark e o Rei da Noite

Se os Caminhantes Brancos chegam até Westeros através de águas congeladas ou com a queda da Muralha, uma coisa é certa: é provável que o culpado seja Bran Stark.

Na sexta temporada, assistimos à destruição da caverna do Corvo de Três Olhos graças a um erro de Bran Stark. Quando o jovem entra em uma visão sem a permissão do seu mestre, ele encontra os Caminhantes Brancos esperando por ele. O Rei da Noite agarra seu braço e marca o garoto. Assim que Bran retorna da visão, descobrimos que esta marca é suficientemente poderosa para quebrar o feitiço de proteção da caverna.

Até a marca do Rei da Noite, a caverna era um lugar sagrado onde os mortos não podiam entrar. A magia que protegia o refúgio do Corvo de Três Olhos foi assim desfeita em um momento inesperado.

Há muito tempo que os fãs acreditam que a magia da caverna é a mesma magia contida na Muralha. Ao longo dos livros, foram várias as menções e indicações de que a Muralha tinha sido construída com magia vastamente poderosa. Magia certamente explicaria como essa construção imponente continua sólida mais de oito mil anos e desafiando toda a lógica de sustentabilidade nos seus duzentos metros de altura.

A magia também ajudaria a explicar por que é que os Caminhantes Brancos ainda não atravessaram a Muralha e estiveram milhares de anos vagando a norte de Westeros. Segundo esta teoria, agora que Bran Stark atravessou a Muralha com Meera Reed, ele convidou os mortos-vivos a entrarem em Westeros.

Será possível que apenas por passar através da Muralha, Bran tenha aberto caminho a uma invasão?

Bran Stark é o Berrante de Inverno

Berrante de Joramun

Acompanhando a popular teoria de que Bran desfez a magia da Muralha, existe a ideia de que esse Stark é o Berrante de Inverno. Também conhecido como Berrante de Joramun, este objeto é lendário em As Crônicas de Gelo e Fogo e está diretamente relacionado com o Rei da Noite.

Segundo uma antiga lenda, existiu um Rei-para-lá-da-Muralha chamado Joramun e que ele se uniu a Brandon Stark, o Transgressor, para derrotarem o temível Rei da Noite. Na grande batalha final, Joramun soprou o Berrante de Inverno para acordar os gigantes, e as enormes criaturas vieram em seu auxílio.

Mas os mitos em volta deste artefato lendário não se ficam por aqui. O Povo Livre acredita que, se soprado novamente, o Berrante de Joramun é capaz de fazer a Muralha cair. Durante anos os selvagens buscaram este objeto sem sucesso, apenas se sabendo que seu último dono tinha sido Joramun.

E o que tudo isto tem a ver com Bran? O Berrante de Inverno é o único artefato conhecido como sendo capaz de destruir a Muralha. E se em vez de ser um objeto, o Berrante é uma pessoa?

Bran destruiu a magia da caverna do Corvo de Três Olhos e, se a Muralha tiver os mesmos feitiços de proteção que a caverna tinha, então ele poderá ter retirado toda a magia da Muralha quando atravessou para Westeros.

Se este ato realmente causar a destruição da Muralha, então Bran atua como o Berrante de Joramun de forma simbólica. Aquilo que há milênios supostamente era um objeto, pode agora ser visto como um símbolo, uma metáfora para uma profecia da qual Bran é o mensageiro da desgraça.

George R.R. Martin tem um particular gosto em criar paralelismos e padrões que funcionam como uma espécie de justiça divina. A Muralha foi construída por um Brandon Stark – quem melhor do que outro Brandon Stark para a destruir?

O que realmente aconteceu

Tormund Giantsbane e Beric Dondarrion

Quando escrevemos este artigo nunca poderíamos imaginar o que realmente aconteceu nos últimos episódios da sétima temporada:

Em "Beyond the Wall", o Rei da Noite matou Viserion e o transformou em um dragão zumbi. No finale, o grande vilão surgiu montado em Viserion e todo mundo assistiu incrédulo enquanto o dragão cuspia fogo azul e derreteu a Muralha. Graças à magia do fogo, o Rei da Noite e seu exército de Caminhantes Brancos atravessou finalmente para Westeros onde irá prosseguir sua marcha da morte. Dizia-se que a Muralha tinha sido construída com magia, e com magia ela caiu.

Antes do grande finale, quais eram as suas teorias? Compartilhe conosco nos comentários!