Game of Thrones: Algoritmo prevê quem vai morrer na temporada 8

A expectativa da espera pela oitava temporada de Game of Thrones só aumenta. O que será que vai acontecer? Quem vai conseguir o trono de Westeros? Quem vai morrer?

É muita emoção para se conter até a estreia, e algumas pessoas simplesmente não conseguem. Esse é o caso de Taylor Larkin, um cientista americano que criou um algoritmo que calcula a probabilidade de um personagem morrer nessa última temporada da série.

Como funciona?

grafico

Para formular esse algoritmo, Larkin reuniu informações sobre os mais de dois mil personagens que já passaram pela série, tenham eles morrido ou não. As características analisadas são gênero do personagem, idade, status de nobreza, cultura, e parentes que já tenham morrido. 

Com isso Larkin chegou a um diagrama de palavras (a imagem acima – veja a original aqui) no qual o tamanho da palavra demonstra o quão recorrente é o seu uso na série, já a cor representa sua associação com a morte – quanto mais vermelho, mais provável de morrer, enquanto mais azul, mais provável de continuar vivo.

Muitas outras análises mais complexas sobre aprendizado de máquinas foram feitas (e que, para os propósitos deste artigo, não compensam ser aprofundadas), mas por fim, Larkin chegou a uma lista de personagens e suas probabilidades de bater as botas na oitava temporada. Confira, mas cuidado com os possíveis SPOILERS!

Spoiler ex Machina

Spoiler

PersonagemProbabilidade (%)Motivo 1Motivo 2Motivo 3
Daenerys Tagaryen83,77%Parentes mortosValirianaCasa Targaryen
Jaime Lannister72,91%Parentes mortosHomem39 anos
Tyrion Lannister70,76%Parentes mortosHomem32 anos
Bran Stark66,02%Parentes mortosNortenhoHomem
Cersei Lannister60,39%Parentes mortosMulher39 anos
Jon Snow58,99%Parentes mortosHomemNortenho
Euron Greyjoy54,95%Parentes mortosIronbornHomem
Sansa Stark50,28%Parentes mortosMulherNortenha
Arya Stark49,04%Parentes mortosMulherNortenha
Gendry39,87%Irmandade sem estandartesParentes mortos

Homem