Confira 10 filmes de terror imperdíveis para fãs de cinema

É estranho como o medo pode fascinar. Uma emoção associada a um instinto de sobrevivência quando estamos diante de um potencial perigo. Isso faz com que nosso organismo produza adrenalina e o coração dispara, duas sensações que podem ser consideradas boas. Talvez seja por isso que filmes de terror são tão populares, é um jeito de sentir o medo e todas as suas reações fisiológicas em um ambiente seguro e controlado. Dito isso, veja a nossa lista de recomendações com dez filmes desse gênero.

1. Um filme premiado

corra

Corra! (Get Out, 2017)

Embora só tenha ganhado o Oscar de Melhor Roteiro Original, é inegável o sucesso de Corra! O filme foi indicado às categorias de Melhor filme, diretor e ator no Oscar 2018, além de nomeações no Globo de Ouro, Screen Actors Awards, British Idependent Film Awards, e Critics' Choice Awards.

Corra! conta a história de um jovem negro que namora uma garota branca e vão para o interior conhecer os pais dela. A princípio existe um desconforto já esperado entre os pais e o jovem rapaz, mas à medida que os dias passam, ele descobre algo muito mais perturbador.

2. Um filme Clássico

Shining

O Iluminado (The Shining, 1969)

O Iluminado pode ser considerado um filme do subgênero horror psicológico. Normalmente, esse tipo de horror faz com que seus personagens fiquem mental ou emocionalmente alterados para causar um desconforto em seus espectadores. É bastante comum que filmes assim também apresentem características dos gêneros de mistério e suspense, como também é o caso de O Iluminado, uma das maiores obras do diretor Stanley Kubrick.

Em O Iluminado acompanhamos a história de Jack Torrance, um escritor que está se recuperando de seu alcoolismo, que aceita tomar conta do Hotel Overlook durante o inverno. Jack então se muda para o Hotel com sua esposa e filho. Contudo, o lugar apresenta uma atmosfera assustadora e foi palco de acontecimentos terríveis no passado, além de que exerce uma péssima influência sobre a família Torrance.

3. Um filme de serial killer

Halloween

Halloween: A Noite do Terror (Halloween, 1978)

Outro subgênero de filmes de horror é o slasher (algo como "cortante", em português). Recebe esse nome pois, em geral, retratam um assassino em série misterioso e violento que passa o filme inteiro perseguindo e retalhando suas vítimas. Embora existam filmes mais antigos que possam ser considerados slashers, o principal filme a popularizar esse subgênero foi Halloween: A Noite do Terror.

Nesse filme vemos que em 1963, o jovem Michael Myers assassina sua irmã durante a noite de Halloween. Quinze anos se passam desde esse incidente e no dia 30 de outubro Myers foge do sanatório onde estava internado e volta para casa com intenção de matar novamente. Dessa vez seu alvo é a adolescente Laurie Strode e seus amigos, e cabe ao psiquiatra de Myers impedir o derramamento de sangue.

4. Um filme de ficção científica

Alien

Alien - O Oitavo Passageiro (Alien, 1979)

Com a frase promocional "No espaço ninguém pode ouvir você gritar", Alien promete utilizar esse ambiente típico das ficções científicas para assustar sua audiência. É o filme que deu origem à extensa franquia Alien e a Prometheus, que apresentam mais características do gênero ação. Entretanto, esse primeiro filme depende mais de uma atmosfera opressiva e de apenas um monstro à espreita na escuridão.

Alien conta a história da tripulação de uma nave mineradora que se depara com um planeta misterioso, onde encontram uma nave alienígena abandonada e, dentro dela, ovos desconhecidos. Um dos ovos eclode e a criatura que sai de dentro dele ataca um dos tripulantes. Na tentativa de ajudar o companheiro atacado, os outros tripulantes, inadvertidamente, levam para dentro da nave um perigo muito maior do que podem imaginar.

5. Um filme perdido

Rec

[Rec] (2007)

Um tipo de horror bastante popular hoje em dia é o estilo "filme perdido" (found footage, no original em inglês), no qual parte do filme tenta se passar como uma documentação real de um acontecimento. O primeiro filme de terror a fazer isso foi o italiano Holocausto Canibal (Cannibal Holocaust, 1980) e o que popularizou foi A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999). Apresentamos aqui um ótimo exemplo desse tipo de filme, [Rec], filme espanhol que chegou a ser refilmado por Hollywood.

Em [Rec] vemos pelas lentes de um cameraman a cobertura jornalística da repórter Ángela Vidal. Ambos acompanham uma ação de trabalhadores de emergência em um prédio habitacional completamente tomado pela escuridão. No entanto, logo eles percebem que estão presos no edifício e que algo tenebroso está entre eles.

6. Um filme baseado em fatos reais

Emily

O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose, 2005)

Não basta ser um filme de horror para dar medo, para piorar a situação tem que ter os dizeres "baseado em uma história real". O Exorcismo de Emily Rose, como o próprio nome sugere, conta a história de uma garota americana que, supostamente, teve seu corpo possuído por várias entidades demoníacas. Seu exorcismo levou mais de um ano para ser realizado e foi bastante controverso. pois resultou na morte da garota.

O filme, além de contar essa historia, também mostra o julgamento do padre envolvido no exorcismo, acusado de homicídio por negligência à garota. Segundo o caso, a garota não estaria possuída e sim teria distúrbios mentais e cujo tratamento foi negado em função da atuação do padre. O filme tenta se manter aberto sobre o que aconteceu, se foi uma possessão ou distúrbio mental, deixando o espectador se posicionar. De toda forma, ambas as opções são bastante assustadoras.

7. Uma animação

Perfect blue

Perfect Blue (パーフェクトブルー, 1997)

O comum é que animações sejam associadas a filmes infantis e histórias leves, mas acredite, o terror já envolveu esse gênero de filme com suas garras. O caso em questão é o anime japonês, Perfect Blue, um horror psicológico que tem Mima como protagonista.

Mima era uma famosa integrante de um trio musical que desiste de sua carreira na música para se tornar uma atriz. No entanto, isso causa a decepção e fúria de seus fãs. A garota passa então a ser perseguida não apenas por um fã obsessivo, como também por seus demônios interiores, tornando-se louca aos poucos.

8. Um filme engraçado

Cabin

O Segredo da Cabana (Cabin in the Woods, 2012)

Se animação já não é costumeiramente associada ao horror, o que dizer da comédia? Contudo, esse é mais um dos vários subgêneros de horror. Normalmente são filmes que utilizam de humor negro ou que fazem paródia com o próprio gênero de horror, possuindo certo teor de metalinguagem. Também é utilizado como uma estratégia de venda do filme, uma vez que a comédia ameniza a faixa etária indicativa do filme, possibilitando ser visto por um público mais jovem.

Em O Segredo da Cabana, vemos o início de um típico filme de terror. Um grupo de adolescentes se junta para passar o feriado juntos em uma cabana sinistra no meio da floresta. Ainda mais sinistro é o que descobrem no porão da casa, um livro misterioso que liberta uma família de zumbis assassinos. O filme é bastante consciente de seus clichês e faz piada com isso, evidenciando ainda mais o absurdo de toda a situação.

9. Um drama

Babadook

O Babadook (The Babadook, 2014)

O horror muitas vezes acompanha o drama, focando em personagens que precisam lidar com conflitos internos e preocupações realistas, ao mesmo tempo que enfrentam o aspecto tenebroso do filme. Geralmente o elemento de horror serve apenas como um pano de fundo ou uma exteriorização para esses problemas emocionais do personagem. Pode ser visto como uma variação do horror psicológico.

O Babadook é um bom exemplo de um horror dramático. Esse filme australiano conta a história de uma mãe viúva que precisa criar o filho problemático sozinha. Ela possui sentimentos conflitantes quanto ao filho, amando-o e o odiando ao mesmo tempo, pois o culpa pela morte do marido. Em paralelo a isso, um livro medonho traz um ser sombrio para a sua vida.

10. Um favorito deste que vos escreve

Bruxa

A Bruxa (The VVitch: A New-England Folktale, 2015)

A Bruxa é um filme com visual incrível e atmosfera extremamente perturbadora. Trata-se de uma história de época baseada em contos folclóricos e lendas sobre bruxas, magia negra e possessões. Mostra também a postura da religião diante de tais ameaças, e diante da vida em geral. Além disso, o filme conta com a presença de um bode preto sinistro!

No filme, acompanhamos uma família de puritanos religiosos na Nova Inglaterra, Estados Unidos, por volta de 1630. Após serem banidos da cidade em que viviam, a família faz sua casa à beira de uma floresta. No entanto, o que parecia ser o começo de uma nova vida, mostra ser o início de seus tormentos. A família se torna o alvo de forças das trevas que aos poucos vai se tornando mais forte e influente em sua casa.

Concorda com nossa lista? Diga qual filme deixamos de fora que é capaz de assustar qualquer um.