Game of Thrones | As PRINCIPAIS MORTES da Batalha de Winterfell

SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER!

Fale a verdade, você estava com medo de pelo menos metade do elenco principal morrer na Batalha de Winterfell. Com toda a expectativa criada em cima daquela que foi a luta de maior proporção de toda a série (e uma série que nunca teve pena de matar seus personagens), é difícil não esperar pelo pior.

Por esse motivo, até que a batalha teve menos baixas importantes do que esperávamos. OK, se a Arya não tivesse "chegado chegando" no Rei da Noite e resolvido o negócio todo, era bem provável que não apenas metade, mas todos ali morressem.

Mas em termos de mortes de personagens importantes para a trama, digamos que a HBO guardou os personagens principais para o final da série. Ainda assim, nos despedimos de alguns personagens de forma memorável, então vamos relembrá-los agora.

Melisandre

batalha winterfell

Melisandre provavelmente é a maior representante da categoria de personagens que passaram de "te odiamos e esperamos que você morra" para "salvadora da p*%%# toda".

Embora tenha tido uma trajetória marcada por erros e assassinatos descabidos que cometia em nome de seu deus, a sacerdotisa seguiu no caminho que acreditava ser o certo e acabou sendo fundamental para a sobrevivência de Winterfell e a vitória sobre o Rei da Noite.

Se a cena da feiticeira vermelha fazendo brotar fogo em duas diferentes e importantes ocasiões já foram incríveis, o melhor estava por vir: é ela que faz Arya perceber que era seu o papel de matar o Rei da Noite.

Após ser uma peça-chave na vitória de Winterfell, Melissandre seguiu o caminho que acreditava estar traçado para si, tirando o colar que a mantinha jovem e deixando-se morrer.

Lyanna Mormont

batalha winterfell

Com certeza uma das personagens mais queridas de Game of Thrones, Lyanna Mormont foi provavelmente a guerreira e a vítima mais nova da Batalha de Winterfell.

Ainda que fosse apenas uma criança, a líder da Casa Mormont fez questão de participar da luta, recusando-se a seguir para as criptas, como as demais mulheres e crianças, entre outras pessoas que não teriam como guerrear.

E sua morte não foi em vão. Antes de receber seu golpe fatal, Lyanna matou um gigante já dominado pelo poder do Rei da Noite.

Da primeira vez em que apareceu na série até este episódio, Lyanna Mormont será lembrada por sua bravura, maturidade precoce, capacidade de liderança e pelo jeito maravilhoso com o qual desafiava qualquer pessoa que tentasse passar por cima de sua autoridade.

Theon Greyjoy

batalha winterfell

Com uma história marcada por erros, como tomar Winterfell de Bran Stark, e por sofrimento, Theon teve seu momento de redenção dando sua vida para salvar a de Bran.

Há muito tempo dedicado a se redimir, o jovem retornou a Winterfell para lutar na batalha contra o exército dos mortos, e teve seu papel. Theon protegeu Bran contra dezenas de caminhantes, sendo morto apenas pelo Rei da Noite.

Agora, a casa Greyjoy segue tendo como principais representantes Yara e Euron. E nós já sabemos por quem vamos torcer para assumir o comando.

Jorah Mormont

batalha winterfell

É isso, a família Mormont chegou ao seu fim. Lyanna e sir Jorah eram os últimos de seu nome. O guerreiro, contudo, morreu cumprindo seu dever, a missão que assumiu como sua: protegendo Daenerys.

Desde o início da batalha, sir Jorah se manteve na linha de frente, sobreviveu ao massacre dos Dothraki, lutou ao lado dos imaculados e dos exércitos de Winterfell, e viveu para salvar sua rainha de dezenas de caminhantes.

Beric Dondarrion

Beric Dondarrion

Líder da irmandade sem Bandeira - mais conhecido como o cara da espada de fogo, ou aquele que já voltou da morte várias vezes -, Dondarrion teve papel fundamental na batalha: salvou Arya e Clegane dos caminhantes.

Uma vez que Arya foi a responsável por matar o Rei da Noite e por um fim à guerra, o fato de Dondarrion ter gasto sua última vida para salvar a garota fez com que seu sacrifício fosse ainda mais nobre.

Dolorous Edd

game of thrones

Também nos despedimos do ex-comandante da Patrulha da Noite. Assim como as demais mortes importantes do episódio, o adeus de Edd não foi em vão.

O guerreiro foi morto após salvar a vida de Sam Tarly. Como aconteceu com Lyanna, ele chegou a ser ressuscitado pelo Rei da Noite, mas apenas por alguns momentos, visto que Arya se certificou de que o reinado dos mortos chegasse ao fim.

Viserion

viserion

Sob o domínio do Rei da Noite, Viserion se tornou um dragão morto-vivo. Sob a liderança do caminhante, inclusive, protagonizou uma batalha entre dragões sobre o céu de Winterfell.

Após Arya matar o Rei da Noite, porém, Viserion realmente morreu, assim como os demais caminhantes "criados" pelo vilão.

Rei da Noite

game of thrones

É isso, em uma cena de tirar o fôlego, o Rei da Noite foi morto por Arya Stark. Com ele, todos os que foram "ressuscitados" por ele também morreram definitivamente.

Por esse motivo, a batalha de Winterfell se caracterizou por dois extremos, indo de "completamente perdida" para uma vitória árdua, porém imediata após a morte do líder do exército dos mortos.

Foi por pouco

game of thrones

Como seria de se esperar, vários dos personagens principais estiveram à beira da morte em diversos momentos do episódio.

Jon Snow, Daenerys, Jaime, Sansa, Tyrion, Brienne, Podrick, Gendry, Arya, Bran, Clegane, Verme Cinzento, Varys, Sam, Missandei e sir Davos estão entre os sobreviventes.

Entre os que não sabemos ainda se sobreviveram (mas provavelmente sim, pois o episódio teria mostrado sua morte...), estão Tormund, Ghost e Drogon.

Bem, que comecem então as apostas para quem morrerá na batalha pelo trono. Algum palpite de quem assumirá o comando dos Sete Reinos?

O quarto dos últimos seis episódios de Game of Thrones vai ao ar no próximo domingo, dia 29, na HBO.

FIQUE POR DENTRO

Teoria: Quem é Azor Ahai em Game of Thrones?

Game of Thrones | Acompanhe aqui os acontecimentos da 8ª temporada!

Game of Thrones| O SIGNIFICADO de Jon Snow ser Aegon Targaryen

Game of Thrones: as melhores frases de todos os tempos