15 filmes sobre pandemias para assistir durante a quarentena em 2020!

A ideia de ter meio mundo de quarentena é algo que parece ser só possível no cinema, contudo 2020 provou que isso pode ser um cenário bem real! A pandemia de COVID-19 abalou todo o mundo e mandou metade dele para dentro de casa!

Se você está em casa sem nada que fazer e quer assistir a um filme que aborde toda a temática das pandemias, então consulte a lista de 15 filmes obrigatórios que preparamos para você.

15. Contágio

CONTAGIO

Data de lançamento: 6 de Outubro de 2011

Nota IMDb: 6,7

Disponível na HBO Go!

Comecemos por um filme que tem tanto de inquietante como de profético. Nos dias que vivemos chega até a ser um bocadinho perturbador assistir ao filme dirigido por Steven Soderbergh. As semelhanças com a pandemia do Coronavírus são gritantes (a origem do vírus acontece na Ásia, esta infeção é um tipo de gripe mas bem mais grave e alguns países demoraram a tomar medidas).

Na realidade as semelhanças são tantas que a única coisa que parece mesmo faltar para retratar a situação atual é mesmo a palavra Coronavírus.

O elenco é incrível e conta com Gwyneth Paltrow, Matt Damon, Laurence Fishburne e Jude Law.

14. Extermínio 2

28 Semanas Depois

Data de lançamento: 1 de Junho de 2007

Nota IMDb: 7,0

É verdade que Exterminio 2 é uma sequência do filme Exterminio, mas escolhemos colocar este na nossa lista pois acaba por retratar um pouco melhor os efeitos de uma pandemia. O filme dirigido por Juan Carlos Fresnadillo, conta a história da reconstrução do Reino Unido após uma espécie de vírus de raiva ter devastado o país em menos de 28 dias.

O filme começa exatamente 28 dias depois da morte do primeiro infectado e nos demonstra que todas as precauções são poucas quando estamos a lidar com um perigoso agente patogênico.

Muito zumbi, muita loucura e um sentimento enorme de impotência são algumas das coisas que o espectador pode encontrar nesta produção de 2007.

13. O Hospedeiro

O Hospedeiro

Data de lançamento: 18 de Maio 2007

Nota IMDb: 7,1

Disponível na Netflix Brasil!

Muito antes do sucesso tremendo que foi Parasita, o diretor Bong Joon Ho nos apresentou um filme que desconstrói por completo a abordagem típica dada às produções sobre vírus ou pandemias. Em O Hospedeiro vemos uma pacata cidade Sul Coreana que acaba por ver o seu dia a dia completamente alterado, depois de um componente químico ter sido despejado nas águas do rio.

Passados alguns anos esse agente químico foi o responsável pela criação de um monstro gigante que emerge das águas, não só colocando as vidas dos habitantes da região em perigo pela sua força física, mas também por ser portador de um vírus super contagioso.

Se depois de Parasita você quer ficar conhecendo mais do trabalho de Bong Joon Ho, este é um excelente filme para começar!

12. Epidemia

Epidemia

Data de lançamento: 7 de Abril 1995

Nota IMDb: 6,6

Disponível na Netflix Brasil!

Muitos dos filmes que abordam esta temática, acabam por ter um agente comum - grandes parte das infecções têm origem animal, mais especificamente nos macacos. Em Epidemia é mesmo esse um caso, um macaco portador de uma doença ficcional chamada Motaba, é transportado para os Estados Unidos, iniciando assim uma epidemia de uma estirpe de gripe por toda a Costa Oeste.

Ao longo do filme seguimos as ações de Morgan Freeman, Dustin Hoffman, e Rene Russo na tentativa de travar a propagação do perigoso vírus... Podemos adiantar que se você não lida bem com ansiedade, então muito provavelmente esta não será uma boa escolha.

11. Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira

Data de lançamento: 12 de Setembro de 2008

Nota IMDb: 6,6

Ensaio Sobre a Cegueira é um filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, sendo uma adaptação do livro do escritor português José Saramago, com o mesmo nome.

Neste filme vemos os efeitos de um vírus que faz com que todos os contagiados fiquem cegos, no entanto existe uma diferença neste tipo de cegueira, pois ao contrário do que seria de esperar - no lugar de preto, os portadores da doença só "vêm" branco.

Ao longo do filme vemos os efeitos que um vírus deste tipo tem na sociedade, seguindo sempre as ações de uma mulher que parece ser totalmente imune à infecção.

10. A Gripe

A GRIPE

Data de lançamento: 22 de Novembro 2013

Nota IMDb: 6,7

O título deste filme não poderia ser mais auto-explicativo. Em A Gripe assistimos à chegada de um estranho vírus da gripe super contagioso à cidade Sul Coreana de Bundang. O pânico entre os cidadãos aumenta assim que esta estranha doença começa a se propagar pela comunidade. Devido a sua proximidade com Seul, o governo central do país decide encerrar a cidade, a isolando do resto do mundo.

É a partir desse momento que começa a corrida por uma vacina, na tentativa de salvar milhares de pessoas e de recuperar a pacatez à vida daquela cidade.

A Gripe é um excelente exemplo do quanto esta temática é inspiradora para diversos diretores sul-coreanos.

9. Kansen

Kansen

Data de lançamento: 2 de Outubro de 2004

Nota IMDb: 6,0

Kansen é a única produção Japonesa nesta lista e basicamente é um hino a tudo aquilo que um profissional de saúde não deve fazer em ambiente hospitalar. Neste filme vemos um médico e uma equipa de enfermeiros fazendo erro atrás de erro, como a administração errada de medicamentos e até a tentativa de encobrir uma morte devido a negligência médica.

Contudo as coisas ficam bem mais graves quando um doente portador de uma infecção altamente mortal entra nos corredores do hospital.

Não queremos dar spoilers, mas podemos terminar dizendo que nem toda a equipe médica vai acabar o filme num bom estado de saúde...

8. Yeon-ga-si

Yeon-ga-si

Data de lançamento: 5 de Julho de 2012

Nota IMDb: 6,4

Este é mais um bom exemplo do fascínio por parte dos sul-coreanos em toda esta temática, sendo que curiosamente eles conseguem sempre ser altamente criativos na forma com a abordam.

Em Yeon-ga-si (não teve lançamento oficial no Brasil), assistimos a uma série de cadáveres aparecendo misteriosamente nos canais de diversos rios do país, algo que acaba gerando uma onda de pânico completamente descontrolada. Mais tarde se descobre que estes corpos estavam infectados por um vírus que faz com que os infectados se afoguem, se jogando nos rios por vontade própria.

Como não poderia deixar de ser, este vírus tem mais uma vez origem animal mas é potenciado pela estupidez de algumas pessoas com um código ético bem questionável.

7. Slither - Os Invasores

Seres Rastejantes

Data de lançamento: 15 de Junho de 2006

Nota IMDb: 6,4

Bem, depois de tanto filme pesado chegou o momento de aliviar as coisas! Muito antes de Guardiões da Galáxia, o diretor James Gunn dirigiu o filme Slither - Os Invasores, um filme gore que tem tanto de bizarro como de divertido, mas que já demonstrava o interesse de Gunn por assuntos relacionados com o espaço.

No filme, existe um parasita vindo do espaço que começa infectando várias pessoas, que acabam por se transformar em monstros horrendos... Para piorar as coisas, o planeta Terra está ainda prestes a ser invadido por extraterrestres!

O filme é super divertido e acaba por ter uma abordagem completamente diferente de todas as outras produções que você pode encontrar na lista.

6. Planeta Terror

Planeta Terror

Data de lançamento: 4 de Outubro de 2007

Nota IMDb: 7,1

Continuando com escolhas um pouco mais leves, decidimos colocar Planeta Terror na lista para aqueles que procuram se divertir (e não deprimir) em tempos de quarentena.

Não espere uma obra prima cinematográfica, Planeta Terror é um filme bobo que serve apenas um propósito, dar umas boas gargalhadas enquanto que passamos um bom tempo sem grandes preocupações. A trama do filme é bem simples, o espectador acompanha um grupo de humanos insólito (uma striper, o seu namorado, um xerife e um médico) na tentativa de travar uma infecção que que transforma todo mundo em zumbi.

O filme é completamente ridículo, mas se queremos colocar uma boa dose de poder feminino nesta lista (e também diversão), é impossível ignorar Planeta Terror.

5. Guerra Mundial Z

World War Z

Data de lançamento: 28 de Junho de 2013

Nota IMDb: 7,1

Este aqui promete deixar os seus nervos à flor da pele! Guerra Mundial Z é uma adaptação cinematográfica do livro de Max Brooks e como o nome indica, conta a história de uma pandemia brutal que transforma quase a totalidade da população humana em zumbis.

Apesar de ser um filme de ação e um espetáculo visual, com efeitos especiais bem impressionantes, existe um lado bem desafiante a nível psicológico. Ah, e tem Brad Pitt no papel principal!

Existem rumores para uma sequência, mas com o passar dos anos esse cenário se torna cada vez menos provável.

4. Os 12 Macacos

Os 12 Macacos

Data de lançamento: 22 de Março de 1996

Nota IMDb: 8,0

Se de todos os filmes que nós colocamos na nossa lista você só tiver a chance de assistir a um, então que esse filme seja Os 12 Macacos!

Dirigido por Terry Gilliam e protagonizado por Bruce Willis, a trama do filme é bem interessante e fora do comum, juntando o tema das epidemias com viagens no tempo. Muito resumidamente, o personagem de Bruce Willis é um cara que vive em 2035 e que volta atrás no tempo para erradicar uma perigosa epidemia.

Apesar de ter sido lançado em 1996, Os 12 Macacos aguentou muito bem o teste do tempo, se mantendo ainda hoje como uma produção bem atual. Ah, Brad Pitt também faz parte do elenco desse aí.

3. Filhos da Esperança

Filhos da Esperança

Data de lançamento: 8 de Dezembro de 2006

Nota IMDb: 7,9

Bem, se prepare, este aqui é um filme bem pesado! Filhos da Esperança se foca numa pandemia de gripe que acaba por fazer com que todas as mulheres do planeta fiquem inférteis e como sabemos, um mundo sem crianças é um mundo sem futuro.

Dirigido pelo brilhante Alfonso Cuarón e protagonizado por Clive Owen, estamos perante uma obra cinematográfica que nos deixa a pensar o que faríamos numa situação semelhante.

Vários tópicos são abordados ao longo do filme, mas com uma premissa constante ao longo das quase duas horas de ação - a sobrevivência.

2. O Enigma de Andrômeda

O Enigma de Andrômeda

Data de lançamento: 12 de Março de 1972

Nota IMDb: 7,2

O Enigma de Andrômeda é o filme que deu origem a todos os outros filmes sobre pandemias, ao assistir esta produção você está perante aquele que serviu de inspiração para tudo o que se fez a seguir.

Este clássico de ficção científica conta a história de um grupo de cientistas que se encontra estudando um agente patológico extraterrestre que em contato com humanos causa a sua morte. Curiosamente existem dois humanos que parecem ser imunes a essa espécie de vírus.

O grupo de cientistas entra em laboratório e tenta descobrir mais sobre o vírus, na tentativa de encontrar uma solução para este novo problema.

1. O Exército do Extermínio

O Exército do Extermínio

Data de lançamento: 16 de Março de 1973

Nota IMDb: 6,1

É certo que pode não ser o filme mais incrível da nossa lista, mas estar falando de filmes sobre pandemias e não mencionar nenhuma obra de George A. Romero seria um crime.

Prestes a começar uma família, um bombeiro e uma enfermeira lutam para sobreviver numa cidade que foi colocada em quarentena, após o lançamento acidental de uma arma biológica altamente contagiosa. Cabe à comunidade cientifica resolver o problema e criar uma cura para este novo vírus, enquanto que toda a cidade se torna numa anarquia total.

Um filme que nos relembra que a histeria coletiva nunca leva a soluções, mas causa sim, mais problemas!

Não confunda a ficção com a realidade!

pandemia

Todos estes filmes apresentam um colapso completo da sociedade e esse é um cenário que não vai acontecer na atual pandemia. Não veremos grandes interrupções no abastecimento de alimentos ou no fornecimento de água e eletricidade.

O que vemos nos filmes é algo que só acontece nas produções de Hollywood. O Coronavírus é ruim e terá grandes implicações para muitas das coisas nas nossas vida, mas não estamos com uma taxa de mortalidade de 20%, como acontece em Contágio.

O Coronavírus não é um asteroide vindo do espaço sideral, o Godzilla não está saindo do oceano. Nós só precisamos de fazer nossa parte, permanecendo em casa e tudo voltará rapidamente ao normal.

FIQUE LIGADO:

Os melhores filmes de Zumbis de todos os tempos

Saiba quais as melhores séries de zumbis para assistir!

Confira alguns filmes imperdíveis baseados em fatos reais

Filmes japoneses mais viajados que você precisa assistir!