Confira 10 filmes imperdíveis baseados em fatos reais

O mundo real está repleto de histórias emocionantes e incríveis, podendo muitas vezes ser tão impressionante como a ficção. Por isso mesmo o cinema muitas vez toma essas histórias como inspiração para criar seus filmes. Confira abaixo nossa lista de 10 filmes baseados em fatos reais que você precisa assistir.

1. Um filme de ação

Rush

Rush: No Limite da Emoção (Rush, 2013)

Esta será uma lista com alguns filmes pesados e repletos de drama. Portanto, vamos começar com algo mais fácil de digerir, um filme empolgante com muitas cenas de alta velocidade.

Rush conta a história real da rivalidade de dois pilotos de Fórmula 1 nos anos 70, James Hunt e Niki Lauda. O filme mostra como duas pessoas de personalidades tão distintas podem ficar tão obsessivas em uma competição, colocando tudo, até mesmo suas vidas, em jogo pela vitória. 

2. Um filme historicamente preciso

12 Years a Slave

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, 2013)

Este filme premiado com três Oscars é baseado no livro de mesmo nome escrito por Solomon Northup. A história é a autobiografia que conta como Northup, um negro nascido livre nos EUA de meados do século XIX, foi sequestrado e vendido como escravo no sul do país. Escravidão que durou 12 anos.

Através da história de resiliência de Northup, vemos a realidade do sistema escravagista. A produção foi elogiada por sua precisão histórica ao retratar as brutalidades de uma sociedade que via os negros apenas como ferramentas. Possui várias cenas impactantes que mostram a crueldade que essas pessoas sofreram, entre elas o trabalho forçado, torturas e execuções. 

3. Um filme historicamente impreciso

300

300 (300, 2006)

Alguns filmes utilizam apenas o mínimo dos dizeres "baseado em fatos reais". Esse é o caso de 300. Apesar do filme ser extremamente fiel ao quadrinho de Frank Miller, o mesmo não pode ser dito quanto aos eventos reais.

A história do filme conta a Batalha das Termópilas, quando o exército grego, liderado pelo rei Leônidas de Esparta, impediu a invasão da Grécia pelo exército persa, que era muito maior em números.

O título é o primeiro erro histórico, pois não foram apenas 300 homem que compuseram o exército grego, e sim cerca de 7000 soldados. Os exércitos persas jamais usaram elefantes nessa batalha e os soldados gregos não eram loucos de irem para a guerra sem armadura e com seus mamilos à mostra.

4. Um filme biográfico

Bronson

Bronson (Bronson, 2008)

O filme escolhido para esta categoria é um pouco diferente. Nada de esportista, história de superação ou vida inspiradora. A biografia retratada neste filme é a do prisioneiro mais violento da Grã-Bretanha.

É a história de Michael Peterson, preso aos 19 anos por tentar ser famoso ao assaltar uma agência dos correios. De sua sentença original de 7 anos, logo passou para 34, sendo 30 anos de solitária devido ao seu comportamento violento. Nesse tempo a personalidade de Michael desapareceu, dando lugar para Charles Bronson, seu alter ego de super star.

5. Um filme de terror

The Exorcist

O Exorcista (The Exorcist, 1973)

Uma combinação de palavras perfeita para ter pesadelos: "filme de terror baseado em fatos reais". É o caso de O Exorcista, que consta a história de uma adolescente que tem seu corpo possuído por uma entidade demoníaca.

Claro que acreditar nesse tipo de coisa vai da crença religiosa de cada um. Contudo, o filme foi baseado em um caso documentado de exorcismo. A história real aconteceu em 1949 com o garoto "Roland Doe", cujo nome real nunca foi divulgado. Alega-se que Roland estava possuído, pois era muito violento e fazia os moveis ao se redor levitarem. Seu exorcismo foi realizado pelo padre jesuíta William S. Bowdern.

6. Um filme clássico

Schindler's List

A Lista de Schindler (Schindler's List, 1993)

Um dos retratos mais fiéis das atrocidades cometidas durante o holocausto promovido pela Alemanha Nazista. O filme conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão ganancioso que se transforma em um humanitário diante da barbaridade nazista. Schindler transforma sua fábrica em um refúgio para judeus, impedindo que fossem mandados para os campos de concentração.

O filme foi dirigido por Steven Spielberg, que a princípio temia não ter maturidade suficiente para assumir um projeto tão grandioso. Ao aceitar, decidiu que o filme teria um aspecto de documentário, filmado com câmeras na mão e com imagens em preto e branco. Além disso, não queria o protagonismo de nenhum ator, e escalou os então desconhecidos Liam Neeson e Ralph Fiennes para os papéis de maior destaque.

A Lista de Schindler recebeu sete Oscars em 1994, incluindo melhor filme e melhor diretor.

7. Um filme de 2017

Dunkirk

Dunkirk (Dunkirk, 2017)

Neste filme, vemos o lado dos soldados durante a Segunda Guerra Mundial. A história do filme se passa durante a Operação Dunkirk, quando as tropas aliadas da Bélgica, França e Império Britânico foram cercados pelas forças alemãs na praia de Dunkirk e precisaram ser resgatados.

O filme foca em três conflitos diferentes. Um dos núcleos se passa durante uma hora de combate aéreo. O segundo se passa durante um dia no mar, quando um civil usa seu barco pessoal para ajudar no resgate das tropas. Já o último cobre o período de uma semana na praia, seguindo um jovem soldado que, acima de tudo, quer sobreviver.

8. Um filme de Animação

Waltz with Bashir

Valsa com Bashir (Waltz with Bashir, 2008)

Este filme israelense talvez seja mais documental do que baseado em uma história real, pois conta a busca pelas memórias da Invasão do Líbano, vividas pelo próprio diretor do filme, Ari Folman. Para recuperar suas lembranças, Ari faz várias entrevistas com veteranos da invasão. Todas as histórias contadas são mostradas ao espectador através de animações que, apesar de serem cheias de cores, não amenizam os terrores da guerra.

9. Um filme divertido

Catch Me if You Can

Prenda-me Se For Capaz (Catch Me if You Can, 2002)

Novamente Spielberg aparece nesta lista, mas desta vez com um filme totalmente diferente. Prenda-me Se For Capaz conta a história biográfica de Frank Abagnale Jr., um grande falsificador de cheques e mestre dos disfarces que, antes mesmo dos seus 19 anos, já havia sacado milhões de dólares posando como um piloto de aviões.

Apesar de possuir uma carga dramática, é divertidíssimo ver o FBI na cola desse vigarista, quase prendendo-o por muito pouco. Tom Hanks interpreta o agente do governo responsável por prender Abignale, vivido por Leonardo DiCaprio.

10. Um favorito deste que vos escreve

The Music Never Stopped

A Música Nunca Parou (The Music Never Stopped, 2011)

Termino a lista com um filme levemente baseado em uma história real. A Música Nunca Parou tem sua história inspirada em um ensaio escrito pelo neurologista Oliver Sacks chamado O Último Hippie. O ensaio discorre sobre o caso clínico de um homem que possui um tumor no cérebro que o impede de gerar novas memórias desde os anos 60.

O filme conta a história das dificuldades que Henry Sawyer tem de se reconectar com o filho Gabriel, que possui um tumor no cérebro que faz com que ele seja emocionalmente distante e o impede de criar novas memórias. Contudo, um esperança surge para Henry quando percebem a relação íntima que o filho possui com as músicas.

Pronto para fazer uma maratona de filmes? Ou é já assistiu a todos esses? Adicionaria mais algum à essa lista?