Os motivos para Doutor Estranho ter ficado de fora até agora

Muitos fãs têm perguntado sobre a ausência de Doutor Estranho no Universo Cinematográfico Marvel. Agora que vai sair seu filme solo, por que o Mago Supremo não interveio durante as invasões alienígenas?

Cada grupo de super-heróis tem sua área de ação

Ancião

Em seus filmes e séries, a Marvel tem definido estrategicamente as áreas em que determinados heróis se movimentam. Os Defensores se preocupam essencialmente com o crime real, conhecido do nosso cotidiano fora dos quadrinhos. Os Vingadores protegem nosso planeta de ameaças alienígenas como Loki, por exemplo. Os Guardiões da Galáxia estão bem distantes do nosso mundo, lutando em outros planetas.

E quanto ao Ancião e aos discípulos em Kamar-Taj? Eles defendem a própria dimensão da realidade em que vivemos. Claro que eles conseguem ver as ameaças do Rei do Crime ou Loki vindo de Asgard para ameaçar a Terra.

Mas os feiticeiros de Kamar-Taj só intervêm quando a ameaça é de proporções extraordinárias, ou quando a realidade está em perigo. Tal como disse o produtor Kevin Feige no início do ano:

Embora isso não tenha necessariamente surgido, nós sempre assumimos que os feiticeiros tinham problemas maiores quando ouviam que algo estava acontecendo na cidade, ou um banco estava sendo roubado. Eles não estão pensando nisso. Eles estão pensando que se não se mantiverem vigilantes, o nosso sentido de realidade vai desaparecer, e não vão existir bancos para roubar e cidades para serem conquistadas.

Por outras palavras: é bom sinal eles não aparecerem. Mas sua aparição vai certamente acontecer quando um certo Titã Louco vier coletar todas as Joias do Infinito...

O distanciamento de Doutor Estranho

Doutor Estranho

Outra questão a ter em conta para o não envolvimento de Estranho é o fato de só agora ele ser Mago Supremo. Todos os filmes Marvel têm como regra que, os acontecimentos de cada filme dizem respeito ao ano em que estreiam.

Assim, é natural que Stephen Estranho não tenha interferido antes em Nova York durante Os Vingadores, por exemplo. Para efeitos de coerência cronológica, não existia possibilidade do feiticeiro intervir.

Esta não intervenção durante momentos de perigo é algo que também já vem dos quadrinhos. Doutor Estranho fica normalmente observando à distância os grandes acontecimentos no mundo dos super-heróis. Ele não ficou do lado do Capitão América nem do Homem de Ferro durante a Guerra Civil, por exemplo.

Doutor Estranho